terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O DIFÍCIL INÍCIO


Muitos leitores tem me procurado por e-mail dizendo sobre a dificuldade em abandonar um método amplamente utilizado pelos traders pra começar a utilizar outro que nunca tinham ouvido falar antes. Por isso resolvi escrever esse post.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O ESTRATEGISTA

Reproduzo abaixo excelente matéria do VALOR que aborda um assunto debatido no blog.
Carteira de Dividendos ou Crescimento? Ou seja: Beta menor que 1 ou maior que 1?

O Estrategista - crescimento ou dividendos?

domingo, 29 de janeiro de 2012

INDICADORES P/L E P/VP


Pra quem deseja se aprofundar na Análise Fundamentalista seguem dois ótimos artigos publicados em outro blog:
BLOG Alem da poupanca - relacão PREÇO / LUCRO e
BLOG Alem da poupanca - estrategias envolvendo P/L

E utilizando essas informações para chegar no P/L do IBOV segue outro artigo muito bom:

HCinvestimentos - PL histórico do ibovespa

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

domingo, 22 de janeiro de 2012

AS BESTEIRAS QUE DIZEM SOBRE O BUY AND HOLD

Falei em alguns posts que longo prazo precisa de critérios, esse video do Bastter explica bem detalhadamente essa idéia. Concordo com ele.

http://youtu.be/D8YP4z9v6ds ou na bastter.com





E neste link tem outro video muito bom do Bastter sobre seleção de ativos, só discordo da visão que não devemos nos defender da queda. Como vocês sabem meu método permite que fiquemos "treidando" com a carteira inteira ao ficarmos no HEDGE DIRECIONAL. 
sds

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COMO GANHAR DINHEIRO NA BOLSA

Primeiro:

ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE

Escolha um método.

Teste-o exaustivamente

Faça seu plano de trade

Depois ao executá-lo, tenha:

DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA
DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA
DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA
DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA
DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA
DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA

E se quiser utilizar um método bastante tranquilo utilize o HEDGE DIRECIONAL proposto pelo blog.

sds

 //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

REBALANCEAMENTO

Em posts anteriores eu disse como o rebalanceamento é fundamental para o sucesso do método proposto. Por consequência devemos fazer um acompanhamento rigoroso e conjunto da variação da carteira mais o financeiro que está entrando com a venda do indice e com os dividendos.
No artigo HEDGE DA CARTEIRA foi falado sobre algumas formas de fazermos esse rebalanceamento. Neste post vou explicar melhor e detalhar como costumo fazer.



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

RENTABILIDADE ESPERADA

A rentabilidade anual mínima esperada do método deve ser a soma de: crescimento mínimo esperado para a carteira + dividendos recebidos no ano + hedge não direcional + operações estruturadas + aluguel de ações
.
Em detalhes:

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

METADE DOS STOPS SÃO NO 0x0

Nos comentários do post O MOVIMENTO BROWNIANO foi falado sobre o STOP sair no 0x0 quando resolvemos antecipar uma venda no indice (abrindo um hedge) e o mercado acaba subindo.
Levamos prejuízo na venda SHORT do indice mas lucramos com a alta da carteira.
Segue um trecho dos comentários e a imagem que não consegui colocar no comentário (acho que não é possível):

domingo, 8 de janeiro de 2012

HEDGE DIRECIONAL

No artigo sobre hedge (HEDGE DA CARTEIRA) comentei que ao defender a carteira ficando direcional com o índice estaríamos na verdade "treidando"  com a carteira toda.
Essa é uma outra vantagem em relação ao método tradicional de trades, onde ficamos aguardando os ativos darem entrada e muitas vezes o manejo de risco não permite entrar em outro ativo até o primeiro ter atingido a primeira realização parcial. E quando permite, o "timing" do mercado já passou.

sábado, 7 de janeiro de 2012

PROPOSTA RADICAL


Depois de passar por tudo que foi explicado em posts anteriores sobre o dia a dia dos trades, sejam Swing trades ou Position trades, pensei:

- se o melhor trade da minha vida não bate os gestores de FIA e FIM,
- se o o buy-and-hold de papéis com bons fundamentos bate os trades (porém com drawdown muito alto),
- se a teoria da carteira eficiente da análise quantitativa bate os trades,
- se o rebalanceamento renda fixa x renda variável bate os trades (que o diga o Roxo com seu sistema de participações relativas),
- se um simples "Sell in May and go away" bate os trades,


Porque vou ficar treidando?


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O MOVIMENTO BROWNIANO

Sempre que converso com algum matemático ou estatístico envolvido com o mercado de ações eles usam a teoria de Brown para exemplificar como consideram imprevisíveis os movimentos de curto e médio prazo dos ativos. No início escutava isso com bastante ceticismo mas sempre busco aprender alguma coisa mesmo que não concorde com a opinião do interlocutor, afinal são pessoas muito bem sucedidas em suas profissões.

HEDGE DA CARTEIRA


Segue o link para a página do artigo HEDGE DA CARTEIRA: 

  Artigo HEDGE DA CARTEIRA

Utilize este post para seus comentários e sugestões sobre o artigo.

sds

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O MELHOR TRADE DA MINHA VIDA


Durante muito tempo fiz trades pelo gráfico semanal, os chamados POSITION TRADES.
Deixei esse método ao perceber que a carteira também não desenvolvia como desejava.
A rentabilidade não é tão boa como falavam nos cursos, quando o trade dá certo nos empolgamos bastante com o resultado final, mas como são trades longos... quando mensalizamos o lucro relativo... que decepção!

O exemplo abaixo diz tudo, foi um trade real que fiz, o melhor trade da minha vida:

2011 MASSACROU OS SWINGTRADERS

A dificuldade que vejo no método tradicional de swingtrade é que alguns trades fluem muito bem, já os outros nem tanto, e os outros que estopam precisam ser compensados pelos que iam muito bem. Sem contar o custo oportunidade de uma boa e segura renda fixa.

Em períodos de mercado muito lateral a taxa de acerto cai bastante e mesmo que acertemos ótimos trades de 7-8% em poucos dias, eles precisam pagar os stops, o IR, o custo oportunidade, etc... Acaba sobrando 1,5-2,0% ao mês, e que as corretagems podem te levar embora se o capital operacional for pequeno.

Vejam o exemplo da carteira do Leandro, na minha opinião e de muitos outros traders o melhor swingtrader do Brasil. Em 2011 ficou com 20% de lucro bruto. Se considerarmos capital inferior a R$200 mil os custos operacionais vão ficar com tudo. Ou seja, tanto trabalho e stress para ficar no 0 x 0.

Então corremos o risco de ficar neste "idle cycle" que só dá $ pro sistema (corretora, bolsa, cursos, livros, etc.). Pior ainda é que conforme a carteira fica patinando nosso psicológico atrapalha cada vez mais, começamos a trocar de setups pra tentar compensar o prejuízo, tentamos encurtar o prazo para Day-trade sem termos nos preparado o suficiente para isso, passamos a procurar operações mesmo sem tempo para acompanhar o mercado o dia todo, etc... Um desastre!

E se for pra ficar patinando pra só acelerar quando o mercado ficar direcional não compensa. Porque?
Novamente: Porque qualquer método vai dar bons lucros com o mercado direcional !

sds

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 

CUIDADO COM OVERTRADING


A maioria dos traders fica trocando de setups a todo momento em busca do Royal Stright Flush mas não se dão conta de que isso não existe no mercado. Ou então quando cai a ficha a grana já terminou. Estou incluído nesta grande massa pois também aconteceu comigo, e ainda bem que pelo menos uma regra eu seguí: começar pequeno!



E por falar em operar pequeno, manejo de risco também é pouco discutido nos foruns e cursos, os posts nunca dão audiência. Mais um erro nosso, pois como diz o José Cid: "até mesmo um cara e coroa funciona no mercado se você tiver um bom manejo de risco".



Erramos também por não fazer um controle rigoroso dos trades e da curva de capital. Mesmo sem cair na armadilha do "overtrading" se analisarmos os resultados com detalhe vamos chegar nas mesmas conclusões do post abaixo "Tá ganhando mesmo?": as corretoras e o sistema sempre estão ganhando.



Se cairmos no overtrading então... aí ferrou!... em poucos meses vamos migrar pra opções e acabar com tudo... Por isso não concordo com alguns posts de colegas falando sobre 50-100-1000% de rentabilidade com opções em foruns abertos a tanta gente que está começando. A tentação fica maior que a razão!

Após dois anos como trader percebi que como investidor ganhava muito mais dinheiro com muito menos stress, então passei a buscar um método próprio que tentasse combinar as duas coisas: investimento de longo prazo com análise técnica.

Cheguei no hedge da carteira de longo prazo através do mini indice, neste método tento me especializar em apenas um ativo e só "treidar" com ele: o mini indice.
Tem funcionado muito bem pra mim e senti a obrigação de compartilhar com os colegas. Descreví o método no site L&S em um artigo publicado e comentado em alguns posts (o mesmo artigo publicado neste blog).

Ao divulgar o método a idéia principal foi passar o conceito de HEDGE de uma carteira de Longo Prazo bem montada, e com rebalanceamentos pela AT. Em uma parte muito pequena do texto eu falo de um setup para o indice.
Pois bem, após uma boa repercussão do artigo e 70 e-mails recebidos de colegas, adivinhem só: alinhado com o texto do colega Vilhena, +- 50 era pra saber do setup e só 20 pra comentar sobre o método do hedge e trocar informações.

Vou tomar emprestado uma frase do Vilhena: as pessoas querem começar do método para o conceito e não do conceito para o método.

O sistema é muito simples, todos os fundos fazem e funciona com setups para o indice também simples em qualquer prazo operacional. Dentro da idéia de divulgar o conceito nunca divulguei rentabilidades, sempre disse: façam seus backtests, vão se surpreender com os resultados...

E vão se surpreender mesmo! Principalmente com o baixo custo operacional.
Testem! Mas não esperem receitas prontas.
Meu intuito com o blog é divulgar CONCEITOS.


*atualizando o post em 12/Abr segue o link para ótima matéria na Infomoney:
VICIADOS EM BOLSA


SDS

   
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PORQUE TRADER TEM VIDA CURTA?

Ouvi dizer que a vida média de mercado para um trader no Brasil é de 6-7 meses. Por razões óbvias a bolsa e as corretoras não confirmam e nem divulgam isso oficialmente.
Fazer parte desta estatística depende do seu nível de conhecimento e principalmente do seu controle emocional.



O sistema é cruel pois estimula as operações curtas justamente para gerar corretagens.
E a imensa maioria procura o mercado de ações achando que vão ficar ricos. Não conheço ninguém que tenha conseguido, a não ser com cursos, livros ou participando do sistema das corretoras.
Vejo a bolsa como um excelente lugar para remunerar patrimônio. Desde que tenha os pés no chão acredito ser possível uma pessoa rica ficar milionária em alguns anos.
Já viver dela é muuuuuuuito difícil! Precisa ter muita disciplina!
 
Aos iniciantes:
Antes de começar dá pra buscar o conhecimento. Os cursos, livros e contribuições de foruns de AT como o da Leandro & Stormer ajudam bastante.
Mas e o controle emocional?
Acredito que somente depois de 2 anos operando é que consegue-se um bom nível emocional, mas se o dinheiro termina em 7 meses...

Por isso pra quem está começando ou está insatisfeito recomendo começar com paper trade, depois com pouquíssimo recurso, e só depois ir aumentando posições.
O mercado é cruel com o indisciplinado e o dinheiro não aguenta desaforos.

  
Seguem alguns videos para reflexão:


Trader no início:
http://www.youtube.com/watch?v=4zUkvoxusHc&NR=1
 
O mercado é assim:
http://www.youtube.com/watch?v=dJLFvKM5k8M&feature=related
 
Seu assessor sabe como é o mercado, mas te fala isso (canastrão!):
http://www.youtube.com/watch?v=nz-OjGb3YNk&feature=related

Pode ser fácil, o difícil é ter disciplina pra seguir o plano.
http://youtu.be/-3QhFTfqmDA
  
Nosso sonho é ficar assim:
http://youtu.be/x84KRbsLyU8
 
sds
 
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  

TÁ GANHANDO MESMO?

É muito importante que o trader faça um controle rigoroso de suas operações, incluindo custos operacionais, taxas e imposto de renda. Melhor ainda se souber construir uma curva de crescimento de capital.
No início me surpreendi com os resultados.

Nossa mente só guarda os trades bem sucedidos de 7-8% em apenas alguns dias. Quando esses ocorrem vamos correndo contar na roda de amigos!

Mas somente com um controle detalhado vamos perceber que esses ótimos trades precisam pagar os stops dos trades que deram errado, mais as taxas, e do que sobrar ainda precisamos pagar o IR.

Normalmente a situação é a seguinte:
- quando estamos no lucro as taxas corretagens representam +- 40% do seu lucro.
- quando estamos perdendo as taxas corretagens representam +- 40% do seu prejuízo.

Na bolsa 1 + 1 não são 2, são 1,6...

Cuidado! É a pessoa física que sustenta o sistema e sempre vão haver estímulos para operações curtas. 

E perguntar não ofende: porque todas as escolas de traders tem parcerias com as corretoras?

Já viram esse vídeo do Bastter?  http://youtu.be/gWRNLJqrCwo  ou também na bastter.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TREIDAR PRA QUE?

O nome do blog " Treidar pra que? " é uma brincadeira em tom de provocação, justamente para chamar a atenção dos leitores.
Sou um entusiasta da Análise Técnica e acredito que possamos ganhar bastante dinheiro com trades curtos no mercado financeiro, principalmente com os derivativos.

Porém a grande maioria dos traders não poderiam ser traders, pois têm outra profissão principal. Além de não poderem se dedicar com muito afinco às operações, não podem se dedicar como deveriam aos estudos.
Então penso que esses traders que não podem operar de forma "profissional" deveriam buscar operações mais longas com o perfil de investidor pois terão muito mais lucro com menos stress.

Outro ponto importante é o limite de liquidez, mesmo o trader profissional não vai conseguir ficar "treidando" com capitais maiores tanto em ações ou com derivativos. A medida que o capital aumenta fica cada vez mais difícil entrar e sair, principalmente "estopar" no ponto pré-determinado no seu plano de trade, os "slipages" ficam cada vez maiores e acabam com a expectativa matemática que o trader observou no back-test de seu setup.
E ainda vamos precisar de um porto seguro para os ganhos e seu capital maior, pois não vamos querer colocar em risco todo o capital destinado a renda variável.
Não gosto de trades de longo prazo como os Position, pois dependem de mercado direcional, e com mercado direcional qualquer coisa funciona, até mesmo buy and hold sem critérios.



Concluindo: se conseguirmos fazer direito, estudar bastante, escolher um método, elaborar um plano, utilizar manejo de risco e tivermos o controle emocional para seguir tudo isso fielmente, acredito que estamos prontos para fazer trades de curto prazo. Até um limite de capital operacional de +- R$200 mil, o que passar disso deveria ir para uma carteira de longo prazo.

E para quem ainda não está "pronto"  ou não pode se dedicar o tanto que gostaria ou deveria recomendo que fique somente no perfil de investidor.

Mas atenção, longo prazo não significa simplemente escolher um ativo que gostamos de operar e fazer um simples "buy and hold". É necessário iincluir no seu método os temas propostos à discussão neste blog:
 
- ATIVOS BEM SELECIONADOS PELA ANÁLISE FUNDAMENTALISTA,
- CARTEIRA BEM MONTADA PELA ANÁLISE QUANTITATIVA,
- E DEFENDIDA COM HEDGE DIRECIONAL,
- COM REBALANCEAMENTOS PERIÓDICOS.
  
Em outros posts vou falar um pouco sobre rentabilidade e passar a demonstrar operações em tempo real pra vocês poderem acompanhar.
sds

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

domingo, 1 de janeiro de 2012

APRESENTAÇÃO

Segue o link para a página permanente APRESENTAÇÃO que também tem uma cópia do post TREIDAR PRA QUE? onde explico melhor porque não faço mais trades:

 http://treidarpraque.blogspot.com/p/apresentacao.html

E o segredo está aqui:
COMO GANHAR DINHEIRO NA BOLSA


Utilize este post para seus comentários.

sds

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////