quarta-feira, 3 de julho de 2013

ARBITRAGEM


Sobre ajustar ou não a quantidade de contratos pelo Beta da carteira na hora de abrir a proteção eu costumo chamar de ARBITRAGEM e utilizo a análise gráfica para decidir se vou fazê-la ou não.

Este assunto foi abordado superficialmente no artigo HEDGE DA CARTEIRA, no post sobre REBALANCEAMENTO e em alguns comentários dos posts aqui e no twitter. Mais recentemente vários colegas tocaram no assunto então vou detalhar melhor como tenho feito.


Em tempo:

Nomenclatura:

Pela definição "pura" no economês não deveria chamar de arbitragem como me disseram alguns colegas. Dando um pesquisada pude ver que o termo é normalmente utilizado para definir operações entre:

- um mesmo ativo e seu derivativo (Ex: Ibovespa com contrato futuro de Ibovespa, ou INDFUT)
- contratos futuros de um mesmo ativo com vencimentos diferentes (ex: operação "calendário" com opções de um mesmo ativo, mas em séries diferentes).
- mesma empresa com dois ativos (Ex: Long/short de ordinárias com preferenciais).
- um mesmo ativo em praças diferentes (Ex: VALE na Bovespa com VALE na Nasdaq, ajustando para a mesma moeda).
* arbitragem na wikipedia .

Em qualquer uma das modalidades o motivador das operações será lucrar com a diferença observada entre os ativos (SPREAD). 


Porém, entretanto, contudo e todavia:
- se ao calcularmos o Beta estamos utilizando justamente a covariância com o Ibovespa...
- se utilizamos o indfut para nos proteger das quedas...
- se toda a nossa referência é em cima do Ibovespa...

Porque não chamar de arbitragem?

Uma carteira com Beta = 0,69 representa 69% do Ibovespa. Então ao decidir se vamos calcular os contratos ajustando pelo Beta ou não, estaríamos decidindo se queremos representar o IBOV ou não, ou se pretendemos ganhar com o spread ou não. Mesmo sabendo do risco de o mercado subir e termos que pagar pela diferença.


Agora que ficou bem explicado (eu acho) repito a frase do posts sobre AQ e Markowitz e do post "É HEDGE ou não?": 
- "Chamem do quiserem quando vocês forem escrever a respeito, nos meus textos vou continuar chamando assim!"

Não sei porque essa fixação na linguagem que os teóricos têm (são sempre os mesmos).
Se incomoda tanto considerem uma licença poética e parem de pentelhamento. Vamos discutir coisas que dão dinheiro e compartilhar o conhecimento, é isso que interessa pra maioria. 


Convencionando: então ao longo do texto abaixo e deste blog:

- quando falar que utilizo arbitragem quero dizer que não ajusto pelo Beta, simplesmente divido o financeiro da carteira pela cotação do mini em R$, o que seria o mesmo que considerar Beta da carteira igual a 1. E a intenção é lucrar com a diferença.

- e quando falar que NÃO utilizo arbitragem quero dizer que faço o ajuste pelo Beta diminuindo os contratos (já que normalmente a carteira bem montada é defensiva com Beta menor que 1. E a intenção é somente proteção.




AT auxiliando na decisão:

Quando preciso visualizar algo para o um prazo mais longo do que o utilizado no setup de condução do hedeg direcional, gosto de misturar tempos gráficos diferentes, sempre utilizando um nível acima.

Eu faço assim:
- utilizo o 60´ no dia-a-dia do hedge direcional, então subo um nível e vou para o Diário.
- no Diario escolho uma média longa e essa média vai me dizer se vou fazer ou não o ajuste pelo Beta na hora de vender os contratos.
- se ela está para baixo a minha expectativa é de mais pernas de queda do que de alta, então eu utilizo a arbitragem 
- se a média longa está para cima a minha expectativa é de mais pernas de alta do que de baixa, então eu não utilizo arbitragem. É como se "barateasse" os stops das operações com o mini quando o mercado continua a subir.

Como esse ano de 2013 praticamente só caímos desde Janeiro foi melhor optar pela arbitragem. Mas em momentos de alta prolongada meus testes mostraram que é melhor reduzir os contratos, pelo descrito acima.


As variações são enormes mas a lógica é a mesma. Para quem utiliza o gráfico diario seria interessante olhar o prazo semanal também.

Exemplo: um colega me disse conduzir o hedge direcional através de um setup no diario que utiliza as bandas de Bollinger e MMA20, e utiliza a MMA20 no semanal para determinar se vai fazer arbitragem ou não. Para baixo faz, para cima não.

Outro exemplo: um colega utiliza o cruzamento da mme9 com a mma20 nos 60´ na condução do hedge direcional, e utiliza o mesmo setup no diario para decidir se faz arbitragem ou não.
MMe9 cruzou para baixo da mma20 faz, para cima não.

Outros me disseram ser extremamente conservadores e nunca fazem arbitragem, já outros estão sempre alavancando, até mesmo dobram a quantidade de contratos.


No meu caso:
Mais especificamente eu utilizo a média exponencial de 63 no gráfico Diário para tomar essa decisão da arbitragem.
Escolhi 63 para o Diario por considerar que pode ser um fractal da mme63 dos 60' e porque representa 3 meses úteis (um ano tem 252 dias úteis e um trimestre tem 63).

E acho interessante essa percepção que os balanços nos trazem nas divulgações a cada trimestre e podem motivar um ciclo nesse mesmo período. Aquele gráfico do HCinvestimentos que copiei no blog sobre o P/L do IBOV mostra um pouco isso (PL HISTÓRICO DO IBOVESPA).

Subjetivo? A escolha da referência sim, bastante subjetiva. Mas uma vez estabelecida vou seguir os sinais dessa média de forma bem objetiva.

Observando o que ela determina, se devo optar pela arbitragem ou não e anoto no canto da minha tela quantos contratos serão utilizados nas próxima entradas. Feito isso vou conduzindo o hedge direcional pelos 60' com o envelope 63 (ou 72 nos últimos meses) utilizando esta quantidade de contratos com referência.
Este ano só não fiz arbitragem nas entradas de Janeiro e algumas no final de Maio.


Faz diferença?
Olhei na planilha controle da carteira TPQ e caso não tivesse optado pela arbitragem em nenhuma das entradas de 2013 estaria com +-R$40.000 a menos. Consequentemente a valorização em 2013 no fechamento do 1º semestre estaria aproximadamente com +18%, contra +28%. Ainda sim um banho no IBOV com -22%.

Difícil saber a influência exata pois os recursos que entraram já foram rebalanceados comprando mais ativos, que foram protegidos com mais minis nas próximas quedas, quando também utilizei arbitragem, e por aí vai... mas aproximadamente o efeito prático foi +10 pontos percentuais na carteira total neste primeiro semestre.


O objetivo aqui é apresentar o conceito e discutir as várias possibilidades para cada um escolher a sua para estudar, estudar, estudar, testar, testar, testar, começar beeeeem devagar e aumentar a carteira aos poucos.


SDS

69 comentários:

  1. Ah Rocky! Você tem várias cartas escondidas.
    Depois vem falar que é fácil. Aparece só agora com uma novidade que representou 30% da rentabilidade no ano? Não tem receio de começarem a duvidar dos seus resultados?

    ResponderExcluir
  2. AH SUA ANTA ANÔNIMA!

    Dê uma lida nos posts desde o início! Eu tento estimular a discussão dos conceitos e evito receitas prontas. Não quero ninguém me seguindo no mesmo setup, nem nos mesmos ativos. Só divulguei as operações no twitter em 2012 porque sabia que iam surgir algumas antas questionando a efetividade do método.

    Já falei da arbitragem desde o primeiro artigo lá na L&S em 2011, já falei em vários posts aqui e no twitter. Neste post estou explicando detalhadamente como faço porque fui perguntado aqui. Existem mais de 30 colegas que já têm os detalhes por e-mail.

    E outra coisa: essa carta escondida como você diz é para agregar mais r% ainda, graças a elas a carteira TPQ atingiu 71,5% em 2012 e 28% já no primeiro semestre de 2013. Mesmo excluindo a arbitragem, só considerando hedge e rebalanceamento não está bom +18%?

    Você acertou em duvidar. A minha carteira não rendeu 71,5% em 2012 como a carteira TPQ... Rendeu mais que isso, bem mais!

    Existem muitas outras operações que evito falar aqui:
    - alavancagem (com manejo de risco apertado e liberando gradualmente conforme as operações vão dando certo)
    - travas de alta e de baixa com opções,
    - operações estruturadas com opções
    - DT com mini-indice
    Tudo sem dinheiro, somente deixando parte da carteira em garantia.

    Mas como falar de tudo isso quando as pessoas se enrolam tanto pra fazer o básico? Nem é minha intensão ficar divulgando valores.

    Se tiver interessado estude, entenda, comece devagar e tenha disciplina, você vai ver que só com AF, hedge direcional com um setup 1/2 boca e rebalanceamentos periódicos é fácil, muito fácil, pra não dizer ridículo de simples obter rentabilidades maiores que 30% ao ano consistentemente e bater todos os FIAs do mercado, com baixíssimo custo oepracional.

    E se tiver algo melhor com risco igual ou menor porque não compartilha conosco? Vai carregar contigo pro cemitério?

    E se não estiver interessado, vá trollar em outro blog.
    Isso aqui não é pro meu ego não gente! Eu não preciso disso.

    SDS

    ResponderExcluir
  3. Pai Mei, tenho muito ainda a aprender com vc rsss. Porem fico sempre grato do quanto pude me desenvolver em cima dos seus ensinamentos e de nossas longas conversas. Realmente nunca fiz hedge com arbitragem mas estou bastante contente de como seu metodo nos protegeu no mes de junho. Nada a reclamar. Sempre aprendendo mais!!

    Abracos Rafazaki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí!
      Comol está sua carteira este ano? Conte pro pessoal como está só com o hedge. Como nã ofaz arbitragem se estiver com 0% de rentabilidade está ótimo, após o rebalanceamento quando subir vc verá os ganhos.

      Continuo achando que você tomou uns chopps e veio dar uma de anta troll acima...rs

      SDS

      Excluir
  4. E eu achava que era HEGDE que fazia em minha carteira, rsrsrsrrs.

    Na verdade, o que faço é arbitragem!!!

    Sobre usar a carteira como margem para fazer OUTRAS operações, acho que quem tem mente de TRADER entende isso muito bem e só consegue enxergar vantagem. Eu ainda penso em TERMAR as posições e aumentar a alavancagem e operar o INDICE CHEIO no DT. rsrsrsrrs

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah seu RW...! Essa alavancagem ainda te pega um dia na curva!...rs

      É claro que espero que não, desejo sucesso sempre.
      Mas tome cuidado e aperte o risco.

      SDS

      Excluir
  5. Muito bom o seu blog Rocky, eu acho muito competente e sincera as suas postagens cara, muito legal da sua parte compartilhar os seus conhecimentos com a galera.
    Nós somos eternos aprendizes e acredito que vc também aprende muito com o pessoal que participa no seu blog.
    Eu estou estudando a mais de 1 ano e acompanhando o pregão diariamente, estou me especializando em DT em Winfut antes de montar minha carteira, aprendi muito aqui no TPQ, acredito que até o final do ano já esteja preparado pra começar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força Leandro! Sempre aprendendo com todos também.
      Mas se vocês vissem cada coisa que vem pra moderação... não publico nem 1/3. Haja paciência!

      Parabéns pela disciplina e planejamento.
      E sucesso!

      SDS

      Excluir
  6. olá Rocky_r
    parabéns pela iniciativa de abrir sua estratégia e discutir a AT de forma tão madura ...
    cheguei a debater com vc no fórum LS sobre rebalanceamentos ,
    está bastante claro a vantagem em usar o hedge definido a partir de algum critério de AT , o que é potencializado com rebalanceamentos junto com renda fixa ...
    o Mini é um instrumento fantástico se bem usado (alavancagem moderada e stop)....acredito , inclusive , que podemos potencializar ainda mais o usando também para posições compradas em tendência de alta ...
    tenho alguns anos de experiência em AF e , senão se importa , eventualmente gostaria de trazer alguns cases de novas empresas para o debate aqui ...
    vejo oportunidades agora em rdni3 , even3 , taee11 e alup11
    meu e-mail é i.trader@hotmail.com caso queira trocar alguma ideia sobre estratégias ou ativos ...
    assim como você , hoje também vivo da administração de meus recursos particulares ...impressionante como nossa visão de mundo se altera quando a renda depende apenas de suas decisões de investimento .
    grande abraço e novamente parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado iTrader!
      Muito bom aquele seu artigo e seu blog também.

      Vamos conversar e aproveitar sua experiência com AF e alocação de ativos.
      Desta sua lista confesso que só havia reparado na TAEE11, já estava na minha lista aguardando uma oportunidade de entrada. Vou olhar as outras com calma e nos falamos por aqui.

      Realmente a nossa visão muda muito quando precisamos do mercado profissionalmente. Não posso nem lembrar das oportunidades perdidas no passado, o conhecimento de hoje desde 2000... rs

      Se conseguir passar pelo menos esses conceitos pra alguns colegas já vale o esforço. Por outro lado, como disse o colega Leandro anteriormente, estamos sempre aprendendo juntos. Ao resolver expor um método, abrir a carteira e até as operações estamos na verdade postando para receber críticas também e vermos no que podemos melhorar. Sempre.

      Obrigado novamente e vamos nos falando.

      SDS

      Excluir
  7. Aproveitando a alta de hoje no IBOV, mais 1,8% no momento, vou utilizar como exemplo para falar do lado negativo da arbitragem.

    Estou vendido nos mini, protegido e com arbitragem.

    O Beta da minha carteira é 0,69, então a carteira teoricamente hoje só subiu 69% dos 1,8% = 1,24%. E por causa da arbitragem está saindo mais dinheiro com a venda dos mini do que a carteira valorizou.

    Resultado: ontem havia fechado o dia com 27,8% no ano, e neste momento estou com 27,2%. Queda de 0,6% na carteira.
    Se voltar a cair isso se recupera rápido, se continuar subindo vai comer mais um pouco da rentabilidade até resolver destravar a carteira.

    Isso tudo é normal e faz parte do dia a dia do investidor que utiliza o método.
    O que não pode é desesperar e alterar o plano com o mercado aberto, o risco dos violinos é enorme. E esses sim corroem a carteira rapidamente.

    Caso não estivesse fazendo arbitragem a alta da carteira de hoje estaria muito próxima dos 1,8% do IBOV/mini e estaria empatado.

    Como disse no post a ideia de utilizar AT num prazo maior pra determinar SE e QUANDO vamos utilizar é de que teremos mais pernas de baixa do que de alta. Ou ainda, pernas mais longas de baixa do que de alta.

    Esse ano foi mamão com açúcar mas com mercado lateral pode tirar o sono de quem está começando, então acho melhor não fazer arbitragem no início.

    Esse é um dos motivos da recomendação de começar devagar e com ETF.
    Alguns posts do ano passado falamos que seria mais tranquilo começar com 200 BOVA11 pra defender com um mini, nesse caso não existiria a arbitragem, já que o Beta da carteira seria = 1.

    SDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rocky: Hoje, minha carteira é composta fundamentalmente de BOVA11+ WIN (200:1)e a maior parte com VALE E PETR com Venda Coberta ATM (no dinheiro). Os BOVA11, são em função dos seus Posts, mas o restante, vem do passado.
      No meu ponto de vista, a Venda Coberta, se "aproxima" do Hedge, mas não é perfeito pois o preço das opções variam em função de diversos fatores (gregas, etc...).
      Tenho a impressão que se eu desmontar estas Vendas Cobertas e trocar tudo por BOVA11 (protegida por mini), isto seria mais eficiente e facilmente controlável.
      Eu gostaria de saber a sua opinião sobre isto. Sou consciente que a decisão de fazer ou não uma mudança é de minha total responsabilidade, mas preciso de subsídio de pessoa experiente confiável como voce.

      Excluir
    2. Oi Sergio!

      O colega Chico_ac do forum L&S fez um post uma vez comparando a VC com o hedge pra tentar ser mais didático e ver se o pessoal entendia, mas surgiu um discípulo do Bastter lá e acabou com ele citando um monte de teoria das gregas, dos 5 fatores que afetam a precificação, Blach & Schols, etc... Era só um exemplo didático e deu pra entender bem mas esses puristas de linguagem parecem até xiitas! Fiquei com trauma e nunca mais fiz essa comparação...rsrsrs


      Eu gosto da venda coberta e vejo como uma boa maneira de aumentar o patrimônio, no ano passado estudei bastante o método do Bastter e os resultados são bem razoáveis. Fiquei impressionado com a facilidade nas operações que ele conseguiu com o Bastter Blue, ficou muito didático também.

      Porém eu só vejo sentido em fazê-la nos ativos que quero ter em carteira pelos seus fundamentos, e não comprar um ativo qualquer só por ter liquidez em opções e ser possível a VC.

      Pra ser mais didático:
      - no primeiro caso vejo como foco na carteira (filosofia Bastter). Aumento de AÇÕES de empresas como Vale, Itau, Bradesco, BMF&Bovespa.
      - no segundo caso vejo como foco em rentabilizar o DINHEIRO e neste caso prefiro o hedge direcional com BOVA11 por ser mais rentável com quase o mesmo risco da VC.

      Evito falar aqui no blog para não dar mais nó na cabeça dos iniciantes (nem está contabilizado na carteira TPQ) mas faço VC nas minhas VALE já faz alguns anos e mais recentemente comecei a fazer em BVMF.
      Gerdau e Ambev já tem alguma liquidez e tenho deixado a ordem das opiças na pedra como o Bastter diz mas este ano ainda não me tomaram elas nenhuma vez.

      Estou organizando um novo post, sobre valer a pena ou não, manter na carteira alguns ativos que estão em quarentena por terem liquidez nas opções e nos permitirem certa remuneração com VC. No meu caso seriam VALE e Gerdau como disse na página da CARTEIRA ATUAL.

      Acho que o debate vai ser interessante pois mais colegas estão acostumados com esta técnica.

      SDS

      Excluir
  8. Banho de comentários hein pessoal, parabéns a Todos, em especial a você Rocky que é o maestro nesta casa!

    Sergio, tenho que confessar que não cheguei abrir operações de venda coberta e demais recursos que as opções nos permitem (vacas, borboletas e uma fauna toda... kkk), mas estudei esses mecanismos e não me identifiquei com essas estratégias.

    Espero que você compreenda que não estou criticando o método, apenas sinalizando que se você se propor a estudar e desenvolver um método que venha consumir do hedge através do índice/mini, você vai se deparar com uma configuração de investimento muito mais simples e tão rentável quanto.

    E olha, nada contra tuas PETR e VALE, mas como essa proposta de carteira não demanda de tanta liquidez assim, você poderia balancear a coisa entre boas pagadoras de dividendos/JsCP e algumas small caps que, nas pernadas de alta poderão turbinar a evolução da sua carteira. Como após fortes quedas observamos boas pernadas de alta, nada melhor que apurar o passo (nos estudos) e estar bem posicionado para quando o mercado retomar sua tendência de alta.



    Sucesso a todos

    abraço

    Alquimista

    ResponderExcluir
  9. Rocky e Alquimista, Bom Dia:
    Agradeço a resposta do Alquimista. Tem mesmo razão sobre a "velocidade" da minha carteira numa eventual retomada. Outras, não Blue Chips, sem dúvida são bem mais rápidas. Fiz vários trades com AEDU, BRFS,HYPERMARCAS,e dá para atestar isto. Sei que há um ativo que à exemplo do BOVA11 (que segue o IBOV), representa as Small Caps. Utilizar este ativo seria uma solução válida para "agilizar" a carteira ou ele pode trazer muita porcaria junto? Qual a opinião de vocês?

    ResponderExcluir
  10. bom dia , senão se importa Sergio gostaria de entrar no debate ...
    acredito que para um iniciante em bolsa seja uma boa aproximação , até justificável , buscar por algum IShare tipo Bova11 / Smal11 (ou mesmo ambos) ...
    fará muito sentido numa estratégia de investimentos de carteira mista com FIIs e Tesouro Direto ...digamos , 33% por cada classe destes ativos ,
    se de tempos em tempos (talvez outubro e março) fizermos também rebalanceamentos por data e/ou por banda de variação (talvez 20% de variação) , estaremos na prática livres de comprar topo e ao contrário poderíamos adicionar ações nas grandes baixas e depois realizar lucros nas altas ...já fiz estas contas de rebalanceamento... bateríamos com folga a renda fixa tradicional correndo 1/3 do risco das ações ...
    mas veja ,
    a composição do Bova11 e da Smal11 trás consigo muita coisa que não imaginaríamos comprar individualmente como OGXp3 por exemplo ...assim , uma boa stock picking aos poucos , com diversificação adequada a cada perfil poderá ser bem mais vantajosa que apenas ir adicionando Bova11 ao portfólio...
    como fazer stock picking ? bem aí é um aprendizado de cada dia ...acho sensacional para começar o livro do Anderson Lueders , Small Caps ...simples e objetivo ...
    empresa boa tem que dar lucro sempre em qualquer cenário , ter dívida sobre controle e deve remunerar seu capital próprio acima de um bench mark que poderá ser a selic e um prêmio de risco ...além disso , há fatores subjetivos importantes como TAG Along , o fator administração e o respeito aos minoritários ...
    um teste muito bom é escolher uma empresa para estudar e mandar um e-mail para o RI com questões e dúvidas...a forma que este RI lhe tratar dirá algo sobre o respeito aos minoritários e a orientação da Administração ...
    Assim , empresas do novo mercado N2 Governança Corporativa e com Tag Along de 100% nas ONs merecem um prêmio de risco que poderá ser expresso numa relação Preço Lucro mais cara que outras da listagem tradicional da bovespa ...
    de tempos em tempos , dá para comprar muita coisa boa em conta ...mas vc terá que estar preparado para isto ...como agora por exemplo !
    isto é trabalho de formiguinha , demora um pouco , mais vale muito a pena !
    é bem recompensador !
    SDs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo Srs!

      Nada a acrescentar sobre a seleção de empresas. Excelente!

      Realmente os BOVA11 carregam muito lixo com eles, tem até LiXo com muitos Xizes...rs. Porém ele tem uma característica indispensável no hedge, que é a diversificação. E obviamente por ter o hedge quase perfeito já que o instrumento do hedge é um derivativo do IBOV.

      Pra quem está começando com pouco capital esse hedge quase perfeito vai trazer segurança enquanto não está acostumado com aqueles "descolamentos" que mencionei algumas vezes entre o Beta calculado e o observado na prática do curto prazo.

      Pra quem está com um capital maior e uma carteira mais diversificada os BOVA11 são fundamentais na hora dos rebalanceamentos periódicos. Esses rebalanceamentos fazem a carteira crescer em progressão geométrica, e quanto antes os fizermos, melhor.
      Lembrando: não deixo o dinheiro parado, enquanto os ativos da minha lista não estão dando compra pela AT eu vou de BOVA11.

      Bom final de semana! Com a família! SDS

      Excluir
  11. Rocky: Será ótimo se voce abrir um post sobre o assunto. Mas enquanto isso, para aquecer a bateria, deixo minha primeira questão: Já que a proteção da VC não é total, como "corrigir" esta proteção com um Hedge? Como estimar o Beta do conjunto (ação + opção) para determinar numero de contratos?
    Será bem vinda a contribuição dos colegas que já tem vivencia nisto. Acredito que ampliando a discussão, poderemos nos aproximar do "melhor dos dois mundos", por que não !!??
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rocky e amigos:

      Quanto ao Beta do conjunto (ativo + opção Vendida), estive pensando sobre isto e conclui que seria o Beta do ativo, multiplicado pelo Delta da opção (que representa o quanto a opção acompanha o ativo correspondente). Se este raciocínio estiver correto, uma VC com opção ATM(Delta= 50%, aprox.) teria um Beta 50% do Beta do ativo principal. Como exemplo, a VALE em VC ATM, teria Beta=0,5*0,96=0,48 aproximadamente. Acho que é um raciocínio inicial para uma estratégia combinada entre Hedge e VC.
      Aguardo comentários.

      Concordam?

      Excluir
    2. Oi Sergio!

      Faz muito sentido a forma como apresentou mas havia pensado em algo mais simples como tenho feito.
      As duas técnicas em separado embora utilizando as mesmas ações.
      Continuo incluindo todas as ações da carteira na conta dos minis e fazendo as VC das ações que tenho em carteira e permitem VC por terem liquidez nas opções. Acaba sendo uma alavancagem leve.

      E os resultados vão pro mesmo caixa que serão rebalanceados comprando mais ações ou BOVA conforme minha rotina diária. Só faço o controle separado em planilhas para acompanhamento dos resultados.

      SDS

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Diga Rocky


    Opero na bolsa a muitos anos e só agora descobri seu blog e sua forma de operar o hadege. Gostei do que estou lendo aqui e vou começar a proteger minha carteira VIRTUALMENTE para testar seu método, já calculei meu beta (em sua lista falta o beta de VALID) e a quantidade de mini que preciso. Vou fazer a proteção VIRTUAL usando o simulador de mercados futuros da BVMF até "pegar" confiança no método e ajustar um setup "ideal". Sei que teino é treino e jogo é jogo mas essa foi uma forma de ir me familiarizando com algo novo.

    josé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz José! Seja bem vindo!

      Começar devagar, ou full porém através de simulador, é a melhor forma de sentir segurança. Convido-o a voltar no futuro contando suas impressões, dificuldades e acertos. Obrigado pela participação.

      * na próxima atualização dos Betas vou incluir a VALID.

      SDS

      Excluir
  13. E aí Rocky, blz?
    Amigo acompanho seu blog e ensinamentos a bastante tempo e venho a 1 ano tentando colocar na prática seu método.
    Sei que existem bastantes assuntos no HEDGE, porém o que considero o segredo do modelo na minha opinião é o sucesso do SETUP das vendas do mini. Esse sucesso não vendo conseguindo alcançar justamente por não encontrar um SETUP confiável e vencedor colocando minha rentabilidade no lixo.
    Gostaria que abordasse um pouco sobre seu SETUP, principalmente no que tange a objetivos, Stops, RP, taxa de acerto, dentre outros.
    Tava olhando seu twiter e vi que suas operações de HEDGE duram pouquíssimos dias , é isso mesmo? Pergunto isso pois tinha a impressão que você ficava vendido dias ou semanas.
    Abração.

    Tassio.

    ResponderExcluir
  14. Olá Tassio, não sou o Rocky mas permita-me uma pitada de intromissão...

    "Welcome to the jungle"

    O índice (leia índice cheio ou o mini-contrato) é na maioria do tempo muito irracional. Neste mercado, pouco provável você deparar-se com grandes e longas pernadas a exemplo do que nos últimos anos temos observado em NATU3, AMBV4, HBOR3, HGTX3 para lhe citar alguns exemplos.

    Se você recair ao timeframe diário (ou 60"), lhe diria que, embora não impossível, você não terá sucesso satisfatório e sustentável, explico. Como já comentei acima, o índice não é um grande seguidor de tendência. Como o mercado é volátil, você fatalmente acabará sendo violinado através stops curtos e não poucos o que lhe fará repensar muito em mudar de estratégia pois teu psicológico vai lhe pressionar.

    Fatalmente a grande tendência é ficarmos mudando de setups levando em consideração o que no curto prazo vem dando resultado melhor. Ai, você acabará incorrendo numa outra grande falha - ficar pulando de galho em galho (mudando de setup).

    Bom, minha contribuição aqui resume-se no seguinte:
    . Estude muito antes de iniciar suas operações no mundo real;
    . Como temos que respeitar o dinheiro, não limite-se a bancos de dados com 1 ou dois anos para seus estudos. Sugiro 2006 até hoje (pegando diversas configurações de mercado 2008 por ex.);
    . Faça todos seus testes (backtests) pelo menos em 2 timeframes, minha sugestão é testar o diário e o semanal;
    . Considere TODOS os custos operacionais e o Spread do teu setup (O Spread teu backtest não lhe dirá, mas considere um fator de "piora" para teu setup);
    . Jamais opere setup algum que tenha Expectativa Matemática Negativa;
    . Procure um setup operável a longo prazo. Lembre-se que nem todo dia você terá disponibilidade para ficar na frente do micro acompanhando teu setup.

    e por fim,

    . Plan your trade and trade your plan!

    Sucesso para você,

    Alquimista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Alquimista!

      Só acrescentaria que devemos começar bem devagar.
      Como tenho repetido aqui o mínimo para o método é +-$15 mil, para comprar 200 BOVA11, deixando em garantia na BMF pra defender com 1 mini e deixar o restante para os ajustes.

      Tassio: ficar ensinando setups só serve pras escolas de traders e suas parcerias com corretoras. Meu objetivo é compartilhar e discutir os conceitos. E acredite: o setup é o que menos importa no método, desde que escolha um como disse o colega Alquimista e tenha disciplina para segui-lo.
      Existe muitas coisas mais importantes do que encontrar pontos de entrada e saída. Abaixar um pouco a expectativa de rentabilidade anual vai ajudar a perceber isso.

      SDS

      Excluir
  15. Rocky,
    se me permites quero colocar um estudo que fiz de 2009 a 2013 com gráfico diário visando o hedge da carteira. Concordo em partes contigo, acho que disciplina é importante, porém um bom setup - resultado+stress+facilidade - tem no minimo 50% de importância no sucesso do crescimento do patrimônio.

    Layout: gráfico diário; MME9; hilo de 8; ifr(4) e volatilidade histórica de 21+MMA21.

    Entrada: Perda de 1% da maior volatilidade (história e a média) da minima do candle que vira o Hilo para vermelho. Quando o fechamento vai abaixo de 16,30 no IFR vou colocando o stop na maxima, uma vez executada o fechamento do Hedge o stop vai para a minima deste candle respeitando os 1% da maior vol; abro novamente quando perder a minima sem virar o Hilo para compra.

    entrada 2 (contra-tendência): IRF acima de 80, stop na minima até tocar na escadinha do hilo; stop 1% da maior vol.

    saida quando hilo virar para compra.

    Resultado: 11800 somente no hilo +23400 no IFR abaixo de 16,3 e 13800 no IFR >80. total de 49000. média de 10800 pontos ano.
    Não é nada surpreendente como o teu mas é bem fácil, mecânico e rentável.
    se quiseres conversamos antes de publicares.
    abraço
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece muito bom Leandro! Obrigado por compartilhar conosco.

      Eu acredito que pra ter sucesso no método o setup significa apenas 10%.
      Mas o que quero dizer com isso depende do que chamamos de sucesso.
      Com aquela conta que fiz outro dia num dos comentários podemos ver como é muito tranquilo chegar nos 40-50% de crescimento médio anual (nominal).

      Lembrando:

      - se o IBOV com todo lixo que ele carrega junto valorizou 15% ao ano.
      - podemos supor que as boas empresas que estão dando lucros estarão sempre melhores que o ibov.
      - otimizando pela AQ já reduz um pouco o risco e melhora um pouco este retorno
      - se rebalancearmos logo o financeiro que entra com o hedge comprando mais ações, capitalizamos o crescimento do número de ações,

      Logo:

      - qualquer setup meia boca que nos der uns 1 mil pontos por mês já seriam algo em torno de 2% ao mês para novas compras. Capitalizando são 27% ao ano.

      Mais AT auxiliando as entradas dos ativos, mais os itens anteriores chegamos fácil nos 50% ao ano.

      Por isso a frase anterior que não precisa setup perfeito, basta nos dar 1000 pts por mês. Mas a partir daí, aí sim, eu concordo que o setup representa muito no desempenho. Mas partindo do princípio que ele será utilizado objetivamente como foi nos backtests.

      Considerando a questão mental eu acredito no seguinte: do que passar de 50% ao ano (média anual após vários anos) os resultados virão 1/2 de um bom setup e 1/2 da disciplina.

      Com a ressalva de que a indisciplina pode colocar tudo a perder e resultar em rentabilidades negativas, beeeeem negativas como alguns colegas tem compartilhado comigo. Se alavancar então... aí f0d#u!

      SDS

      Excluir
  16. Rocky,

    o problema que um setup que dê 1000/mês no diário somente na venda não é fácil de achar e, por isso, julgo o setup importante.
    O teu pensamento é perfeito, o negócio a capitalizar o dinheiro, fazer os juros compostos trabalharem, porém o setup define o montante que vais conseguir para novas compras e consequentemente o valor difere bastante depois de um tempo.
    parabéns pela iniciativa e por nos dar o espaço de opinar. eu opero desde 2007 com altos e baixo, fazia um tempo que não discutia o mercado e, aqui, dá vontade de fazer.
    abraço
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Leandro!
      Faz tempo que não utilizo o diario para poder discutirmos alguns setups, vou abrir um post sobre isso onde os colegas poderiam nos ajudar também.

      Essa troca de idéias sempre foi o objetivo do blog, demorou um pouco mas agora engrenou com participações como a sua. Valeu!

      SDS

      Excluir
  17. O blog está cada vez mais se tornando um local para troca construtiva de idéias entre traders e investidores. Mantenha seu otimo trabalho, contribui muito para o aprendizado de todos. Abraços Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rafael.
      Acabei de dizer acima: "Essa troca de idéias sempre foi o objetivo do blog, demorou um pouco mas agora engrenou com participações como a sua. Valeu!"

      Com certeza assim vamos aprendendo e desenvolvendo todos juntos.

      SDS

      Excluir
  18. boa tarde rock, esse método pode ser aplicado no periodo semanal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor!
      Pode sim. É só encontrar um setup para este prazo que combine com seu modo de operar. Eu gostava do HILO6 pelo IBOV, com algum filtros pelo Diario como já comentei aqui.
      No post anterior também tem alguns comentários do colega Alquimista que utiliza o semanal. Ou também no blog dele, está na minha lista ao lado.

      SDS

      Excluir
  19. Duvida: Porque fazer apenas hedge na queda (venda do indice) e não fazer também compra do indice na alta e ganhar dobrado, na alta da carteira e na alta do indice?

    Teoricamente se funciona para um lado funciona para os dois, basta "apenas" acertar os movimentos de alta/baixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Objetivo não é especular e sim proteção da carteira.

      Excluir
  20. Anônimo. Teoricamente seu comentário mostra que você não fez o tema de casa. Um setup que performa bem na venda, não necessariamente performará bem na compra (e vice-versa kkk).

    E também não significa que você não possa encerrar suas vendas abrindo novas posições compradas. Resta apenas encontrar um bom setup para tal. A quem acredite que, no exato momento que você abriu venda no índice, você deveria abrir compra no dollar. Sim? Não? Bom? Ruim? Caberá a tão somente você encontrar essas respostas.

    Após efetuar teus estudos, sugiro que retorne e apresente seus resultados. Certamente sua dúvida estará respondida. Tenho certeza.

    Sucesso,

    Alquimista

    ResponderExcluir
  21. Anonimo:
    Nada lhe impede (respeitadas as margens exigidas).
    No entanto o hedge pressupõe a proteção do seu capital, procurando controlar o risco. Quando voce coloca um fator multiplicador no ganho, seja na subida ou na descida, é uma espécie de alavancagem. Da mesma forma que um movimento a seu favor é amplificado , um movimento no sentido oposto também o é.
    O problema está justamente em "apenas" (aspas como voce colocou) voce acertar os movimentos. Não é assim tão fácil!
    Em tempo: Se fosse fácil, por quê eu dobraria? Eu triplicaria, quadruplicaria, etc... Uma espécie de compra de opção a seco com vencimento bimensal mas sem exercício!! Pura dinamite,... eu fico longe!!

    ResponderExcluir
  22. É isso mesmo pessoal. Seria alavancagem. Obrigado pelas contribuições.
    Na forma como venho propondo e temos discutido aqui no blog evito falar de alavancagem e não recomendo que façam nos seus INVESTIMENTOS.
    Principalmente porque a ideia e formação gradual da carteira LP de forma muito consistente e segura, utilizando novos aportes provenientes da sua atividade principal.

    Acredito que para os TRADES a alavancagem pode ser uma aliada, mas desde que saibamos exatamente o que estamos fazendo e que o capital esteja bem separado do montante principal. Idealmente até mesmo em outra corretora.

    SDS e bom fds!

    ResponderExcluir
  23. Acho que outro ponto importante é que quanto maior o risco, maior o retorno... Se a estratégia for boa o ganho tende a aumentar, mas se não for o preju pode ser bem maior... Reparei em backtests que quando dobro a venda/compra do mini o drawdown (maior período de perda consecutiva)aumenta... Por isso optei pela metodologia do Rocky, mais tranquilo e fácil de administrar... Abraço, Bernardo.

    ResponderExcluir
  24. Vou fazer um contraponto, para os colegas pensarem.

    No meus testes, os setups que testei estão dando melhores resultados na compra do que na venda. Estou testando o mesmo setup de duas formas: c e v ou só v.

    Fiz testes apenas no winfut, por enquanto. Testei hilo8 (com e sem MACD), hilo6, MM9 com MMA9, só MACD. Testei no semanal, diário e 60 minutos. Todos os testes, porquanto, performaram melhor quando usados na compra e na venda. Se for só venda os resultados, em alguns casos, ficam bem piores.

    Ainda falta fazer os mesmos testes no IBOV. Mas faço essa observação aos colegas.

    Sei que operar na compra não é o sentido da estratégia. Mas os meus resultados me deixaram com a pulga atrás da orelha e com vontade de usar o método (usar o financeiro em ações para comprar e vender mini) também na compra.

    Abs e vamos aos testes.

    ResponderExcluir
  25. Note, se o setup tiver expectativa matemática positiva, certamente incorrerá em ganhos. Se você operar nas duas pontas, e tanto para compra, quanto para venda e as duas forem viáveis, me parece bem lógico que operar somente na Venda ou somente na Compra o resultado será menor.

    O que cabe aqui, acredito eu, não é justificar operar nas duas pontas, somente long ou somente short.

    O resultado financeiro obtido através das vendas do mini, ainda que possam parecer ínfimos, são eles os responsáveis, juntamente com os Dividendos/JCP, pelo engordamento das posições nos momentos de queda do mercado.

    Cabe ressaltar ainda que o mês que a venda do índice der toco, existe uma probabilidade bastante grande de que os ganhos com a valorização de sua carteira venha a compensar esse resultado negativo. Se faz necessário portanto, sempre conjugar o resultado mensal obtido com a venda em relação a valorização/desvalorização da Carteira.

    Sendo este o foco, manter as posições sempre abertas e proteger a carteira através da venda do índice, sem menosprezar o debate, mas acredito ser mais interessante delinearmos os estudos em basicamente duas grandes vertentes:

    1. Seleção de Ativos;
    2. Um bom Sistema de Trade para o índice (operações short).

    Caso fatalmente transcorramos o debate sobre compra de índice, o Rocky já deu a letra... é alavancagem pura e pode não ser um caminho sustentável a longo prazo em função do Drawdown Financeiro da Carteira (chegará a patamares insuportáveis), e da falta de tranquilidade para conduzir uma carteira com possibilidades de aportes apartir das atividades principais de cada um.

    Mas e dai, jogar fora o setup de compra no índice? NNÃÃOO!! !! !! Se for coisa boa, começar pequeno porém não contaminar a carteira de longo prazo com esses trades alavancados que fazem tão bem a somente 3 sujeitos: Governo, Bovespa e Corretora.

    Abraços a todos e que venha agosto!

    Alquimista

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!

    Gostaria de inicialmente parabenizar o rocky por compartilhar seus estudos, experiências e idéias.
    Estou estudando com afinco sobre AF + AQ (antes só queria estudar AT) e daqui a pouco coloco a mão na massa (nessa estratégia).
    Percebi que AT não é o mais importante da estratégia, mas gostaria de saber do amigo como faço backtests (na mão mesmo) em gráficos intraday de 5 anos por exemplo? Tenho interesse em testar algumas coisas no intra 60' mesmo, mas onde consigo histórico intraday pra estudar isso? Lembrando que a parte de backtests faz parte da estratégia, assim como seleção de ativos, etc.

    ResponderExcluir
  27. Salve!

    Obrigado novamente pelas contribuições pessoal. O blog passou a ficar tão bem frequentado que desmarquei a moderação e na última semana toda não apareceu nenhum pentelho. Acho que chegamos num bom ponto de várias pessoas utilizando e estudando pra ver no que podemos melhorar, e que os céticos estão percebendo que o negócio e sério e consistente.

    Mas insisto: tenham muita cautela ao utilizar alavancagem, e também em falar sobre ela.
    Manter carteira LP protegida pelo hedge direcional e começar a comprar mini ou aumentar as quantidades nas vendas seria a mesma coisa que começar com venda coberta de opções e com o tempo passar a comprar opções a seco e/ou aumentar as quantidades vendidas com travas de baixa.

    Uma hora a casa cai. Não tem jeito pessoal. A imensa maioria perde, e perde muito! Não podemos achar que somos o escolhido e que não vai acontecer conosco.


    carioca: seja bem vindo e obrigado!
    Sobre a base de dados: caso utilize Profitchart eu tenho o intraday do IBOV desde 2006 e posso lhe enviar. Caso goste e saiba operar o Metastock acho que a L&S ou outros Foruns de At disponibilizam gratuitamente pra você.
    Em outras plataformas eu desconheço, talvez algum colega possa nos ajudar.

    SDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre a bolsa de valores e gostaria muito de poder usufruir também da sua vasta base de dados. Infelizmente, sou novo no profitchart e consegui dados de no máximo 1 ano. Se puder me enviar, agradeceria enormemente.
      meu e-mail é descartavel0-1@yahoo.com.br
      O email é estranho assim mesmo, é o que eu posto na internet para evitar spam no meu e-mail pessoa.

      Agradeço desde já.
      Breno

      Excluir
  28. E ai rocky!

    Gosto do ideal de compartilhar conhecimento! Infelizmente eu ainda tenho muito pouco a agregar à sua estratégia, somente um pouco de análise técnica que nem é o principal na estratégia. Mas gostei muito da idéia e por enquanto ainda to pra trás em relação à AF + AQ, mas também sou autodidata e muito obstinado, além de ter o mau hábito de ler exaustivamente sobre um assunto. Acredito que em pouco tempo poderei contribuir mais.
    Utilizo outra plataforma, mas tenho acesso à profitchart. Se puder me passar o histórico intraday, agradeço. Não sei se posso colocar endereço de email aqui, mas pra enviar, o meu é c4rioc4@outlook.com. Se puder me passe também uma breve orientação de como aplicar esse pacote intraday no profitchart...

    Não sei se isso seria útil a você, mas na plataforma que uso, consigo colocar um alarme que me avisa quando um candle no intra 60' tá fechando pela primeira vez acima/abaixo da MM63. Ou qualquer alarme relacionado a qualquer indicador, coisa que não dá pra fazer no profitchart. Acho muito útil essa configuração de alarme relacionada a indicadores, quando na maioria dos casos só conseguimos configurar alarmes com valores fixos. Esse tipo de alarme dá certa tranquilidade de fazer outras coisas ou trades sem ter que ficar de olho fixo no intra 60' por exemplo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Carioca! Toda troca de idéias são contribuições enormes.
      A base intraday para o IBOV já está no seu e-mail com as instruções.

      Achei ótima esta informação do alarme da plataforma. Pode ser útil pra muitos colegas também. Qual é a plataforma? Envia e-mail junto com alarme?

      SDS

      Excluir
    2. Boa tarde a todos!

      Rocky, a plataforma permite configurar alarmes com indicadores e manda por email também. Fiz um teste aqui e é na hora mesmo. Além disso, quem tem smartphone ou tablet android pode abrir a plataforma no próprio aparelho, e se colocar alarme vai dar o alarme no email e no aparelho, além de rotear ordens (só xp por enquanto, infelizmente)! Muita mobilidade! Acesso via iphone/ipad tá pra sair a qualquer momento...

      Quem tiver interesse dá uma olhada em investcharts.com O preço é de deixar o queixo caído...

      Em tempo: Não sou desenvolvedor (nem parente dele) e não ganho nem 1 real com a "propaganda" da plataforma... rsrs
      Só divulgando o que é muito bom e com ótimo custo benefício!

      Quem for fazer um teste da plataforma e no início quiser ajuda na configuração de algum alarme, pode me mandar um email que ajudarei com prazer. Já tenho facilidade na linguagem, que é bem fácil.

      E vamos compartilhando conhecimento...

      Excluir
    3. Rocky,
      Poderias me mandar a base também? Quero ver se reduzo mais os stop do hilo.

      Abraço e sucesso
      Leandro.bruno.silva@gmail.com (soh apaga depois o post.)

      Excluir
  29. Rocky,
    Primeiramente parabéns pelo Blog, já o acompanho a algum tempo. Meu caminho é um pouco diferente dos demais, tenho uma carteira de analise fundamentalista a algum tempo, e agora busco maneiras de me proteger utilizando hedge e analise técnica.
    Acho que pela minha pouca experiencia com AT tenho tido dificuldade de seguir o setup. Inicialmente eu tenho usado o seu Setup com a média de 63 no gráfico 60' o problema são as violinadas. Eu espero o candle seguinte ( no ibov ) ir abaixo da minima do candle que virou a média para baixo. O prblema é que frequentemente ele rompe essa minima e depois volta a subir, quando vejo que estou perdendo muitos pontos desfaço a posição no prejuizo! Estou sendo inseguro e precipitado? O perfil do setup é de muitos erros ( pequenos ) e poucos acertos ( grandes )? O que fazer?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz

      Eu também estou pouco tempo no método, desde ABRIL 2013, e também levei várias violinadas.

      Uma coisa que percebi é que a decisão fica mais confiável olhando um período acima.

      EXEMPLO: Média 63 esta "flat" no 60', da uma olhada na média 21 do diário.

      Toma a decisão por ela, para baixo, abre o hedge pois a tendencia mais longa é de baixa e a chance da violinada é menor, e o stop pode ser mais distante.

      Caso esteja para cima você estará abrindo o hedge contra a tendencia de um período mais longo. Saiba que neste caso você precisa sair rápido, ou perdendo="stop curto" ou no ganho com poucos pontos.

      Se opera pelo diário da para olhar o semanal, no semanal estou gostando muito da técnica de inflexão do MACD, que nosso amigo ALQUIMISTA esta usando, veja nos comentários do blog dele que entenderá.

      Espero ter ajudado.

      Abraço

      Excluir
  30. Oi Luiz! Seja bem vindo e obrigado!

    Tenho percebido que a maior dificuldade dos colegas é a mesma que a sua, quando estamos vendidos e o mercado sobe.

    Não deveríamos nos preocupar tanto pois a carteira também estará subindo. A melhor forma de perceber isso é montar (ou simular em Excel) uma posição comprada em 200 BOVA11 e vendida com 1 mini, mais um caixa para os ajustes.
    O mercado pode chacoalhar pra qualquer lado que o patrimônio total (financeiro + carteira) será sempre o mesmo, travado.

    E sobre os setups a melhor forma de confiar neles é fazer muito backtest na mão e anotar tudo.
    No meu setup especificamente perceba que quando a média está "flat" ocorrem vários stops seguidos. Nesses casos a melhor forma de escapar dos violinos é adotar postura bem conservadora, tipo: após 2 stops seguidos com a mme63 flat só encerrar o hedge quando romper envelope superior +1%, por exemplo.
    Essas manhas somente o backtest manual vai nos dar.

    SDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço assim:

      Quando está da lado, abro o hedge "betado" ou pelo menos metade.
      espero o fechamento do dia, se fechar acima da media zero o hedge e se fechar abaixo vendo tudo ( beta + arbitragem ).

      Lembrando que semana passada e esta semana estão sendo divulgados muitos balanços fazendo com que o indice fique nesta indecisão.

      Abraços.

      Nelson

      Excluir
  31. Obrigado pelas dicas amigos. O hedge iniciado ontem hoje funcionou como em livro, o valor perdido em ações foi praticamente igual ao valor ganho no hedge, me deixando bastante satisfeito. O método realmente tem uma base teorica muito interessante e se bem realizado tem tudo para funcionar perfeitamente.

    Obrigado mais uma vez,

    Luiz Araujo

    ResponderExcluir
  32. Desculpa encher o Blog de comentários com duvidas bestas, mas é que estou começando a utilizar o método e surgem algumas duvidas praticas.

    - Gostaria de saber mais sobre como os colegas posicionam e conduzem os Stops
    - A compra de ETFs com o Financeiro que entra se da diariamente ou esperam juntar uma grana para diluir os custos com corretagem ( outra possibilidade seria entrar com a compra no exato momento que sai do Hedge, afinal neste momento foi desfeita a expectativa de baixa e é o possível fundo )?
    - Qual o % ideal para se deixar liquido, afim de ser utilizado nos ajustes diários?

    Obrigado!

    Luiz Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz

      -Stop: Como mencionei acima, depende de como é a operação. Se é a favor da tendencia ou contra tendencia? Se for contra uso stop curtos de preferencia próximo de algum suporte. Se a favor deixo um stop mais distante, mais difícil de ser estopado, quando percebo algum sinal de reversão "possível fundo" vou lá e STOP na mão. Nestes casos quase sempre eu erro o tal do "FUNDO", fazer o que?....rs

      -ETF: Não gosto. Meus motivos são: CORRETAGEM na compra e na venda, meu financeiro é baixo mas quando for maior ainda tem o problema do IR.
      Como faço: Vou deixando o financeiro parado na conta, e ao mesmo tempo tenho minhas ações que já estão na mira, se graficamente elas estiverem favoráveis eu compro, ou mesmo aumento a posição em alguma que já tenho.
      Se é para pagar corretagem, que seja para comprar parte de uma boa empresa. Afinal "TREIDAR PRA QUE?" rs

      % - No mínimo 10%, também sou contra stop com ações da carteira em garantia.

      Luiz, fica bem claro, esta é MINHA opinião, sei que o Rocky tem outra quanto à ETF, sei que o Alquimista também tem outra quanto à ações que estão como garantia servirem para o STOP.

      Abraço

      Excluir
  33. Olá Pessoal.

    Segue alguma contribuição:

    1. Condução do Stop: Penso que o posicionamento do stop deva compor a estratégia que lhe conduziu a abertura do trade ou seja, se você um dia teve motivo para abrir o trade, teu modelo deverá dizer igualitariamente os pontos de saída (gain, loss, tempo etc). Eu começo minha venda com um stop bastante longo. Tenho ajuste semanal com base no ponto de inflexão do MACD.

    2. ETF´s: Embora não despreze esta estratégia, não aplico nos meus investimentos pois acredito no pontencial de valorização das ações que compõe a minha carteira. Diante disso, procuro centralizar o foco no upside da carteira, não recaindo a compras de ETF´s. Bom? Ruim? Nem um, nem outro. No meu caso não se aplica.

    3. Fechamento do Hedge (Venda) / abertura compra no índice: Nem todo setup que performa bem na venda, performa bem na compra e vice-versa. Não é porque você está chegando ao final de uma tendência de baixa que o mercado vai subir. Ele poderá ficar de lado por muito tempo e, se estiver com alta volatilidade, será um festival de stops que impactarão diretamente na rentabilidade do teu modelo. Eu não gosto de alavancar a carteira comprando índice. Se um dia tivesse que fazer, optaria por fazer um termo tendo como premissa básica entender que 0x0 equivale a -2% em cada termo de 1/1 (dobro).

    4. % ideal para deixar liquido: Se está começando, a margem que tua corretora exige (para o número de contratos que sustentam tua carteira caso seja necessário abrir o hedge) possa ser um referencial inicial bastante seguro. A medida que você for evoluindo sua carteira, você deverá reduzir esse montante até valores muito próximos a valores “ótimos”, que acredito estarem situados por volta de 5% a 10%. Note que a disponibilidade de caixa irá reduzir porém tuas ações (parte delas) deverão ficar em garantia. Algumas corretoras solicitam que você às informe previamente sobre o que você deixará em garantia para sustentar a margem mínima requerida. Como disse o Tadeu em seu comentário, eu não vejo problema algum em determinado momento desfazer-me de alguma ação para pagar um stop do índice. Essa troca financeira é saudável uma vez que com maior capital alocado nas ações, quando elas realmente subirem, a recompensa geralmente é maior.

    Reitero aqui que esta é a minha opinião sobre estes assuntos abordados.

    Abraços a todos e muito sucesso.

    Alquimista

    ResponderExcluir
  34. Olá Rocky,

    Parabéns pelo Blog. Discussões bem maduras acerca de um tema que mexe muito com o emocional das pessoas.
    Poderia me disponibilizar a base intraday do IBOV ?
    Abraço,

    Wal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wal. Obrigado pelo apoio!

      Tenho a base para o ProfitChart. Envie um e-mail, está no perfil ao lado.

      SDS

      Excluir
  35. Olá.

    As informações disponibilizadas aqui são excelentes e tem me ajudado bastante a entender o método e tentar ajustar a minha carteira, perfil e forma de ver o investimento em bolsa.
    Porém acredito que deveria deixar correr mais solto as opiniões contrárias.

    Logo nos primeiros dias desta postagem teve um comentário de um colega muito experiente questionando a variação dos Betas dos ativos e esta alavancagem que você chama de arbitragem.

    E hoje voltei pra acompanhar a discussão e vejo que ao invés de debate o comentário foi removido. Então pergunto: só são aceitas opiniões a favor?

    A despeito desta censura parabéns pelo blog e por trazer este conhecimento de forma aberta e gratuita pra todos nós.

    ResponderExcluir
  36. Olá anônimo! Obrigado pelo interesse.
    Espero que seja tão bom pra você como tem sido para mim.

    Sobre censura: isso jamais ocorreu neste blog!
    Estou sempre aberto ao debate e aos questionamentos. O que não admito são dúvidas sobre minhas intenções na divulgação do método e sobre a veracidade das informações, principalmente sobre resultados.

    Se o comentário for somente sobre isso e não acrescentar nada de construtivo eu classifico como trolagem e apago mesmo, por estar contra as regras do blog.

    A resposta pra tudo isso sempre foi muito simples:
    "Não acreditem em nada do que está escrito aqui. Utilizem como base, estudem e desenvolvam-se."

    Sobre o comentário apagado: não gostei do tom jocoso e da preguiça do autor em não procurar em outros posts a resposta pras usas dúvidas.

    1) Já na primeira linha me chamou de Rick...
    2) Gastou tempo me corrigindo ao dizer que isso não é arbitragem... mesmo eu tendo gasto metade do post explicando essa questão de nomenclatura e recomendando que chamassem do que quisessem...
    3) Sobre os Betas se alterarem com o tempo... isso foi discutido no post "COEFICIENTE BETA" de 02 de maio deste ano. Como não dá pra apagar somente a parte jocosa do comentário enviei um e-mail ao autor pedindo que refizesse a pergunta lá no outro post após ter lido e se a dúvida permanecesse.
    E acho que não ficou mais dúvida porque ele nem respondeu meu e-mail nem perguntou novamente...

    Só isso! Não é censura, é anti-trolagem.

    SDS

    ResponderExcluir
  37. Ola RoCky. Tenho Acompanhado Seu Blog. Tem Sido Muito Esclarecedor. Meu Setup E O Diario E Tenho Encontrado Dificuldades Na HoRa De Sair Do Hedge Direcional Qdo O Movimento Nao Se Confirma, Ou Seja, Entradas Falsas. Nesse Aspecto, Poderia Nos Esclarecer Melhor Como Estipula Seus Stop, Caso Use? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ros! Bom que esteja sendo útil pra você também.
      Pra conseguir lhe ajudar precisaria de mais detalhes do seu setup, mas as respostas devem estar nos seus backtests.

      A ideia central é fácil:
      - tendência de baixa = protegido = hedge aberto
      - tendência de alta = livre = hedge encerrado

      O problema normalmente é nas entradas ou encerramentos contra a tendência.

      Nesses casos:
      - se a tendência é de baixa e encerrei acreditando numa alta, posiciono o stop imediatamente abaixo do candle que motivou o fim do hedge.
      - se a tendência é de alta e abri o hedge acreditando numa correção eu me permito ficar protegido mais um pouco, já que estarei travado no 0x0 com a carteira subindo. Desde que não esteja rompendo uma resistência forte.

      SDS

      Excluir
  38. Rocky,
    Base de dados, no 60 minutos, para Metastock... Você teria? Onde poderia conseguir gratuíto?
    Pagando, a melhor opção seria Tradezone?
    Abraço, Bernardo.

    ResponderExcluir
  39. Esqueci de mencionar o ativo... Para o Ibovespa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bernardo!
      Eu utilizo o ProfitChart e ele exporta no formato CSV em qualquer período, e pode ser importado pelo Metastock.
      A limitação é que, mesmo que tenha na tela o IBOV 60´desde 2006 ele só exporta os últimos 2 anos. Então se interessar de 09/set/2011 até hoje me envie um e-mail que envio o arquivo pra você.

      Desconheço os outros programas e/ou fornecedores de bases de dados.

      Abrc

      Excluir
  40. Tenho base de dados até 06/2011... Valeu... Abraço

    ResponderExcluir
  41. Bom dia meu caro Rocky.
    Seu método é muitíssimo interessante, desde q usado de forma correta. Tenho estudado o mesmo insistentemente, tentando adaptá-lo a minha realidade, pois tenho apenas disponibilidade no final do dia para acompanhar o mercado.
    Diante disso, minhas entradas e saídas serão sempre no final do dia. Pretendo operar sempre no call de fechamento do mini-índice e, dessa forma, os valores vão divergir do índice, devido ao próprio spread e os horários de fechamento dos mesmos serem diferentes, 17 hs índice e 18 hs mini-índice.
    Vc tem alguma dica de como transformar essa tarefa diária, qdo for o caso, uma tarefa mais simples?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ros.

      Antes desse contrato da série V era fácil conduzir olhando o IBOV no final do dia e enviar ordens automáticas pelo mini-indice para o dia seguinte.
      Pois sabemos que a cotação do mini = IBOV + SPREAD. E esse spread vai se alterando de forma lenta e gradual com o passar dos dias, diminuindo até o vencimento do contrato.

      Então era só verificar o sinal dado pelo IBOV no final do dia, calcular o spread médio dos últimos 3 dias, somar os dois, arredondar alguns pontinhos pra cima e enviar a ordem START/STOP no mini.

      Isso foi possível e realizado nesses últimos 3 anos e meio que venho utilizando o método.
      Mas complicou depois dessa série V. Onde o spread varia durante o dia com os dois mercados abertos, e também varia bastante após o leilão de fechamento do IBOV. Você deve ter vido um post que fiz sobre isso em agosto.

      Então atualmente e até as coisas se ajeitarem seria melhor trabalhar com um setup que dê o sinal de entrada no fechamento (e não na superação do candle no dia seguinte). As ordens no minindice seriam enviadas a mercado assim que tivesse acesso a plataforma gráfica e observasse o sinal.

      Acredito que seria mais fácil conduzir assim nos dias atuais, mas tem que estudar um setup com essa característica de entrada no fechamento.
      E relembrando: estudar bastante, testar mais ainda e começar bem pequeno pra ir pegando confiança.

      Vou criar um novo post sobre setups onde outros colegas poderão nos ajudar. Estou enferrujado no gráfico Diario.

      SDS

      Excluir