domingo, 8 de janeiro de 2012

HEDGE DIRECIONAL

No artigo sobre hedge (HEDGE DA CARTEIRA) comentei que ao defender a carteira ficando direcional com o índice estaríamos na verdade "treidando"  com a carteira toda.
Essa é uma outra vantagem em relação ao método tradicional de trades, onde ficamos aguardando os ativos darem entrada e muitas vezes o manejo de risco não permite entrar em outro ativo até o primeiro ter atingido a primeira realização parcial. E quando permite, o "timing" do mercado já passou.

Para operar o hedge direcional precisamos escolher um setup para operar o indice ou mini indice, mas tenho percebido que vários deles performam melhor no IBOV ao invés do indice, ocorrem bem menos entradas falsas, os sinais são mais consistentes.

Então eu opero através dos sinais do IBOV enviando ordem a mercado no indice. Isso pode dificultar o envio de ordens START/STOP pra quem não pode acompanhar o mercado o tempo todo, mas pode ser contornado utilizando o spread médio dos últimos dias entre IBOV/INDFUT.
Segue abaixo alguns setups.


SETUPS PARA O IBOV:

Método Leandro: já testei com este método utilizando o gráfico diario e conluí que o método performa muito bem com este setup, os resultados chegam a 100% ao ano mesmo em anos de queda forte como em 2008, com média de 60% ao ano. Pra quem não estiver familiarizado com este método recomendo uma visita no site L&S, o link está na caixa "sites favoritos" neste blog. Com ele é possível fazer o hedge mesmo trabalhando com outra atividade principal, só é necessário observar o mercado uma vez por dia.

MMA21 e FF/FD:
Testei também pelo gráfico Diario com acompanhamento da média móvel aritmética de 21 períodos (MMA21) e as Bandas de Bollinger através do fechou fora / fechou dentro (FF/FD) para trades contra a tendência, com alvo na média 21. Com ele também é possível fazer o hedge mesmo trabalhando com outra atividade principal, só é necessário observar o mercado uma vez por dia. Resultados muito bons também, em média de 60-70% ao ano com picos de 100% em anos bem direcionais e mínimo de 40% em anos bastante laterais.

- operações a favor da tendência (dada pela MMA21):
  - MMA21 para baixo = vendido no indice = hedge aberto
  - MMA21 para cima = neutro = carteira sobe livremente

- operações contra a tendência: * para acionar precisa ter a max/min do FD violada.
  - FF/FD na Banda superior = venda no indice com alvo na média 21, stop na máxima
  - FF/FD na Banda inferior = compra no indice com alvo na média 21, stop na mínima

* dando uma atualizada em 17/Abr: um amigo me mostrou que utilizando 20 períodos nas BB e na média os resultados são  um pouco melhores. E ainda fica alinhado com alguns setups dos grandes traders americanos que utilizam a mma20..


EnvelopeRR63 nos 60´: 
(baseado na MME63 no gráfico 60´, equivalente a eficiente MME9 no Diario)
Este método é meu preferido por ser o mais rentável, mas necessita dedicação constante ao mercado. O raciocínio é o mesmo para a MMa21 no diario descrito acima.

- operações a favor da tendência (dada pela MME63):
   - MME63 para baixo = vendido no indice = hedge aberto
   - MME63 para cima = neutro = carteira sobe livremente

- operações contra a tendência: também procuro trades contra a média 63 desde que tenha se afastado pelo menos 2,5-3,0%, e com alvo nela. Quando ocorre este afastamento busco sinais de retorno, como candle reversão, Mph ou mph, LTAs ou LTBs, etc... até mesmo o "feeling" de que vai cair.


Este afastamento pode ser melhor visto pelos envelopes de 63.
  - sinal de retorno no envelope +3% = venda no indice com alvo na média 63
  - sinal de retorno no envelope -3% = neutro no indice com alvo na média 63

Exemplo real deste ano de 2012:



Foram 4 operações até hoje:
- hedge encerrado em 02/Jan
- hedge aberto na mph dia 05/jan
- hedge encerrado na superação do candle que tocou (passou perto) na média 63
- hedge berto na mph de ontem (12/jan)
... e sigo protegido. Pode despencar que fico no 0x0 até resolver encerrar o hedge e ficar direcional novamente.

Este ano a carteira está positiva em 6%, sem alavancagem, sem correr riscos e "exposto" ao crescimento das boas empresas que tenho em carteira e ao recebimento de seus dividendos.


Assim que possível vou postar sobre rentabilidade esperada, algumas tabelas com os resultados ano a ano desde 1993 para os três métodos citados acima e uma página específica com a rentabilidade do método em tempo real.

sds



/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
* complemento feito em 03/Maio/2013:


Um amigo me alertou para uma alteração nas médias e envelopes: com o fechamento tardio (17:30) desde o ano passado temos um candle a mais a cada dia no IBOV 60´. Então o correto hoje seria MME72 e envelopes exp 72. Já que a base é a MME9 no Diario, teríamos 8 candles/dia x 9 dias = 72 candles


Olhando rapidamente não muda muito as entradas/saídas e teve pouca influência até agora mas vou adotar essas alterações. Obrigado amigo!

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

* complemento feito em 10/Julho/2013:


Desde 08/jul com fechamento do IBOV as 17h novamente voltamos a ter 7 candles por dia. Então a MME e envelopes voltam a 63 e não mais 72.
Porém leva 63 candles (9 dias) pra voltar ao normal e "descontaminar" dos dias c/ 8 candles, Até lá vou utilizar as duas e dar preferência para proteção se as indicações forem conflitantes.

Foram poucas essas operações conflitantes ao longo destes 8 meses mas podem ter significado algo em torno de 5% até a presente data. Valeu amigo!

Um exemplo é o do dia 27/jun onde a mme72 (azul contínua) mandava continuar protegido, a mme63 (azul tracejada) mandava encerrar. Na dúvida, proteção!




/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


28 comentários:

  1. Olá Rocky.

    Não entendi esses seu pontos de "acionamento" e de "encerramento" do headge. Por favor, teria como me explicar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pietro.

      Acho que você está perguntando dos pontos na figura, certo?
      Se for isso vamos lá (sempre nos 60´ nesse caso):

      - a MME63 estva para baixo então viramos o ano protegidos, vendidos nos mini.
      - 02/jan: quando a MMe63 virou pra cima e teve a maxima do candle que fez virar superada = encerramos o hedge e ficamos direcional na carteira
      - IBOV esticou bastante, melhor visto pelos toques nos envelopes +3(vermelho). Fiquei atento para algum sinal de queda, que ocorreu na mph (minima da primeira hora)do dia 05/jan e o hedge foi aberto
      - no mesmo dia o ibov quase tocou na media e ja teve a maxima do candle superada (a mme63 ainda está pra cima) = encerrar o hedge. Acabou sendo um daytrade com ganho.
      - depois mercado seguiu forte alguns dias, mas esticando novamente, passando no envelope +3 fiquei atento para abrir o hedge. E ocorreu na mph do dia 12/jan.

      É isso. Espero ter ajudado.
      Esse é o setup que utilizo na minha carteira e na teórica do blog, e vou twitando ao vivo entrada por entrada para deixar documentado.

      Mas o setup que for utilizar é apenas um detalhe e deve ser adequado ao seu perfil e tempo disponível ao mercado. O CERNE do método é AF + AQ + rebalanceamentos + planejamento dos Betas pra LP, e principalmente DISCIPLINA.

      Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
  2. Muito obrigado, agora entendi sim, não sabia o que era mph. Nesse seu setup, sempre que rompe a mph você fica vendido no mini ? mesmo a mme63 estando para cima, isso mesmo ?

    Uma dúvida que me surgiu, é que esse método daria mais lucros nas epocas do mercado de alta, ou estou equivocado ? Sei que em mercados de baixa você opera com ativos defensivos, com beta em torno de 0,6 , correto ? Mas nesse caso eu venderia mini no proporção do papel, ou venderia em um proporção maior, para ter um lucro na venda ? Não sei se me fiz entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pietro.
      Só vou vender na mph com a média pra cima se estiver muito esticado e podendo entrar CT (CONTRA A TENDÊNCIA) com alvo na média. O que libera esta entrada é os preços terem passado no envelope +3.

      Os lucros são maiores com o mercado em alta, mas também são muito bons com o mercado em baixa graças a ARBITRAGEM nas quedas se estivermos com carteira defensiva.

      O REBALANCEAMENTO feito nas quedas vai potencializar bastante o crescimento da carteira nas altas.

      Os termos destacados estão exlicados em detalhes nos outros posts.

      Abraço

      Excluir
  3. Prezado Rocky,

    Tenho uma carteira alocada em três tipos de ativos(títulos do tesouro, fundos imobiliários e ações). Gostaria de saber se o número de minicontratos para hedge é calculado com base no valor total da carteira ou somente com base no valor referente à renda variável. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre.

      Só considero o montante em ações. Se considerarmos os títulos do tesouro no cálculo dos mini não seria HEDGE (proteção), estaria alavancando.

      Em relação aos FIIs tenho estudado bastante algumas opções pra protegê-los também mas ainda não consegui formar uma opinião concreta.
      O que sabemos é que nas quedas fortes do IBOV a manada corre tirar o dinheiro dos ativos mais arriscados e os FIIs também acabam tendo quedas nas suas cotações. Mas não consegui mensurar esta queda.
      Pois comparando os valores dos Betas entre os FIIs não há uma relação consistente com o IBOV. Observando o coeficiente r de cada FIIs estudado em relação ao IBOV (índice de correlação linear) os valores são muito dispersos também.

      Existem alguns colegas que estão fazendo, e com sucesso, esta proteção simplemente colocando o valor na conta ao calcular os mini mas também acaba sendo uma forma de alavancagem.
      Quando chegar a alguma conclusão eu vou abrir um post específico. Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
  4. Rocky, não encontrei o link para o "método Leandro"aqui no site. Vc poderia me informar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre. Fui verificar e não sei porque o Blogger tirou minha caixa de links e não deixa mais eu recolocar...
      O método Leandro é explicado nos comentários de fechamento todos os dias na Leandro & Stormer (leandrostormer.com.br) e o conteúdo completo é dado em um curso de 2 dias. Também existem videos no youtube no canal deles.
      Como é um curso pago, por respeito aos direitos autorais eu não posso entrar em detalhes do método.

      Meu estudo se baseou pelos seus critérios de definição de tendência conforme respondido a ocolega Noiahei no post BOVA11 + DIVO11 X MINI INDICE.

      SDS

      Excluir
  5. Rocky, parabéns, simplesmente EXCELENTE seu blog!

    Dúvidas:

    1) quando a MME63 está ascendente você fica comprado em beta => 1? e quando está descendente fica comprado em beta <= 1? há esta troca de carteiras em função da média?

    1.a) se há essa troca de carteira, a quantidade de contratos vendidos vai dimiuir em função do beta menor da carteira na queda, certo?

    2) em relação ao método, são duas situações que você abre uma venda:
    i) a favor da tendência (a favor da MME63 do IBOV 60');
    ii) contra a tendência (usando o envelope de 3% da MME63 do IBOV 60')
    Seria assim que funciona o método?

    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel. Obrigado pelos comentários e pela participação.

      As alterações de Beta da carteira são feitas apenas 2-3 vezes ao ano conforme minha expectativa para médio prazo. Mesmo assim existe uma boa parte dela que não vendo nunca, que chamo de ACUMULAÇÃO. Na prática nos últimos 3 anos tem sido como um "Sell im May and go away" adaptado, tipo: defensivo de Abril a Setembro e mais agressivo de Outubro a Abril.
      Logo vai ter um post específico sobre isso.

      E respondendo mais especificamente as perguntas:
      1) não há esta troca de carteiras em função da média.
      1.a) Na realocação maior citada anteriormente, quando a carteira tem Beta defensivo e minha expectativa para o médio prazo ainda é de queda eu opto por fazer arbitragem. Ou seja, não ajusto o número de contratos pelo Beta pra ficar com a diferença do indice.

      2)correto.

      E com o tempo percebemos que o setup é o que tem menos peso para o sucesso do método, antes dele tem AF, AQ, ciclos, disciplina...

      Obrigado mais uma vez e se tiver mais dúvidas pergunte novamente.

      SDS

      Excluir
  6. Quem acompanha pelo twitter já sabe mas esqueci de atualizar aqui uma modificação:
    Para evitar falsos rompimentos quando o setup indica entrada ou saída do hedge estou aguardando um fechamento de 5´ do IBOV acima do patamar da entrada/saída. Esta modificação teria acrescentado algo em torno de 5% na carteira este ano.

    SDS

    ResponderExcluir
  7. Olá Rocky,

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Eu vinha arredondando uma estratégia para composição de carteira para LP e estava chegando à conclusão que hedge de carteira era a melhor opção para LP, fazendo acúmulo de ações com os lucros do hedge. Depois que encontrei seu blog e as informações contidas nele, tenho certeza que hedge é a melhor opção mesmo e estou no caminho certo :)

    Me tire uma dúvida por favor: eu acompanho a sua carteira teórica e verifiquei que em 2013 a rentabilidade dela está em 28%. Eu entendi errado a operação da sua carteira teórica? Apesar de ter entrado dinheiro do seu hedge no índice, as ações desvalorizaram, e essa desvalorização teria anulado o lucro do índice. Entendo que no fechamento do hedge vc terá dinheiro para aumentar a posicão de ações, mas a rentabilidade não deveria estar em torno dos 3-6%, simplesmente não acompanhando a queda do IBOV?

    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog,

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel! É nossa obrigação compartilhar conhecimento do mercado.

      Você está se esquecendo de colocar o rebalanceamento nesta sua conta.
      A cada perna de queda que conseguimos travar entram mais grana que utilizamos pra comprar mais ações ou ETFs. Então a perna de alta vai subir com um ganho exponencial. Na próxima perna de queda serão mais minis pra defender... quando encerrar essa perna vamos comprar mais... e assim vai...

      Um colega disse outro dia: "seria como um elevador que só sobe, nunca desce." Pode soar pedante mas achei didático.
      Só não podemos esquecer que existem os stops e violinadas, nenhum setup protege 100%. A partir de 50% já está bom considerando AF, diversificação, rebalanceamento, etc...
      A arbitragem também ajuda, tema do post de ontem.

      SDS

      Excluir
  8. Mas, assumindo que seus indicadores continuem a indicar queda, vc não deveria aumentar o número de minis para proteger as novas ações que foram compradas com a grana nova do hedge? Ou vc só faz as novas compras depois que houver indicação de alta e vc zera o hedge?

    À propósito, achei muito útil a sua informação de que podemos usar as ações como garantia de margem dos minis. Eu achava muito ineficiente ficar com grana parada lá para as chamadas de margem. Agora consigo comprar mais ações e deixo elas para garantia de margem. Mesmo com o deságio, vale muito a pena.

    Att,

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, devemos acompanhar a quantidade de contratos constantemente.
      Recomendo uma planilha on-line com link DDE.
      A cada nova compra a carteira aumenta e o número de contratos também.

      E conforme os preços vão caindo a carteira também cai e os contratos podem diminuir com essa queda. Porém a cotação do indice também vai cair junto (pelo menos na enorme maioria das vezes se a carteira for bem diversificada) e ao fazer a divisão, a quantidade será mantida ou sofrerá variações pequenas nas casas decimais.
      Exemplo: ontem a carteira TPQ precisava de 44,7 mini-contratos e hoje está pedindo 44,5. Ontem eu arredondaria para 45, hoje para 44, mas como está muito parecido e estou vendido só vou alterar após encerrar e abrir novamente, quando receber o sinal gráfico.

      E na hora que for entrar novamente vou olhar a planilha pra confirmar.

      Realmente a grana parada não faz sentido, pior que tem corretoras que não aceitam. Um detalhe: só precisamos deixar por volta de 30% da carteira na BMF, o restante podemos utilizar em outras operações ou alugar como o colega Nelson tem feito e demonstrado aqui pra gente.

      SDS

      Excluir
    2. Hummm, não tinha pensado no possibilidade de dimunuir o número de contratos conforme o valor das ações for caindo. O que tenho feito é abrir o hedge quando indicar queda e manter o número de minis até que o mercado indique uma reversão. Agora que você mencionou, até que faz mais sentido ir ajustando os minis de acordo com o finaceiro de ações.

      Em relação à planilha com links DDE, eu já tenho uma há algum tempo, da época que eu trabalha focando em venda coberta de opções e tinha o cálculo automático das taxas, prêmios, etc. Essa planilha com DDE é uma mãozona na roda.

      Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

      Att,

      Daniel

      Excluir
  9. Rocky, fiquei curioso pra saber o motivo de vc utilizar a mme63 no gráfico de 60min, mais especificamente o porquê de vc utilizar um gráfico de intraday pra abrir/fechar hedge de médio/longo prazo, pois nesse caso vc abrira/fecharia hedges no meio do pregão (por favor me corrija se eu estiver errado). Eu tracei este gráfico e me pareceu que abrindo o hedge no meio do pregão, vc fica menos sujeito aos grandes gaps de abertura em caso de uma entrada em falso. Não testei a fundo, mas me parece que por esse gráfico as entradas em falso geram pontuações negativas menores. Só gostaria de confirmar se é isso mesmo. O que eu tenho feito é utilizar o gráfico diário. No fechamento do Ibov, eu vejo se a MME21 curvou pra baixo a partir dali eu vendo os minis a mercado, abrindo meu Hedge.

    Att,

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel.

      Apesar da carteira ser para Longo prazo e o conceito do hedge ser mais coerente pensando em médio/longo prazo, ao ficarmos no hedge direcional alternando ora protegido, ora livre, seria como se estivesse fazendo trades com a carteira toda ao mesmo tempo.

      Eu vivo disso então tenho tempo pra conduzir pelo intraday e sempre tive preferência pelo gráfico de 60´. Então me especializei nele e desenvolvi o setup dos envelopes que venho utilizando.

      Pelos 60´ são stops mais curtos, porém são muito mais frequentes já que as operações também o são. Sobre os gaps do indice pelo que observei ocorrem randomicamente, as vezes contra outras a favor, independentemente do prazo operacional ou setup que tenha escolhido pra conduzir.

      O mais importante é escolher um setup que seja adequado para seu perfil e tempo que pode dedicar ao mercado, testá-lo incansavelmente e seguir seus sinais como um robô o faria.

      SDS

      Excluir
  10. Olá Rocky,

    Então era isso que eu estava imaginando. Acompanhando o gráfico de 60' intraday, os stops são mais curtos e assim vc sai do hedge mais rápido, diminuindo as chances de tomar stop maior numa eventual extensão da alta. Da maneira como venho fazendo, fechando o hegde somente no final do dia, depois do fechamento do Ibov confirmando a MME pra baixo, já aconteceu de abrir com algo de 1% de alta, lá pro final do dia eu já ter certeza que ia ter que fechar o hedge a não ser que por algum milagre o Ibov virasse pra -2%, e ficar agonizando vendo o mini esticar a alta pra 2% até o fechamento... Como eu tb vivo disso, vou acompanhar mais de perto o gráfico de 60'. Como vc falou no post, os dois funcionam no LP, mas sempre tem um que faz um pouco melhor.

    Só fazendo um comentário da sua execução de estratégia, eu costumo falar para as pessoas exatamente a mesma coisa que vc falou: uma vez definida sua estratégia, testada e comprovada, vc só precisa retirar o emocional da equação, executá-la como se fosse um robô. Pena que não é tão fácil ser como um robô, né? O que eu já perdi de trade vencedor pq fiquei receoso de entrar, principalmente se eu já estiver com 1-2 stops acumulados no dia!

    Abs e obrigado mais uma vez pelas dicas,

    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Rocky, falávamos sobre operar as estratégias como um robô faria, de forma matemática, então gostaria de saber como vc define que uma MME está "pra baixo", fazendo com que vc abra o hedge, se é somente olhando pra MME. Se a MME está pra cima, eu vejo o valor MME no fechamento do candle atual e comparo com a MME do candle anterior. Se MME atual for menor que a anterior, significa que a curva está pra baixo e abro o hedge. Porém, há ocasiões onde a curvatura é muito suave, da uma diferença muito pequena entre as MMEs, então fica duvidoso se é pra abrir o hedge ou não. Vc usa algum tipo de critério de curvatura, valor mínimo de diferença entre as MME, etc, pra definir se está pra baixo o suficiente pra abrir o hedge?

    Abs,

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Eu faço assim: nos backtests anoto tudo como se fosse um robô. Se a média virou muito pouco, mesmo que seja apenas um ponto eu anoto como se fosse um sinal de entrada/saída.

      Mas na prática eu me permito certa subjetividade do tipo:
      - aguardar um candle mais claro ou
      - colocar START/STOP em algum fundo/topo relevante no mini-indice ou
      - marcar o patamar de entrada e aguardar um fchto de 5´ abaixo dele, aí assim entrar na mera violação do candle.
      * essa última evitou muitos violinos em 2012 e você pode acompanhar pelos tweets desta época quando passei a utilizar a alteração.

      Mas só é possível pra quem acompanha o mercado o tempo todo. Nem minha assessora pode fazer pra mim com essa subjetividade. Quando estou viajando ou acompanhando outros negócios ela precisa executar como um robô, do contrário o jurídico da corretora não aprova e não permite que ela opere para mim.

      E sobre a curvatura a resposta é sim, se curvou muito pouco vou deixar a subjetividade influenciar minha decisão. E perceba também que os stops seguidos ocorrem mais quando ela está "flat", observando isso adotei alguns critérios do tipo: se média flat, após primeiro stop e nova abertura do hedge avalio só encerrar pela superação do envelope +1.

      Nesses casos subjetivos a bagagem dos estudos de AT sempre vão pesar bastante, porém mais ainda a idéia de que a carteira também estará subindo, então a prioridade é ficar protegido.

      Transmitir o conhecimento sobre um setup é sempre muito difícil pois os traders sempre tem novas idéias, adaptações e preferências por uma ou outra ferramenta. Além disso na hora da prática a subjetividade sempre vai existir e os resultados serão diferentes um do outro.
      Pra saber se estamos "achando" certo ou errado, beneficiando o prejudicando o desempenho do sistema acho legal o conceito ensinado pelo Pedrina, de acompanhar com uma planilha policial, onde anotamos todas as operações de forma bem objetiva para fins de comparação. E assim vamos construindo uma curva de capital, ou de pontos, etc.

      SDS

      Excluir
  12. Olá Rocky,

    Valeu pela resposta. Ajudou bastante para eu sanar algumas dúvidas. Eu fiz alguns backtests e os resultados são, no mínimo, impressionantes. É o tipo de retorno que eu diria para as pessoas e elas dariam risada de mim, me chamando de maluco, picareta, etc. Tenho certeza que vc já deve ter ouvido coisa parecida.

    Em relação à questão da curvatura, o motivo da minha pergunta foi justamente o que vc havia mencionado: os stops constantes nos períodos flat. Nesses casos eu não vejo como não adotar alguma subjetividade, por mais que eu não goste disso. No momento, estou mais tendendo a adotar algo do tipo dois candles seguidos com queda/alta na MME, ou uma inclinação clara da curvatura, só pra ser mais seguro.

    Abs,

    Daniel

    ResponderExcluir
  13. Rock, vc acredita que esta mudança na metodologia do IBOV, prevista para 2014, venha a distorcer os setup´s que funcionam atualmente no índice?

    Eu uso um que performou muito bem de 2007 a 2012. De 2001 a 2006 ele foi bem tbém, mas não tão bem como de 2007 a 2012.

    Essas empresas do Eike davam curva a se considerar para o índice?

    Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro!
      Eu acredito que as mudanças vão melhorar a relação do IBOV com o INDFUT e vai ser mais difícil ocorrerem essas distorções como estamos vendo no momento e discutimos no post SPREAD NEGATIVO de 15/ago.

      Mas se o comportamento do IBOV em geral vai ser modificado e se os setups vão continuar funcionando fica difícil responder. Somente após alguns anos da nova metodologia em prática é que poderemos ter esta resposta.

      Por isso também que tenho dito que nada é absoluto, nem pra sempre.
      Tem um pessoal me procurando com umas contas malucas, com alavancagem tanto na compra quanto na venda, etc...
      Não adianta. O mercado é dinâmico, não é mesmo?!
      Eles não podem ter pressa. A idéia do post que acabei de publicar é nesta linha.

      Abraço

      Rocky

      Excluir
  14. Olá Rocky. Venho acompanhando seu blog por algum tempo, bastante interessante por sinal, e gostaria de reproduzir o setup utilizando a MMA21 através de um backtest. Quando você menciona MMA21 apontando para baixo você quer dizer MMA21 do fechamento atual menor que a MMA21 do fechamento do dia anterior?

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafael! Bom que esteja gostando.
    A questão da média é isso mesmo. Apenas atente para a observação, onde menciono que a MMa20 parece ter resultados um pouco melhores como um colega me alertou.

    SDS

    ResponderExcluir
  16. Rocky, bom dia
    Uma ajuda . . .não consigo acompanhar o mercado tão de perto como você, mas tenho utilizado a estratégia com bons resultados, porém não na frequencia que eu gostaria, mas enfim
    Nos últimos dias fiz quase 2.500 pontos com o Hedge, mas por saber que não acompanharia o mercado em 100% do tempo nos próximos dias, acabei fechando o Hedge (já com esse bom luco). . . . . Agora fica a dúvida . . . . estou sem Hedge no momento . . . com o IBOV testando o -3% . . . quando abrir o Hedge novamente??? . . . espera um Repique a MM63 ?? ou você abriria novamente com a perda da mph ??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio!

      Encerrei hoje na MPH.
      E vou abrir novamente em um novo teste da mme63 ou então na perda dos 50k com candle de 60´ fechado.
      Na segunda opção caso entre fico atento para encerrar CT novamente caso ocorresse MPH ou um bom candle de reversão altista (rompimentos falsos costumam ser pancada pra cima caso se recuperem logo).

      SDS

      Excluir