quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CUIDADO COM OVERTRADING


A maioria dos traders fica trocando de setups a todo momento em busca do Royal Stright Flush mas não se dão conta de que isso não existe no mercado. Ou então quando cai a ficha a grana já terminou. Estou incluído nesta grande massa pois também aconteceu comigo, e ainda bem que pelo menos uma regra eu seguí: começar pequeno!



E por falar em operar pequeno, manejo de risco também é pouco discutido nos foruns e cursos, os posts nunca dão audiência. Mais um erro nosso, pois como diz o José Cid: "até mesmo um cara e coroa funciona no mercado se você tiver um bom manejo de risco".



Erramos também por não fazer um controle rigoroso dos trades e da curva de capital. Mesmo sem cair na armadilha do "overtrading" se analisarmos os resultados com detalhe vamos chegar nas mesmas conclusões do post abaixo "Tá ganhando mesmo?": as corretoras e o sistema sempre estão ganhando.



Se cairmos no overtrading então... aí ferrou!... em poucos meses vamos migrar pra opções e acabar com tudo... Por isso não concordo com alguns posts de colegas falando sobre 50-100-1000% de rentabilidade com opções em foruns abertos a tanta gente que está começando. A tentação fica maior que a razão!

Após dois anos como trader percebi que como investidor ganhava muito mais dinheiro com muito menos stress, então passei a buscar um método próprio que tentasse combinar as duas coisas: investimento de longo prazo com análise técnica.

Cheguei no hedge da carteira de longo prazo através do mini indice, neste método tento me especializar em apenas um ativo e só "treidar" com ele: o mini indice.
Tem funcionado muito bem pra mim e senti a obrigação de compartilhar com os colegas. Descreví o método no site L&S em um artigo publicado e comentado em alguns posts (o mesmo artigo publicado neste blog).

Ao divulgar o método a idéia principal foi passar o conceito de HEDGE de uma carteira de Longo Prazo bem montada, e com rebalanceamentos pela AT. Em uma parte muito pequena do texto eu falo de um setup para o indice.
Pois bem, após uma boa repercussão do artigo e 70 e-mails recebidos de colegas, adivinhem só: alinhado com o texto do colega Vilhena, +- 50 era pra saber do setup e só 20 pra comentar sobre o método do hedge e trocar informações.

Vou tomar emprestado uma frase do Vilhena: as pessoas querem começar do método para o conceito e não do conceito para o método.

O sistema é muito simples, todos os fundos fazem e funciona com setups para o indice também simples em qualquer prazo operacional. Dentro da idéia de divulgar o conceito nunca divulguei rentabilidades, sempre disse: façam seus backtests, vão se surpreender com os resultados...

E vão se surpreender mesmo! Principalmente com o baixo custo operacional.
Testem! Mas não esperem receitas prontas.
Meu intuito com o blog é divulgar CONCEITOS.


*atualizando o post em 12/Abr segue o link para ótima matéria na Infomoney:
VICIADOS EM BOLSA


SDS

   
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 

2 comentários:

  1. Rocky, acabei de ler o seu artigo no site da L%S.
    Muito bom. Clareou bastante. Você abriu minha cabeça sobre traders e até sobre o prazo de position. Sou iniciante, por enquanto ainda estou acumulando capital para iniciar no mercado. Vou sugar todas a informações do seu blog, por sinal excelente.

    Uwu09

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou Uwu09!
      Esses conceitos embora pareçam inovadores na verdade são bastante utilizados pelos grandes fundos. Só fiz algumas adaptações para a nossa realidade de alguns cifrões a menos...rs
      Se tiver dúvidas é só perguntar.

      sds

      Excluir