sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

VENDENDO BOVA11

Salve!

Tenho recebido vários e-mails perguntando sobre fazer o hedge vendendo BOVA11 alugado ao invés do mini-indice. Disseram-me que algumas escolas de traders e corretoras andaram comentando sobre isso.

A pergunta é: COMPLICAR PRA QUE?


Sim, é possível fazer o hedge da carteira tomando BOVA11 de aluguel e vendendo, mas os custos operacionais seriam muito maiores, podendo chegar a vinte vezes mais. Além de corretagem, tem a taxa de registro, emolumentos e o próprio aluguel, que em época de "backwardation" chegou a 20% ao ano.

E esse aluguel também vai exigir margem de garantia, dependendo da corretora até maior do que se fizesse com os mini-indices. Então não compensa.

Não entra na minha cabeça porque alguém o faria, só pode ser por desinformação.

Essa ideia tem sido propagada pelo "sistema" porque não querem largar o osso.
Não querem ensinar um método que gaste muito pouco com despesas operacionais.
E perguntar não ofende: "Porque todas as escolas de traders tem parceria com corretoras?"

Pra mim é mal-intencionada (pra não dizer criminosa) a pessoa que sabe um jeito mais fácil de fazer uma coisa mas ensina o mais difícil visando alguma vantagem ($$$).


Ajustes diarios:
Procurando bastante tentando encontrar um motivo, algum benefício nesta operação em relação ao hedge "simples" com o mini-indice pensei nos ajustes diarios. Talvez a única vantagem seja essa, na forma de entrada do financeiro obtido com o hedge.


-WINFUT:
Estando vendido nos mini-índices por vários dias os ajustes ocorrem todos esses dias, com uma NF (nota fiscal) para cada dia. Os recursos vão entrar na conta quando do ajuste positivo e sair quando negativo.

-BOVA11:
No caso da venda dos BOVA11 o recurso entra todo de uma vez, no momento da venda.
E o resultado final na perna de baixa (ou do stop se a perna virou pra alta) só vai aparecer quando a operação for encerrada e vamos recomprar os mesmos BOVA11 gastando menos grana, e essa diferença deve compensar a queda da carteira que tentamos proteger.

Mas na prática os ajustes diários também vão ocorrer dia a dia, na mesma proporção, nas duas técnicas. Nesse caso apenas estariam "ocultos". Controlando em uma planilha com cotação on-line podemos perceber isso facilmente.


Concluindo: 
Mesmo resultado gastando muito menos dinheiro com o operacional.

Só precisamos nos acostumar com os ajustes impressos na nossa cara a cada dia, a cada NF, principalmente os negativos... E nesses casos podemos nos sabotar, burlando o setup e na enorme maioria das vezes tomando um violino... Talvez só olhando o resultado ao encerrar a operação fique mais fácil de conduzir o setup com menor influência das emoções
Mas pra quem já tem alguma experiência no método isso não deveria mais ser problema.

Então a vantagem é toda a favor do WINFUT.

Os derivativos foram inventados pra isso pessoal. Pra facilitar a proteção!

SDS


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
* novo por aqui? Está difícil de acompanhar o assunto? Comece pelo artigo que deu origem a toda a idéia do blog: HEDGE DA CARTEIRA


13 comentários:

  1. É sempre bom explicar os conflitos de interesses Rock.
    Acontece demais....
    Vejo tanta gente fazendo mirabolâncias, para chegar a um resultado parecido que se pode fazer de uma forma muito mais simples e que dá muito menos trabalho, e sobretudo menos custos...
    Só para um exemplo, antes eu operava o índice nos 15'.
    Por isso, passei a operar no diário e obtenho o mesmo resultado gastando 20% do tempo comparado ao que gastava no intraday.
    Na corretagem, cortada pela raíz. Antes, em media 44 op/mês. Agora 1 op/mês na média.
    É bom saber bem o que se está fazendo... Nem sempre o mais difícil, pode ser o que dá mais retorno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Leandro!
      Demora um pouco mas a gente acaba percebendo que menos é mais.
      Isso vale também (talvez principalmente) para as expectativas que colocamos no crescimento do nosso portfólio de investimentos.
      Treidar pra que?...

      Abrc

      Excluir
  2. Salve!

    Existe outra vantagem ao fazer com BOVA11 que o colega não mencionou.
    Deixando a carteira em garantia no aluguel dos BOVA, ao vende-los vai entrar a grana na conta.
    Então se soubermos direitinho como rentabilizar esse dinheiro dá sim para compensar todos os custos a mais, mesmo que 20x como citado no post.
    * em tempo: eu só faço com mini-indice mas me ocorreu esta ideia lendo o post.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí Sergio? blz?

      Não sei como vão conseguir viabilizar esse rolo todo. Para alugar os BOVA11 a carteira vai cobrir apenas 60-70% (isso se for bastante concentrada em blue-chips, ativos menos líquidos e mais voláteis garantem apenas 30-40%).
      Teria que deixar uma RF garantindo o resto.

      E sobre rentabilizar a grana extra... o que chama de trabalhar direitinho? Comprar mais ações pra colocar no hedge direcional? Mas aí precisa de mais bOVA pra defender, não? Ou pra esse extra vai de mini-indice mesmo?... Ou seria pra DT?... puta rolo!

      Independente do que tenha pensado. Toda vez que a gente consegue CRIAR dinheiro de alguma forma, isso seria ALAVANCAGEM! E todos que migram pra esse caminho encurtam sua vida na bolsa, talvez até sua vida real. Caia fora dessa!

      Como disse acima: menos é mais.
      Lembre-se que bola de neve só cresce se a neve bastante "grudenta".

      SDS

      Excluir
    2. Olá! Excelente blog. Eu já tentei vender índice para me proteger na baixa mas me falta um setup eficiente pra isso. Tentei achar aqui no blog o seu mas não encontrei.

      Quanto ao BOVA11 X MINI, alguma corretoras oferecem renda fixa como a XP e a Directa. Será que não poderia ser feito:
      Vender BOVA11 e aplicar o $ recebido em um DI diário ou CDB diário. Dependendo do montante da carteira já paga todas as taxas da operação e ainda dá um lucrinho. Acredito que investir em RF(principalmente o CDB por conta do FGC) é baixíssimo risco.

      Excluir
  3. Ainda sobre alavancagem fui procurar algumas frases do vovô Buffet:

    Essa é porrada:
    "Combinando ignorância com alavancagem podemos chegar a resultados muito "interessantes".

    Essa é mais "light":
    "Por maior que seja o talento ou o esforço, algumas coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres."

    SDS

    ResponderExcluir
  4. Grande Rocky,
    Como você lida com familiares e amigos pedindo pra investir pra eles? Já pensou em montar um clube de investimento? Taxação e burocracia dificultam isso né? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Realmente as propostas sempre surgem mas a responsabilidade é muito grande, e o stress com recurso de terceiros aumenta muito. Então faço somente para pai, mãe e irmão.

      Passei por várias etapas tentando viabilizar algo mais fácil, podendo estender aos amigos.

      Já tentei abrir um clube. A taxação nem é tão pesada, sabendo negociar com o administrador (corretora) as taxas do clube seriam compensadas pela redução nos custos com corretagem, a partir de R$300k já estaríamos aproveitando o ganho em escala. Ainda existe a vantagem da isenção de IR.
      Mas existem algumas regras que atrapalham bastante. A mais chata é que só conseguiríamos travar 50% a carteira com os mini-indices. O restante ficaria num BH simples.

      Depois pensei em abrir uma PJ e operar na conta dela, cotizando assim a grana da família, mas descobri que em cima do lucro, além dos 15% de ganho de capital ainda incidiriam CSLL e outros impostos (não lembro direito, mas acho que eram PIS/COFINS). Inviável...

      Bom mesmo seria um fundo fechado (FIM), existe toda uma formalidade, auditorias, taxas para CVM, Anbima, Bovespa, etc, mas partir de R$2M já empataria os custos com o clube e acima disso passa a ser mais vantajoso para os fundos.

      Só que caindo nos fundos vamos esbarrar na gestão, precisa ser gestor autorizado pela CVM pra tocar um fundo. Passei na prova da Anbima e quando estava quase dando certo as regras mudaram. Agora preciso de 2 anos de experiência como co-gestor, com a carteira assinada por um gestor pra eu TENTAR uma autorização definitiva na CVM.... ufa!

      Melhor ficar com minha carteira e da minha família.
      Do jeito que andei incomodando o "sistema" com algumas postagens vai ficar difícil alguém me aceitar... Ainda bem que existe o anonimato na blogsfera...rsrsrs

      Abrc

      Excluir
  5. parei pra fazer as contas pois tambem quero abrir um clube este ano.
    a regra é a seguinte;

    Segue o parágrafo do Regulamento da Bolsa.

    10.1.7. O valor total das garantias requeridas para operações em mercado de derivativos e empréstimo de ações realizadas pelo Clube de Investimento não poderá ser superior a 15% (quinze por cento) do patrimônio líquido do Clube de Investimento.

    Fiz os calculos; ex uma carteira de 300mil
    15%=45 mil
    margem hoje site bovespa por mini = 1800
    total possivel para venda 25 minis

    considerando um beta de 0,75 sao necessarios 21 mini
    se o beta da carteira fosse 1 que é muito dificil seriam 28 mini,

    entao da sim.....

    abs

    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelson. Estava sumido!

      Que ótima notícia. Fui pesquisar e vi que em maio/12 o regulamento foi alterado.
      E me parece que pra melhor!

      No regulamento antigo havia no capítulo VII - DAS OPERAÇÕES PERMITIDAS AO CLUBE:
      Artigo 33:
      ...
      III - operações de vendas a futuro e lançamentos de opções sobre índices de ações somente poderão ser feitas com o objetivo de proteger posições detidas no mercado a vista, até o limite de 50% do valor desta;

      Ou seja, na sua conta acima só poderia vender 14 mini.

      Agora pelo regulamento novo ficou ainda melhor que as suas contas, pois agora a referência não é mais as posições em AÇÕES, mas sim o PL total do clube.
      Então caso o gestor além do hedge utilize rebalanceamentos RF/RV, digamos 25% / 75%.
      Utilizando o mesmo exemplo ficaria:
      75% ações = R$225k pede 16 minis com Beta 0,75 e 21 se fosse Beta = 1
      25% TD = R$75k
      PL total = R$300 k permite 25 minis

      Ou seja, além de proteger ainda daria pra arbitrar um pouco.
      Pra fazer somente hedge com mini blz!


      Os pontos que percebi piora foram nas OPÇÕES sobre ações:

      - do item 10.1.5.1: o que entendi é que não dá mais pra fazer travas de baixa nem operações estruturadas com opções, somente possuindo o ativo mãe.

      - e no item 10.1.5.2 fala que caso efetue venda coberta, os ativos mãe não serão considerados para a composição do percentual mínimo no item 10.1.1.

      - e no item 10.5.7 podemos ver que que as ações que estariam cobrindo a VC vão entrar na conta dos 15% do Pl.

      Ou seja, destravaram bem o hedge com mini mas apertaram um pouco pra quem quer fazer VC ao mesmo tempo. Acho natural pois querem evitar alavancagem e todos os malefícios que podem vir dela.

      Da forma como faço hoje, em alguns períodos estou vendido coberto em opções em +-25% da carteira e coincidindo com hedge "full" (sem ajustar pelo Beta) e não daria pra fazer no clube.

      Mas daria pra comprar PUT?

      Percebi uma inconsistência que talvez você possa descobrir a informação correta.
      O item 10.1.4, (v) fala que poderia comprar opções...
      Já o item 10.1.5 quando fala quais operações derivativos são permitidas não cita compra de opções.
      Vou questionar a BMFBovespa mas se você puder descobrir com seus contatos também ajudaria.

      Referência: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/download/Regulamento-clube-de-investimento.pdf

      Obrigado pelas informações e pela participação.

      SDS

      Excluir
  6. Fala Rocky e amigos, tudo bem?

    Se sair este clube, eu estou dentro!!!!!!!!!

    Um abraço e boas festas,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Rocky,
    Feliz natal para você e toda familia!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Feliz Natal Rocky e amigos virtuais, que Deus abençoe todos vocês e que venha 2014 tranquilo para todos nós. Dinheiro é sempre bom, mas saúde sempre vem em primeiro lugar.
    Saúde e dinheiro para todos.
    grande abraço.

    ResponderExcluir