segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SUCESSO






Extraído de: waitbutwhy

Com honestidade, trabalho duro e conseguindo poupar uma parte dos ganhos direcionando mensalmente para seu portfólio de investimentos, o destino só pode ser o sucesso e a independência financeira.

"A Bola de neve cresce bastante se a colina for bem alta e a neve bastante aderente." Warren Buffett

Mas...

Não exagerem nas expectativas! Papel e planilha Excel aceitam tudo na hora do estudo.
Na hora de aplicar, o fácil fica extremamente difícil.
Tenha um plano escrito, impresso, pra pegar na mão e ter algo pra te cobrar e ajudar a voltar para a rota traçada inicialmente.



SDS





/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Complemento feito em 27/nov/2013:

Segue o resumo de mais um ótimo  texto de Robert Kiyosaki


The success mindset and the key to being a great investor

"As we all know, there are always winners and losers in life and in business. But have you ever stopped to wonder what the difference is between the two? Is it just sheer luck, or is there something else at work?

In my experience, there is a distinct quality that winners have that losers don't-a certain way of looking at the world. That is not to say that winners don't lose. Everyone does. But the difference between losers and winners is often the way in which they approach losing. It starts with mindset.

Are you a giant or a worm?
"

Na íntegra: http://ow.ly/rdh8c




/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Complemento feito em 16/dez/2013:

O gráfico abaixo demonstra que quanto mais conseguirmos separar e guardar do fruto da nossa atividade principal, e quanto maior a consistência e rentabilidade do nosso portfólio de investimentos, mais rápido vamos chegar na "curva dos ricos" onde o dinheiro produz mais dinheiro que nosso trabalho.
Só então estaremos prontos para a independência financeira.


Fonte: http://www.businessinsider.com/americas-insane-gini-coefficients-2013-12


Só não gostei do tom do autor, ele dá a entender que isto está errado quando diz:
"We are living in a highly unequal society".
E no próprio título da página: "americas insane gini coefficients".


Prefiro a linha de pensamento do Kiyosaki.
Sabemos que o ser humano pensa diferente, faz escolhas diferentes e tem capacidades diferentes. Então acredito que o capital sempre será distribuído de forma desigual. E acho isso muito natural, desde que seja tudo feito de forma lícita e moral obviamente.

Não me recordo do autor, alguém disse que se dividirmos toda a riqueza do planeta hoje igualmente para todos os habitantes, após 20 anos estaria tudo parecido como está hoje. Algumas diferenças importantes seriam atribuídas para sorte/azar e oportunidades.



Se vamos conseguir chegar lá só depende de nós mesmos!




Não é fácil! Mas ninguém consegue sem educação financeira e muito planejamento.
Ao longo de vários anos é normal alguns solavancos, o importante é acumular mais acertos que erros. E isso só será possível se tivermos um bom plano em mãos.




Os posts mais antigos GESTÃO PATRIMONIAL  e PATRIMÔNIO falam um pouco sobre essas escolhas ao longo da vida e como elas afetam nosso futuro.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

62 comentários:

  1. Bom dia!
    Estava olhando com mais detalhes a página da carteira e surgiram algumas dúvidas. E como não há espaço para comentários por lá vou colocar aqui, ok?

    Ainda estou desenvolvendo meus critérios fundamentalistas então estou cheio de dúvidas. Se puder me ajudar gostaria de comentar algumas de suas colocações:

    - porque encerrou BRSR6 e MYPK3? Considero boas empresas e tenho em carteira.
    - porque VALE e Gergau estão em quarentena pra você?

    Não entendo direito a questão dos 530% desde 2010. É alavancado né? Só pode ser com um ganho desses!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sergio!
      Tranquilo. É pra comentar por aqui mesmo, lá nas páginas fica muito difícil organizar e como estou sempre atualizando-as, os comentários seriam perdidos ou ficariam sem sentido depois de um tempo.

      Taí um tema controverso e complicado: a ANALISE FUNDAMENTALISTA.
      Cada um tem seus critérios próprios e existem até mesmo algumas escolhas de cunho pessoal. Eu, por exemplo, acho a Souza Cruz um empresa excelente mas não quero ser sócio de uma produtora de câncer...

      Então devemos estabelecer nossos critérios e buscar aprimorá-los com o tempo. O melhor lugar pra isso é na Bastter.com.
      Não gosto de explicar em muitos detalhes, como disse antes sempre existem critérios pessoais, mas enfim, respondendo especificamente:

      - também acho a BRSR6 uma boa empresa mas resolvi encerrar porque quis voltar para Bradesco e ITau pra começar a fazer lançamento coberto buscando uma rentabilidade maior na carteira. Então para evitar uma concentração no setor financeiro resolvi trocar.

      - MYPK3 eu havia comprado muito barato, estava na minha categoria CRESCIMENTO. Ela vinha até que bem comparando com outras do setor. Mas depois de algumas aquisições as margens despencaram em 2012, a dívida disparou e as sinergias prometidas ainda não apareceram. Tchau, tchau!
      Ainda acabei realizando um bom lucro de 50% em dois anos.

      - VALE e Gerdau: margens muito baixas por longos períodos podem afetar bastante o desempenho futuro das empresas. Podem perder participação no mercado, perder capacidade de investimento e pagamento, as dívidas podem fugir do controle, etc. Por enquanto estão na categoria QUARENTENA. Não vendo mas também não aumento posições.
      * apesar disso quando vi a VALE cotada abaixo do VP comprei mais um pouquinho...rs... To falando! É complicado esse troço de AF...rs... Mas é que tem o benefício da VC ...

      - na última atualização da página da carteira a rentabilidade acumulada desde 2010 é de 566%. SEM ALAVANCAGEM. Isso é possível por causa dos juros compostos: (100 * 1,671 * 1,71 * 1,715 * 1,36) - 100 = 466, 2010, 2011, 2012 e 2013 parcialmente. Simples!

      SDS

      Excluir
    2. Entendi! Realmente, é mais pessoal e subjetivo do que pensamos.
      Vlw!

      Excluir
    3. Blz Sergio!
      Conforme vamos estudando percebemos que até em questões bem objetivas o assunto fica objetivo. Exemplo: já vi nos comentários do Bastter ele descartando empresa boa por ser muito nova. Porém em outra ocasião ele falava bem de uma empresa com bons fundamentos, porém um pouco piores que a primeira, só que a segunda mais nova ainda... Tem coisas que não da pra entender, deve ser "feeling", premonição, sei lá...rs

      Excluir
    4. Digo: "até em questões bem OBJETIVAS o assunto fica SUBJETIVO..."

      Excluir
  2. Rocky aproveitando o assunto, vi que existem muitas boas empresas que você não tem em carteira como a ARTR3, ALPA4, ODPV3, TOTS3, CIEL3, .........., e possui algumas ruins como TECN3, WHRL3, .........
    Porque dessas escolhas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tassio! Esse assunto é muito mais complexo e pessoal do que parece.

      Mas vou responder porque não optei pelas da sua lista:

      - ARTR3: dívida alta me incomoda, são 7 anos de LL... Mesmo com aquela história de receita garantida... mas existe o risco regulatório, e pudemos ver no setor elétrico que receita garantida não significa margem garantida, muito menos lucro garantido...

      - ALPA4: comparando com a Grendene, a margem é bem mais baixa, não tem tagalong na PN, só o obrigatório por lei de 80% nas ON, mas as ON tem baixíssima liquidez. Então entre as duas prefiro a GRND3.

      - ODPV3: margens razoáveis, zero de dívida, mas está cara no meu modo de ver (P/L x P/VPA = 248). Esses dados atuais não são suficientes pra compensar a antipatia que tenho por convênios. (subjetivo?! muito! Eu sei!).

      - TOTS3: parecido com a anterior, margens razoáveis, dívida equilibrada, mas cara no meu modo de ver (P/L x P/VPA = 177). Precisaria ter uma margem melhor pra começar a comprá-la periodicamente ou então efetuar um recuo importante como em crises sistêmicas pra efetuar o primeiro aporte de forma mais expressiva.

      - CIEL3: essa parece ser a empresa perfeita pra nós minoritários. O único defeito é que não para de subir e não recua pra me deixa entrar!...rs
      Está lado a lado com a Natura como as mais caras da nossa bolsa, atualmente P/L x P/VPA = 373). Mesmo com ótima margem de lucro precisaria de um recuo importante como em crises sistêmicas como mencionei no item anterior.
      Por enquanto dou preferência a outras empresas do setor financeiro mais "baratas", e que também posso remunerar a carteira com opções.

      É isso! O importante é formarmos nossos critérios e seguirmos evoluindo e aprendendo.
      Por enquanto está dando certo.

      Abrc

      Excluir
    2. Tá certo Rocky, essa análise é muito subjetiva mesmo.
      No meu ponto de vista todas essas ações descritas acima estão muito ''melhor'' fundamentalmente falando que SSBR3, TECN3, WHRL3, LEVE3, GGBR4,........
      Mas cada um com seu cada um, o importante você já faz que é diversificar né.
      Abraços e obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. Blz Tássio! Disponha.

      Mas não se esqueça de diversificar também entre SETORES e SEGMENTO. E as comparações entre os ativos deveriam ser principalmente dentro do mesmo segmento.

      Exemplo: se quero ser sócio de indústrias do segmento de material rodoviário tenho que aceitar as margens baixas, fazer meu ranking, descartar as muito caras e escolher as primeiras.

      Ou seja, não posso comparar Marcopolo e Metal Leve com Cielo ou AMbev. Nem Gerdau com Natura.

      Então na minha visão o planejamento deveria começar por setor e segmento antes de partirmos para os ativos.

      Abraço e obrigado você pela participação.

      Excluir
    4. Hum...
      Então você primeiro determina quais os setores e segmentos quer participar, com as participações relativas também, e sai a caça dos melhores ativos de cada segmento? É isso?
      Vlw!

      Excluir
    5. Isso mesmo. Exemplo:
      - quero ter uma participação no setor consumo cíclico, subsetor vestuário/tecidos/calçados, segmento calçados.
      - buscando as ações que preenchem meus critérios encontrei Arezzo, Alpargatas e Grendene. A primeira está muito cara e entre as outras duas optei por ficar somente com GRND3. Sobre Alpa está melhor explicado na resposta acima.

      Abs

      Excluir
    6. Mas aí alguém pode perguntar: porque quer ter uma participação no setor consumo cíclico, subsetor vestuário/tecidos/calçados, segmento calçados...
      Aí respondo:
      - talvez por Grendene ter sido a modinha nos forums de AT...
      - talvez por representar uma parte considerável do PIB...
      - talvez por ter trabalhado em uma loja de sapatos...rs

      Não tem jeito pessoal! É subjetivo mesmo! O importante é não cair em empresas ruins que não dão lucros, ou então, que mesmo dando lucros, a dívida é tão alta que os juros da dívida vão comendo todo este lucro.

      SDS

      Excluir
  3. Respostas
    1. Blz Uorrem! Te adicionei aos círculos.
      Gostei das suas postagens e do formato. Sabe se dá pra converter do Blogger para o formato do Google+?
      SDS

      Excluir
    2. Sei não Rocky.
      http://blogdouo.blogspot.com.br/
      Abraço!

      Excluir
  4. Rocky

    Estou estudando um pouco analise fundamentalista e muitas vezes eu "tropeço" neste ponto das empresas analisadas estarem muito caras. Gostei desta de multiplicar PL com PVP, não conhecia, como disse estou ainda no começo do aprendizado desta questão fundamentalista.

    Vejo os indicadores pelos site "Fundamentus.com.br" e de uma forma mais resumida e didática pelo site "guiainvest.com.br".

    Tem algum outro site gratuito que indica? Tem algum onde poderia baixar os indicadores em excel?

    Obrigado

    Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tadeu! É um aprendizado longo que nunca vai parar como você viu nos comentários anteriores.

      Eu me acostumei com os quadros da Bastter.com mas utilizo o fundamentus para conferir os dados (como backup). No Guiainvest dá pra utilizar os filtros de forma bem rápida e exportar pro Excel. Uma vez planilhado da pra criar nossos próprios filtros e reduzir bastante a quantidade de ativos no radar.

      O conceito de multiplicar os múltiplos P/L e P/VP é do vovô Buffet, e evita algumas distorções que podem haver olhando os dois separadamente.
      Só acho meio radical os valores que ele utiliza: começa a olhar para resultados menores que 20, mas comprar mesmo só aquelas ações com resultados menores que 15.
      Talvez faça sentido pra ele porque compra participações enormes nas empresas, e quase tudo de um vez. No nosso caso vamos utilizar os aportes mensais então podemos flexibilizar um pouco.

      Em muitos anos de mercado percebi que quase sempre quando esse valor dispara, no médio prazo ele acaba voltando pra baixo de 20. Seja porque as cotações recuaram bastante, seja porque tenham ficado numa longa congestão (os famosos retângulos em topo) e os lucros foram aumentando bastante. Então seria com ose os lucros fossem "alcançando" as cotações para os múltiplos "se ajustarem a regra" ao ficarem mais "baratos".

      Por enquanto muito mais ajudou do que atrapalhou, só deu errado e me deixou fora de Natura e Cielo e não me arrependo por isso.

      SDS

      Excluir
  5. Bom dia rocky!

    Fiz um cadastro no site Eugênio invest pra fazer um teste na ferramenta do otimizador. Acontece que não consigo abrir a ferramenta. Ainda tá funcionando? costuma dar problema no início? tem outro site que tem essa mesma proposta do otimizador?

    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi C4RIOC4! A Claudia deixou aquele site às moscas. alguns colegas tentaram carregar enquanto ela não aparecia ,as ficou difícil. pra piorar o otimizador está fora do ar já a alguns meses.
      Não existe opção pra nós, pequenos. Quem fornece os dados para os grandes é a Economática mas é muito caro.
      Estava tentando fazer em Excel mas dá um trabalho danado.

      Vamos nos virando com diversificação entre setores, segmentos e ativos. E utilizando o Beta calculado aqui no blog. Não é o ideal mas dá pra chegar bem perto da otimização pela AQ.

      Abraço

      Excluir
    2. Beleza, rocky. Desde quando perguntei até hoje consegui aprender a fazer a distribuição da carteira no excel mesmo.
      Já fiz uma carteira, e to mexendo pra treinar melhor a ferramenta. Mas ainda preciso trocar idéia com quem já viu esse otimizador pra ter certeza dos resultados.
      Qualquer idéia me avisem...

      Excluir
  6. Fala Rocky, tudo bem?

    Estou assustado com o spred entre o IBOV e o WINZ13. São 1300 pontos de diferença e o mais curioso é que o WINV13 vai fechar com valor igual ao IBOV.

    Alguma explicação para isto?

    Obrigado e um abraço a todos.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possível explicação sobre a atual 'anomalia' do spread

      Depois de ler essa primeira reportagem, procurei saber mais e encontrei uma explicação bem plausível pra essa atual 'anomalia' no spread. Basicamente, o aumento no peso de OGX em relação ao índice desestabilizou o mercado de aluguéis, alterando significativamente operações de financiamento/caixa (uma é compra de ações no mercado a vista e venda de índice futuro, a outra é o contrário, venda de ações a vista e COMPRA de futuros). Nesse último caso, o player que quiser comprar indfut e vender ações vai ter que alugá-las, mas o valor do aluguel de OGX (que não pode ficar de fora pelo grande peso no IBOV) tá no espaço; então o player prefere não atuar nessa estratégia. Assim, desequilibrou a estratégia de venda de ações e compra de indfut, diminuindo os compradores de indfut e reduzindo seu preço em relação ao índice a vista. Pra alegria geral da nação, esse mico deve sair ou ter menor participação ano que vem...

      Links das matérias:

      http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/aluguel-de-ogx-bate-320-ao-ano-e-mercado-teme-manipulacao?page=1

      http://www.arenadopavini.com.br/artigos/indices/impacto-de-ogx-no-ibovespa-deve-distorcer-tambem-mercado-futuro-alerta-gestor

      Excluir
    2. Exatamente isso.
      Falamos bastante sobre esse fenômeno no post de 15 de agosto.

      SDS

      Excluir
  7. Caro Rocky,

    Por onde anda seu amigo Robson Wesley, o trader profissional de Limeira. Ele fechou o blog de finanças e abriu outro onde vende umas bonecas horríveis. É assim que os traders profissionais se viram quando levam chamada de margem?

    A propósito, também comecei a brincar com WIN, mas meu setup até agora só acertou 50% das operações, com um módico lucro de 15% sobre a margem. Gostaria muito saber como chegar a sua taxa de acerto de 90%.

    Att,
    Investidor Troll, El Rei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Investidor Troll.
      Não conheço o RW pessoalmente, apenas pela blogsfera e Leandro&Stormer, e não tenho notícias dele. Espero que não tenha quebrado com alavancagem, falta de aviso não foi...

      O setup que utilizo pra conduzir a proteção da carteira está descrito no post HEDGE DIRECIONAL de 8/jan/2012.

      Como existe bastante subjetividade nas entradas ou saídas contra tendência. E também porque somos seres humanos por trás dos monitores e a teoria fica bem diferente da prática, eu twitei em 2012 todas as operações antes de acontecerem (ou no máximo 2 minutos após acontecerem). Todas as entradas no hedge e alterações na carteira.
      Isso pra deixar registrado publicamente a possibilidade de fazermos 50% ao ano com carteira LP, sem alavancagem.

      Mas a taxa de acerto não é 90%, nem tenho este controle. O controle que tenho aqui é de +- 23mil pontos em 2012 e 22,9 mil pontos até o momento em 2013.

      Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
    2. 2 mil pontos por mês é algo paupável. Se eu obtiver algo em torno de 1.500 pontos/mês, dou-me por satisfeito.

      90% de acerto era o que o RW alardeava com bastante empáfia em seu antigo blog. Pelo visto, não era sustentável no LP, logo não me interessa.

      Excluir
    3. Blz! É isso aí.
      Conseguindo isso você vai ver como é tranquilo conduzir a carteira LP com um crescimento bem acima de um simples buy and hold.

      O curioso é que mesmo com uma pontuação igual a 2012 antes do ano terminar, em 2013 a carteira está com valorização bem menor. Isso ocorreu porque este ano está faltando uma boa perna de alta para aproveitarmos os reaportes promovidos com a grana dos ajustes que entraram com o hedge.

      Lembrando: queremos travar parte das quedas e acompanhar o IBOV em boa parte das altas.
      Se precisar de mais alguma informação é só perguntar novamente.

      SDS

      Excluir
    4. Sobre nosso colega de blogsfera RW, infelizmente acabei de receber este link de outro colega: http://leandrostormer.com.br/perfil/66819

      É uma postagem de Novembro na L&S onde ele avisa que quebrou.
      Desejo saúde, sucesso e até logo!

      Uma reflexão aos iniciantes: nestes quase 14 anos de mercado eu vi várias pessoas quebrarem, mas TODAS elas estavam ALAVANCANDO.
      E grande maioria que fala abertamente em alavancagem nos foruns acaba desaparecendo.
      Nunca vi um investidor que tenha quebrado. Então colegas:

      NÃO ALAVANQUEM! JAMAIS!

      SDS

      Excluir
  8. Rocky, você poderia passar seu e-mail para contato?
    Att,
    Gabriel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel. É rocky.investidor@gmail.com

      Prefiro responder por aqui pois várias pessoas tiram as mesmas dpuvidas quando os colegas participam, mas se preferir ou for particular aguardo seu contato.

      SDS

      Excluir
  9. Rocky o que você acha do modelo do Bastter - Trading System do Bem que rebalanceia mensalmente a carteira de ações com todo o $$$ novo no local que a planilha manda.
    Seria interessante aplica-lo fazendo o HEDGE?
    Uma outra pergunta que tenho é sobre qual valor máximo que por sua experiencia considera bom de corretagem no mercado a vista e nos minis?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tassio!

      Eu acho o TDSB uma excelente ferramenta para conduzir a carteira LP.
      Entendendo bem seu funcionamento o investidor nem precisa saber AT, nem mesmo abrir os gráficos dos ativos, pra tirar proveito das oscilações de preços.

      A impressão que tenho é que os aportes vão sempre pro lugar certo. E esses aportes podem ser provenientes da nossa atividade principal, dos dividendos recebidos ou do hedge.



      Sobre as corretagens eu fui verificar a planilha da carteira TPQ pra responder melhor.

      Para AÇÕES está mais fácil responder, seria viável até mesmo pagando tabela Bovespa.
      Da planilha encontrei que:
      - A R$14,90 por ordem, o gasto em corretagens, ISS e emolumentos foi:
      - 2012 = R$1.460,00
      - 2013 = R$ 700,00

      - se fosse tabela Bovespa (0,5% do valor movimentado) teria ficado assim:
      - 2012 = R$3.203,00
      - 2013 = R$3.011,00


      Para BMF o gasto foi maior (lembrando que minha condução é pelo 60´).
      Da planilha encontrei que:
      - A R$2,00 por minicontrato o gasto em corretagens, ISS e emolumentos foi:
      - 2012 = R$5.166,00
      - 2013 = R$6.722,00 * ano bem mais truncado que 2012 nos 60´.

      Para um ganho acumulado de R$256K só com os ajustes isso representou 4,65%.
      Quanto seria viável gastar com corretagem? 10%?

      Fazendo a conta contrária chegaríamos aproximadamente no dobro, em R$4,00 por mini-contrato. E acredito que mesmo na corretora mais cara, mesmo que o volume de recursos seja bem pequeno não cobrariam tudo isso.

      Operando em gráficos com tempos maiores talvez o custo seja menos representativo com ganhos muito parecidos em alguns anos.
      Espero ter ajudado e obrigado por mais essa participação.

      SDS

      Excluir
  10. Caramba Rocky tá pagando caro em que nem eu, rsrsrs
    Pelo jeito opera pela XP também né.
    Então recebi uma proposta de uma outra corretora(walpires) de R$ 5,00 por ordem em ações e opções e R$ 0,50 e R$ 1,00 para o minicontrato DT e ST respectivamente.
    To tentado em trocar de corretora pela grande diferença de preços, mas gosto muito da XP por já estar acostumado com ela, aí minha dúvida se vale ou não a pena essa troca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro mesmo Tassio!...rs

      Pra manter a coerência do blog e da carteira TPQ eu preciso utilizar esses valores na planilha.
      A ideia é que se for pra errar que seja piorando a rentabilidade divulgada e não ajudando.

      Então como minha carteira é um pouco maior (ainda tem as carteiras dos meus familiares e também faço outras operações) eu consigo esses valores que você citou para BMF tanto na XP quanto na UM Investimentos. A ordem fixa para Bovespa dá pra negociar também se forem muitas operações pelo HB, ou DayTrade, ou ainda utilizando o robô pra montar umas travas mais gordas.
      Nunca operei pela Walpires para poder dar uma opinião mas entendo bem a sua questão de já estarmos acostumados. Será que não consegue negociar com sua corretora? Apresente seus números.

      SDS

      Excluir
  11. É impressão minha ou depois da saída da OGX o spread normalizou? Tava vendo agora o IBOV a vista aos 54.482,14 e o futuro aos 54.825,00...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo bobdirlei. No mesmo dia que aquela porcaria pediu recuperação judicial e foi defenestrada pelo IBOV o spread já fechou bastante e neste momento está positivo em 250 pts.

      Só foi uma pena estar protegido durante este movimento. Era previsível mas preferi a segurança.

      SDS

      Excluir
    2. Rocky qual é a média de pontos(mais ou menos) que faz ao abrir o HEDGE e dar o gain e ao ser stopado?

      Excluir
    3. Oi Tassio.

      Peguei na planilha de controle os dados REAIS, já considerando slipage, subjetividade, arredondamento para número redondo, colocar a ordem antes/depois de suportes e resistências, etc.
      Normalmente piores que os valores encontrados em back-test como era de se esperar.

      2012:
      - 61 operações, 33 positivas (+), 28 negativas (-)
      - 22955 pontos no total, média de 376 pts/operação
      - 38045 pontos operações +, 33 operações +, média 1153 pts
      - 15090 pontos operações -, 28 operações -, média -539 pts
      - EM (expectativa matemática) = 871 pts por operação


      2013: (até o momento, considerando o hedge em aberto)
      - 57 operações, 35 positivas (+), 22 negativas (-)
      - 25695 pontos no total, média de 451 pts/operação
      - 37310 pontos operações +, 35 operações +, média 1066 pts
      - 11630 pontos operações -, 22 operações -, média -529 pts
      - EM (expectativa matemática) = 859 pts por operação


      A análise do setup quando estamos pensando em hedge tem que ser feita de forma um pouco diferente, já que em boa parte das operações negativas, a carteira também estava subindo. Tirar dinheiro mesmo só os violinos.
      Por isso um setup meia boca tem resultados tão bons.
      Por isso insisto que o setup não é o principal.

      SDS

      Excluir
  12. Rocky te agradeci pelo facebook e vim agradecer aqui...vc mudou minha forma de ver o mercado completamente. Muito obrigado.
    2 anos operando seu modelo e com lucros consistentes e visualizando o potencial desse metodo no periodo de 10 anos.

    A unica coisa que alterei foi a troca da media de 63 para 72 no IBOV. Não olho o indice futuro para entrada, mando a mercado.

    Você é 10.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa André! Muito obrigado!
      Acho ótimo que tenha sido útil pra você. Agora você tem a obrigação (no bom sentido!) de espalhar este conhecimento.

      Abraço

      Excluir
  13. Certa vez um colega me disse que consegue rentabilizar a carteira dele - só VALE - nuns 2% ao mês com venda coberta, vendendo CALLs e PUTs ao mesmo tempo, já que só um lado pode exercer. O problema nesse caso é o óbvio: tem que ficar com a VALE na mão o tempo todo, ficando à mercê da direção dos preços.

    Ainda não parei pra estudar mais a fundo venda coberta - não é o meu foco no momento - mas se for isso mesmo, não seria o caso de montar um hedge ou long/short de VALE5/VALE3 ou VALE5/BRAP4?

    Ficaria sempre com VALE5 em carteira, pra rentabilizar a mesma com vendas cobertas, e venderia o mesmo financeiro (ou o equivalente da correlação) de VALE3 ou BRAP4, protegendo. Em 1 ano, os 2% ao mês totalizariam uns 27%, e as operações se resumiriam em rolar os aluguéis de VALE3 ou BRAP4, e as vendas cobertas.

    Nessa operação, no final de 1 ano teria que pagar os aluguéis da ação vendida, mas esse custo seria compensado pela remuneração vinda do aluguel das VALE5 da carteira.

    O histórico anual de spread desse long/short variou entre +5%/-8%, mas como ficaria com VALE5 em carteira, também estaria exposto aos dividendos, onde um ano com máximo spread negativo, seria compensado com os dividendos; ano com baixo spread ainda teriam os dividendos somados ao total, gerando mais de 30% a.a. Nada mau!

    E o principal: sem trades! lol---treidar pra quê? rs---lol

    Se ainda acrescentar nessa história por exemplo o setup diário da MM20 + FFFD, onde quando desse venda abriria o hedge vendendo VALE3, e quando desse compra deixaria só VALE5, existe grande chance de melhorar esse resultado...

    Pessoalmente, prefiro o esquema do Rocky com boas ações e defendendo com mini-índice. Só to comentando porque tem gente que é apaixonado na VALE, então tem como defender com certa tranquilidade. Mas toda essa história é viável caso o rendimento das vendas cobertas for parecido com isso mesmo, e ainda teria que ver a questão das margens de garantia (se por exemplo poderia alugar o ativo, ao mesmo tempo de vender a descoberto calls + puts, ao mesmo tempo de vender a outra parte defensiva tendo a principal como garantia, etc).

    A questão é só compartilhar a idéia, que é super parecida com a do Rocky, mas pra 1 ativo só. Repetindo, mesmo se tudo isso confirmar, ainda prefiro a idéia de carteira ótima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí carioca!

      Existem várias formas de rentabilizar o patrimônio.
      A diferença básica é uma questão de filosofia de investimentos e de manejo de risco..
      Eu invisto em ações a muitos anos e já consigo pensar como os americanos. Sendo sócio e me imaginando como dono de um pedaço da empresa. Tenho segurança em deixar 33% do patrimônio em renda variável desde que siga tudo que está explicado aqui no blog.
      Mesmo sabendo que os gestores/majoritários não ligam a mínima pra mim, que só querem saber de meu $$$ em outro IPO...rsrsrs

      Nas empresas que tem liquidez em opções dá pra rentabilizar com venda coberta. E na carteira toda dá pra rentabilizar com o hedge.

      Mas se entupir de uma empresa só pra fazer VC... eu não faço e acho complicado fazer isso com parte considerável do patrimônio. Vai que!...

      SDS e obrigado pela participação.

      Excluir
  14. Vamos contribuir...

    1. O que faço hoje é TAXA na vale e petro o que entra todo mês 1,6%, se a vale/petro disparar para cima faço uma trava de baixa com o risco máximo no que ganho fazendo TAXA. Resultado nos últimos meses de 2,1% na media.

    2. Tenho BOVA11 + ELPL4(comprado no topo, faz parte) que faço hedge seguindo a estrategia de Rocky, mas com a media de 72.

    Só tenho a agradecer, quase 3,5% ao mês no total que nunca tinha conseguido fazendo trade o tempo todo.

    Valeu!






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, mas você usa também a subjetividade pra abrir o hedge né?
      Estou a 1 ano e meio tentando achar um método pra abrir o hedge e até hoje não consegui achar nada que me satisfaça, infelizmente.
      Parabéns pela rentabilidade e espero um dia conseguir algo parecido, pois o mini pra mim só tem servido para tomar ajustes negativos, kkkkkkk

      Excluir
    2. Tassio, só coloco no gráfico a média de 72 no ibov, quando rompe o candle de 60m vendo ou fecho a operação. Só isso, mais nada.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. André, pode esclarecer:
      "...quando rompe o candle de 60m..." ?
      Grato.

      Excluir
    5. Sergio, é o metodo de Rocky só mudei a media que "achei" melhor, mas acredito que usando a de 63 no final das contas vai dar no mesmo. Segue o link da imagem:
      https://dl.dropboxusercontent.com/u/26843549/IBOV.png

      Excluir
    6. Blz André!

      Vejo que já havia começado sua tarefa antes mesmo de lhe solicitar lá em cima...rsrs

      Obrigado pela participação e pelas contribuições!

      SDS

      Excluir
  15. Rocky,

    No meu pensamento vale mais a pena comprar bova11 e vender o mini, pois o hedge fica menos descolado por causa do beta e não preciso ficar de tempo em tempo trocando os ativos.

    Mas como sou um mero iniciante em hedge, gostaria muito da sua opinião das vantagens e desvantagens de só ter aporte em bova11 ou montar uma carteira de 10 a 15 ações em um financeiro por exemplo de R$ 300.000,00 até R$ 600.000,00.

    Grande abraço.

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André. Sua dúvida é a mesma de muitos colegas que já me procuram por e-mail.

      Pelos estudos que fiz e venho observando na prática nos últimos 3 anos, para valores a partir de 100k, a valorização foi sempre maior na carteira bem montada em comparação ao IBOV (e consequentemente também ao BOVA11).
      Isso está alinhado com aquela ideia que já debatemos que os indices estão carregados de lixos, até mesmo de liXos da pior espécie até pouco tempo. E que uma carteira bem selecionada vai sempre ter um desempenho melhor que o IBOV no longo prazo.

      Normalmente a carteira não acompanha o IBOV nas altas fortes, conseguimos no máximo segui-lo de perto. Porém como sempre ocorre o zig-zag, travando parte das quedas e rebalanceando rapidamente, a alta será potencializada e vamos dar uma surra no IBOV sozinho e ganhar um pouco do BOVA11 + hedge.

      No longo prazo este "ganhar um pouco" do BOVA11 + hedge vira uma diferença enorme a favor da carteira + hedge.

      Porém com o ETF o saldo fica mais "estável" e talvez seja mais fácil segurar as emoções e ficar firme no plano de investimentos. Por tudo aquilo que foi falado nos posts sobre BETA, das suas variações, descolamentos no curto prazo, etc.


      Concluindo, penso que seria melhor começar com o BOVA11 e a medida que o investidor fosse amadurecendo no método ele migrasse os lucros do hedge aportando nos ativos em separado.
      E para valores mais expressivos não podemos assustar com os ajustes negativos.
      Alta de 1000 pts enquanto protegidos quando estamso vendidos em 50 minis causa uma dor danada...rs. Esquecemos que entrou 20000 pontos no ano e só ficamso lembrando daquela NF...rsrsrs


      Só uma correção: não recomendo que fiquemos trocando os ativos de tempo em tempo, mas sim que orientemos os reaportes para deteminada classe de ações, se mais conservadores ou mais agressivos.
      E utilizo pra isso o ciclo decenial americano.
      Ano passado acabei trocando mais do que gostaria após o susto do marco regulatório no setor elétrico, com preocupações sobre outros setores, mas não gosto do gira-gira do patrimônio.

      Foi uma falha minha no início das postagens, que venho tentando corrigir mais recentemente.

      Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
    2. Boa noite a todos.

      O rocky que me corrija, mas pra um melhor entendimento, no limite, podemos considerar a parte referente à venda de índice como algo "paralelo" à estratégia do método inteiro. "Paralelo" num primeiro momento, já que na verdade é complementar e indispensável por 2 principais e excelentes motivos.

      Não fosse o risco sistêmico, nossa carteira bem montada tenderia sempre a ficar ou estagnada no mesmo patamar/valor por um pequeno tempo, ou sempre se valorizando com o passar do mesmo, já que estamos considerando uma carteira bem montada com algumas das melhores empresas.
      Mas veja o "pequeno" porém desse raciocínio: "não fosse o risco sistêmico..."

      Como o risco sistêmico existe e pode dar o ar da graça a qualquer momento, este é o primeiro principal motivo da venda do índice na estratégia, e é aqui que ela se torna tão indispensável: proteger a carteira do risco sistêmico, já que o risco não sistêmico é minimizado com a diversificação.

      Acontece que ninguém sabe quando esse risco sistêmico vai iniciar e fazer jus ao termo, então com a sistemática de um setup, entram as vendas no índice com o objetivo de proteção, e se esse setup for razoavelmente eficiente, dá pra usar esse lucro na própria carteira, com realocação. É o segundo grande motivo.

      De forma que a técnica é como um simples fundamentalista que faz outros trades paralelos utilizando AT, só que nesse caso, esses trades são de grande importância, principalmente no período em que o 'risco sistêmico' fizer jus ao termo. Nesse dia, será mais fácil entender como as técnicas se complementam...

      Achei melhor interpretar assim, porque se for pensar só em betas, a dúvida vai ser constante. E com razão, já que o beta é relativo a correlações passadas - e muito passadas, coisa de anos - e ainda é uma variável dinâmica. Mesmo assim usá-lo como parâmetro na quantidade de índices vendidos é genial.

      Excluir
    3. Pessoal,

      Para mais um debate..., estava no casamento ontem e fui apresentado a um senhor muito simpático e conversa vai conversa vem...e entramos no assunto de
      bolsa de valores...ele me disse que em toda sua vida acumulou ações da Petrobras(nunca vendeu uma ação) e que hoje vive razoavelmente bem com
      as queridas petros dele.

      Fiquei curioso e fui perguntando ao senhor sobre toda a experiência dele...para a minha surpresa ele disse:
      "hoje não tenho mais saco para ficar monitorando, mas tenho um funcionário que faz hedge com opções das minhas Petrobras"...

      hummm..perguntei e qual o método que ele usa?
      - "Simples, conheci um grande operador da bolsa de chicago que infelizmente já faleceu e que me ensinou sobre hedge e já faço isso tem muitos anos,
      ploto uma media de 50 períodos na primeira opção ITM quando o preço for abaixo eu vendo...
      tocou nele de volta recompro...e só isso, mais nada. ele é meu robô."

      E você só tem Petrobras em carteira?
      para minha outra surpresa, segue a resposta:

      - "Sim, só tenho petro...tem gente que me chama de louco, mas até hoje deu certo para mim."

      Hoje liguei para meu amigo para saber se isso era veridico ou conversa de whisky na cabeça, meu amigo não entende nada de bolsa, mas afirmou que ele
      é MUITO rico e que ele vive de rendimentos de bolsa.

      Uma coisa é certa, estamos no caminho graças a Rocky.

      Mas ai vem a minha duvida cruel, será que é mais eficiente fazer operação de taxa ou fazer hedge com as petro também?!?!?!?!

      para pensar...

      Excluir
    4. André:
      Merece um Backtest, concorda?

      Excluir
    5. grafico de 60m também como o Rocky. Passando o dia pensando sobre o que esse senhor me ensinou em poucas horas.

      Excluir
    6. Salve pessoal. Um excelente dezembro a todos!

      Primeiro respondendo ao carioca lá em cima:
      O resumo sobre risco ficou perfeito. E também concordo com essa visão de ver, no limite, a venda no indice como algo paralelo. Assim fica mais didático.

      Pra quem é holder convicto e tem aversão a AT fica mais fácil entender ou "aceitar" o método, principalmente quando digo que conduzo pelos 60´...
      Já me perguntaram várias vezes como posso chamar de hedge um sistema que pode dar entrada e saída num mesmo dia??? Hedge day-trade nunca vi me disseram alguns...rs
      Ou ainda, que sistema é esse em que o risco sistêmico está existente as 10:00 da manhã e já foi dissipado (ou amenizado) as 17:00?
      A grande diferença para os trades comuns é que ao utilizarmos o derivativo na ponta vendida só uma parte dos stops atrapalha, a outra parte saímos no 0x0.

      Na prática não muda nada mas muda o modo de enxergar a operação. Tem alguns colegas torcendo o nariz só por causa de nomenclatura. E acho uma pena que fiquem de fora só pro causa disso. Vou copiar seu texto naquela postagem: É HEDGE OU NÃO.

      Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
    7. E sobre o caso das Petro citado pelo Andre:

      Repetindo uma resposta mais acima:
      "Existem várias formas de rentabilizar o patrimônio.
      A diferença básica é uma questão de filosofia de investimentos e de manejo de risco."

      E nesse caso o risco está elevadíssimo! Total exposição ao risco sistêmico já que a PETR tem uma relação bastante direta com o IBOV, e 100% de risco individual.
      Eu não teria uma concentração dessas nem mesmo na VALE(*).

      * nem mesmo Vale nos bons tempos do minério de ferro beirando os us$200, nos bons tempos do Agnelli, e ainda, na época que não havia a Receita Federal querendo meter a mão no caixa da empresa sob a interferência do PT.

      Na minha opinião seria muito melhor deixar esses recursos em renda fixa e utilizá-los como margem de garantia nas travas de baixa e de alta com opções. Aí sim pode até ser concentrado na Petro e mais nenhuma empresa.
      A rentabilidade seria a mesma e o risco muuuuuuito menor. Controlado.

      E sobre rentabilidade, estudei bastante um método semelhante e sempre foi muito difícil passar de 30% ao ano sem alavancagem, mesmo bem ativamente pelos 60´, considerando lucro bruto (sem corretagem).

      Eu faço algo parecido misturando AT com taxa, com VC e os resultados são razoáveis.
      Pelos 60´ consigo entre 20-25% ao ano de lucro líquido nesta modalidade, e quando agregados no conjunto da carteira vão representar 6-7% a mais no ano.

      Seguimos aprendendo sempre. Mas nesse caso não gostei do método por causa do alto risco.

      Lembrei de um caso parecido:
      Em 2009, num curso de opções na L&S, conheci um senhor aposentado que disse viver só de taxa das suas Petro. Que nos bons tempos da taxa conseguia 2% líquidos no mês, mas que ultimamente estava difícil passar de 1% e por isso buscava aprimorar seus conhecimentos no curso.
      Dois dias mais tarde, tomando um chopp na confraternização, ele me confidenciou ter 300k dela...
      Não! Não são R$300k...
      São 300k de PETR4... (!!!)... que a R$20 seriam R$6 milhões em petro...

      Acho que dá pra viver com 1% ao mês, nada de muito luxo mas acho que dá...rs
      Mas por força do destino hoje enquanto escrevo estou olhando meu monitor com a dita cuja caindo 8% só hoje...
      Tirando bastante o zoom vejo ela no mesmo preço dos topos de 2006... 7 anos atrás... sem sair do lugar... E penso novamente. Não vale o risco!

      Hoje pensei bastante no tiozinho com suas 300k. Em como estaria seu psicológico num dia como esses. E percebo que desperdicei uma chance enorme. Já que nas conversas seguintes foquei na sua estratégia de taxa, no setup, etc. E nunca perguntei como foi que ele conseguiu acumular seu patrimônio. Quanto dele estava na estratégia, se tinha imóveis, RF, se fazia rebalanceamentos anuais, etc. Perdi a chance desse aprendizado.


      Concluindo:
      Não gosto de ter um papel só por causa da possibilidade de remunerar com opções.
      Não gosto de concentração em um ativo maior que 10% da carteira.
      Recomendo deixar somente 33% do patrimônio em renda variável com rebalanceamentos anuais.
      Utilizo a remuneração com opções dos papéis que tenho em carteira e que têm liquidez para isso. Também utilizo parte da carteira como garantia em travas de alta e baixa em Vale e Petr. Evito falar tudo isso no blog porque o iniciante vai se enrolar ainda mais.
      É difícil organizar tudo isso no início, ainda mais tendo todas as outros atividades da profissão de cada um.

      Vamos testando e compartilhem conosco. Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
    8. Valeu Rocky, sem duvida perdi a oportunidade de aprender outras coisas "fora da caixa", no caso só o setup dele. O risco da concentração em um unico papel com certeza é mais alto, você tem toda razão.

      Agora pensando em hedge com opções que com a passagem do tempo vai perdendo VE, tirando a concentração em um unico ativo não seria uma estrategia "mais eficiente" que a venda no indice pelo beta da petro nesse caso?
      pois se ficar de lado e etc estaremos ganhando com a passagem do tempo.

      Infelizmente não sei quando terei a chance de outro contato com o senhor, mas como tudo na vida...vamos aprendendo a cada dia.

      Valeu.

      Excluir
    9. Blz André!

      Realmente o hedge com opções seria mais eficiente, já que é um derivativo do próprio ativo. Então seria o hedge perfeito.

      Mas pensando somente em CALL (opção de compra - para os iniciantes) o investidor teria que escolher entre a proteção OU a venda coberta para aproveitar o VE.
      Já que o hedge tem que ser feito com as opções bem ITM, e elas tem muito pouco VE.
      E a VC tem que ser feitas OTM para aproveitar o VE, mas que não vão proteger quase nada da queda.

      Para conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo teria que incluir a compra de uma PUT. Aí teria que desenvolver o método, como estopar esta Put, quando recomprar a opção lançada, etc.
      Se conseguirmos ajustar uma forma de ajustar o stop conjuntamente na call e na put sem muito prejuízo, pelo menos que ele seja igual ao que o ativo mãe subiu. Nesse caso acredito que seria mais eficiente sim.

      Mas aí voltamos a questão do risco em alta concentração num ativo.
      Como disse antes com a carteira bem diversificada também dá pra ficar "lançando" OTM e aproveitando o VE sem o ativo mãe, é só deixar parte da carteira em garantia na bovespa e montar as travas.

      O que faço hoje é semelhante ao que expliquei para o IBOV no post ARBITRAGEM:
      - olho o gráfico diario e a MME63
      - se a tendencia é de alta fico com o VE (lançando OTM no método Bastter),
      - se a tendencia é de baixa fico com o hedge (lançando ATM de forma bem ativa pelos 60´, mesmo setup envelope 63 no ativo mãe).

      E no cálculo do número de minicontratos para o hedge continuo considerando a carteira inteira, seria como se deixasse o hedge para os mini e obtivesse um "extra" das opções. Acaba sendo uma alavancagem leve.
      Consegui me organizar bem e deixar quase automático, com pouca subjetividade. Tenho gostado dos resultados e venho fazendo em Vale, Bvmf, Bradesco, Itau e Gerdau. Chamo esse grupo de "opcionáveis" e hoje representa 25% da minha carteira.
      * Gerdau tem algumas vezes que fico de fora por falta de liquidez mas vem melhorando a cada dia.

      É isso aí. Não cheguei a estudar muito sobre a operação de call + put possuindo o ativo mãe mas acho que vale o esforço.

      Vamos nos falndo.

      SDS

      Excluir
  16. salve!

    Ótimas contribuições de todos.
    Falando em mais detalhes sobre hedge com opções, uma queda como ontem o tiozinho não estaria travado?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio! Quando comecei a escrever a resposta acima não tinha visto seu comentário.

      No curto e médio prazo, ajustando um bom setup, após vários zig-zags é possível proteger da queda de um ativo com uma opção ITM.
      Porém num dia específico como ontem fica muito difícil travar toda a baixa, o "timing" teria que ser perfeito. Dependendo de quando foi feito a venda teria que rolar ontem com o mercado daquele jeito e acertar um bom momento pra encerrar no fundo, etc.
      Ou seja, ontem teria caído bem menos do que a PETR sozinha, mas teria caído. Como se fosse de para -quedas. Após várias operações, considerando que o ativo está em alta no longo prazo o método seria bem sucedido.

      Só que Petro está em baixa, né? Então acho que o investidor que precisa das opões pra viver não está conseguindo segurar a queda do papel E tirar uns trocos com o Theta.

      SDS

      Excluir
    2. Excelente debate, gostaria que tivesse debates sobre novas ideias todo dia aqui.

      Lembrando do que estou informando é um estudo com base na conversa que tive e ideias daqui do blog, o que faço hoje é o que postei acima.

      Rocky com a sua ideia da opção OTM poderia ser a VCSA do bastter em conjunto com a compra de uma PUT, o lastro da VCSA é bem grande, risco "baixo" e a put para fazer o hedge.

      Estou querendo implementar essa ideia, pois estou achando que será mais rentável que OT + trava de baixa.

      P.S.: Aceito criticas até dizendo que essa ideia é loucura, o importante é não colocar uma ideia errada em pratica.

      Valeu grande Rocky.

      Excluir