quarta-feira, 28 de março de 2012

sobre TRADERS - A frase do ano

Vi no twitter do Bastter uma ótima frase:

"A fase 1 é seguir a manada. A fase 2 é achar que ficou esperto e ficar contra a manada. Você sai da manada quando cuida dos seus investimentos e pronto!".

sds

2 comentários:

  1. Olá rocky!
    Primeiramente deixo um elogio ao blog e, principalmente, à iniciativa de passar os conhecimentos e experiências!
    Gostei muito da estratégia, mas opero faz apenas um ano e só análise técnica (e já cheguei à conclusão de que o stress não anda compensando).
    Não tenho ainda (estou estudando) muito conhecimento em AF para montar uma carteira eficiente, então pensei em, já que não tenho muito dinheiro (40k), comprar apenas BOVA11 e fazer o hedge com o gráfico diário utilizando a MM21, e gostaria de saber sua opinião sobre isso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel! Seja bem vindo! E obrigado!

    Fazer com o BOVA11 é a melhor forma de diversificar para capitais menores, afinal é o mesmo que comprar todos os 70 ativos do IBOV. Há vários colegas fazendo assim e é possível à partir de dois lotes de BOVA11 pra defender com um mini, aproximadamente R$15k.
    Mesmo com uma carteira maior quando vou rebalancear e não vejo nenhum ativo em ponto gráfico interessante de compra, eu compro BOVA11 pra preencher a carteira e depois o substituo quando vejo algum ativo em bom momento de entrada.

    Quando a perspectiva para o médio prazo for de queda (como agora segundo Stormer) o modelo performaria melhor com carteiras mais defensivas, onde iríamos ganhar também na arbitragem e ainda receber dividendos.
    Nesse caso existe outro ETF, o DIVO11 (http://migre.me/8ukrU), que corresponde ao IDIV = indice de dividendos (http://migre.me/8ujUo).
    Sua desvantagem é a baixa liquidez, que se for para médio/longo prazo isso não é um problema, mas ele não é aceito pela BMF como garantia. Então é melhor um mix de BOVA11 com DIVO11.

    Uma boa idéia seria uma proporção de 30% BOVA - 70% DIVO na perspectiva de queda, indefinição ou lateralização. E 100% em BOVA11 na perspectiva de alta. Sempre pensando no médio prazo, 3-4 meses, afinal não queremos voltar no velho problema de ficar treidando no dia a dia.
    E essa "perspectiva" não se concretizar? Sem problemas, não perdemos, simplesmente ganhamos um pouco menos.

    E sobre o setup para o IBOV: a MMA21 no Diario funciona muito bem, mas se utilizarmos conjuntamente as Bandas de Bollinger e candles de reversão, para algumas entradas contra a tendência e alvo na média podemos chegar a resultados melhores ainda. No post HEDGE DIRECIONAL tem uma breve descrição do setup. Observe como o IBOV no Diario está sempre se movimentando entre a BB superior e a BB inferior.
    Recomendo um backtest no manual pra você pegar confiança. Quando o mercado lateraliza e a média fica bem horizontal ocorrem muitos stops, então temos que estar bem treinados para não sabotarmos o método. Ajuda na prática imprimir o gráfico de um período desses e fixar na parede pra lembrarmos que quando fluir e entrar em tendência vai pagar todos os stops e deixar um bom lucro.

    Você vai gostar bastante da tranquilidade e consistência do sistema, com baixíssimo custo. Quando surgirem outras dúvidas pode perguntar a vontade.

    Obrigado pela participação e lhe convido para voltar em outro comentário para mostrar os resultados encontrados nos backtests do setup que escolher utilizar. E futuramente sobre suas impressões e resultados reais.

    SDS.

    ResponderExcluir