terça-feira, 10 de abril de 2012

RISCO x RETORNO 2

Não basta correr mais risco para aumentar o retorno

1 Postado por: Marcelo d'Agosto Seção: Investimentos

O interesse de todo investidor é aumentar a taxa de retorno das aplicações. No entanto, na maioria da vezes a contrapartida para a maior rentabilidade é a necessidade de conviver com a chance de sofrer algum tipo de perda.


Como nenhum investidor gosta de descobrir que o valor da carteira diminuiu, o desconforto com possíveis prejuízos termina gerando forte aversão pelas aplicações em ativos mais arriscados.
Alguns especialistas dizem que não há razão para tanta preocupação. O investimento em ações envolve uma série de riscos, mas é o caminho mais seguro para aumentar a rentabilidade da poupança acumulada ao longo do tempo, desde que o investidor tenha sangue frio e seja paciente.
A justificativa mais lógica é o fato de que o mercado de capitais simplesmente não funcionaria se, no longo prazo, as aplicações em ações não rendessem mais do que os títulos de renda fixa emitidos pelo governo.
Sem a perspectiva de ganhos maiores, nenhum investidor aceitaria trocar o conforto do investimento em papéis públicos pelas incertezas decorrentes de possuir uma pequena participação no capital de uma empresa privada, por meio da compra de ações em bolsa.
Por isso é natural que após um período suficientemente longo as altas e baixas momentâneas do mercado devam ser, necessariamente, compensadas por retornos maiores. O fundamento é que mais risco deve proporcionar maior retorno.
Além disso, argumentam os analistas, a taxa de crescimento real (acima da inflação) do lucro das companhias tende a acompanhar o ritmo de expansão da economia como um todo. Nos últimos anos o PIB do Brasil cresceu a uma taxa de aproximadamente 3% ao ano, mas durante a década de 70 o aumento foi substancialmente maior. Com a boa fase que o Brasil vive hoje, o futuro tende a ser melhor.
A condição de co-proprietário de um negócio rentável e que cresce continuamente ao longo dos anos compensa o desconforto das oscilações de preço no curto prazo. Por isso a afirmação frequentemente ouvida de que investimentos em ações são boas alternativas para o longo prazo.
Infelizmente é difícil comprovar e medir matematicamente o chamado prêmio de risco das ações. Particularmente porque, no mundo financeiro, a rentabilidade passada não é um bom guia para estimar o desempenho futuro dos investimentos.
Entre janeiro de 1997 e dezembro de 2011, um longo período de 15 anos, o rendimento de uma carteira de ações vinculada ao desempenho do Ibovespa teve rendimento inferior ao de uma aplicação atrelada ao CDI. Em 10 anos os rendimentos foram praticamente equivalentes e em cinco anos o ganho do CDI superou com folga o Ibovespa.
Existem períodos em que o Ibovespa bateu todas as alternativas de investimento de renda fixa por ampla margem, o que certamente explica o fato de o mercado de capitais brasileiro ainda existir. Em contrapartida, os números evidenciam que é um erro concentrar as aplicações em bolsa se o embasamento for apenas o de que mais risco leva, necessariamente, a um retorno maior.
Mesmo nos Estados Unidos, que possui o maior mercado de capitais do mundo e os dados sobre os desempenhos dos ativos financeiros são numerosos, a recomendação padrão é para diversificar os investimentos. Isso porque apesar de haver divergências sobre a forma mais eficaz para calcular o prêmio de risco das ações, o consenso é de que ele varia ao longo do tempo.
Portanto, não considere aplicar em ações ou em investimentos alternativos apenas porque o retorno dos títulos públicos está baixo. Para investir com segurança em ativos de renda variável, diversifique as aplicações e escolha alternativas que ofereçam boas perspectivas de retorno.
Para ganhar mais é preciso correr mais risco, mas buscar indiscriminadamente ativos de risco significa apenas que suas possibilidades de perder dinheiro aumentaram.

sds

2 comentários:

  1. Muito bom o blog e os conceitos transmitidos! Parabens! Inovadores pelo menos para mim.

    Realmente andei percebendo que a imensa maioria das pessoas que vem pra bolsa erram o foco, tomam uma ou duas cacetadas e saem falando mal pra todo mundo.
    Concordo que métodos vencedores para trades existem milhares, e que o problema é a falta de disciplina. Por isso os holders conseguem ganhar mais dinheiro.
    Também percebi um limite no capital que vamos conseguir alocar nos trades, então é muito interesante a montagem gradual de uma carteira de investimentos de longo prazo.

    Falando na carteira, porque ainda não conseguimos ter acesso a ela e sua rentabilidade mensal? Tenho acompanhado pelo twitter mas seria bom a carteira completa numa planilha.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Blz Vettel!

    Você resumiu bem, foi isso que percebi em vários anos de mercado. E o método que venho utilizando e proposto aqui no blog foi e está sendo o melhor para mim.
    Um dos motivos de postar minhas idéias aqui ou em outros sites é justamente expor minhas idéias a receber críticas ou sugestões para saber se estou no caminho certo e pelo menos conseguindo acompanhar a média dos colegas. Mas foram mais de 5000 acessos em 4 meses e por enquanto pouquíssima participação. Então é muito bom quando vejo alguem experiente no mercado opinando e corroborando o método.

    O motivo de ainda não estar divulgando aqui a carteira é que o profissional que faz a indicação dos ativos para mim não autorizou a divulgação. Então estou aguardando vencer nosso contrato e ocorrer uma mudança radical na carteira para começar a postar. Mas quem me acompanha pelo twiiter recebeu cada entrada no hedge e nos ativos com as quantidades desde o dia 02/Jan. Basta ligar os pontos...

    Abraço!

    ResponderExcluir