quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Olá.
No post sobre AF foi falado de forma geral que as boas empresas devem ter um bom nível de governança e respeito ao acionista minoritário. Vou entrar em mais detalhes nesta postagem:



De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), governança corporativa é "o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal".

As boas práticas de governança corporativa criam mecanismos eficientes para garantir que o comportamento dos executivos responsáveis pela gestão da empresa reflita os interesses de seus acionistas. Entre os instrumentos de fiscalização e controle da gestão das companhias, podem ser citados: um conjunto de deveres legais atribuídos aos administradores e acionistas controladores, atuação independente do Conselho de Administração e um sistema de informações eficiente.


A adoção de tais práticas assume, como linhas mestras de conduta, a ampla transparência, a prestação de contas e a equidade. Para tal, o Conselho de Administração, representante dos acionistas, deve exercer seu papel de estabelecer estratégias para a empresa, eleger a Diretoria, fiscalizar e avaliar o desempenho da gestão e escolher a auditoria independente.





Esperamos que quanto maior o nível de governança da empresa maior a transparência na sua gestão e, consequentemente, maior nossa segurança em relação aos problemas citados no post anterior. Então preferencialmente devemos buscar empresas com os maiores níveis para nossa carteira LP.
Os níveis de governaça em nossa bolsa atualmente são (ordem crescente):
- TRADICIONAL
- BOVESPA MAIS
- NÍVEL 1
- NÍVEL 2
- NOVO MERCADO



Mais informações:
SEGMENTOS DE LISTAGEM no site da BMFBovespa e,


SDS


2 comentários:

  1. Governança é um aspecto muito importante na hora de selecionar ações. Parabéns pela informação.

    Abraços

    ResponderExcluir