sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FII NÃO É RENDA FIXA !!!!!!



Oi pessoal.

Tenho lido vários relatórios de bancos e corretoras recomendando os FIIs (Fundos de Investimento Imobiliários) aos seus clientes. Todos muito bem feitos e redigidos, bastante atrativos, cheios de cores e gráficos de rentabilidades, rendimentos, etc...

MAS TODOS ESTÃO VENDENDO A IDÉIA COMO SE FOSSE RENDA FIXA!
E não tem nada a ver uma coisa com outra...



Na RENDA FIXA mais conhecida e acessível para nós via banco o investimento é feito em títulos públicos onde o montante aplicado é GARANTIDO pelo emissor, que é o GOVERNO.
E ele tem a máquina de imprimir dinheiro... então é considerado ativo LIVRE DE RISCO.
Além disso a rentabilidade é conhecida ou pelo menos aproximada, já que os juros podem ser pré-fixados ou pós fixados, corrigidos pela inflação ou não. As variações em torno do esperado são pequenas.

* renda fixa também pode ser de títulos privados (CDBs de bancos ou debêntures de grandes empresas) mas não quero me estender muito.



Já nos FIIs (mais detalhes neste post do blog), no meu entendimento, a comparação deve ser feita com imóveis, onde pode haver variação nos valores, tanto dos aluguéis quanto do patrimônio (valor investido). Principalmente no caso dos FIIs que são livremente negociados em bolsa. E muitas vezes o mercado é insano! O risco é muito maior que na RF e ninguém garante nada.

A GARANTIA que temos do valor investido é de sermos proprietários de uma parte de um fundo que detém vários imóveis, cuja propriedade está registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Mas o valor das cotas desses fundos pode variar bastante, a tendência é que no médio e longo prazo ele acompanhe a valorização dos imóveis.

E nos rendimentos mensais a GARANTIA é o contrato de locação com os inquilinos, resguardado por um bom jurídico do gestor, de uma boa seleção prévia, fianças, etc...
Mas da mesma forma que qualquer imóvel alugado também há o risco de inadimplência.


ENTÃO FII É RENDA VARIÁVEL!
Tanto no montante aplicado quanto nos rendimentos mensais.
SIMPLES ASSIM! Não podemos misturar as coisas.


Acredito que a postura correta deveria ser:
"Com a grande redução no rendimento real da RENDA FIXA no Brasil observado no último ano, os investidores podem admitir rebalancear de forma diferente seu ativos de investimento."

Por exemplo: caso o investidor oriente seus investimentos pelo tríplice apoio (mencionado no post "GESTÃO PATRIMONIAL") de 33,3% em Renda fixa, 33,3% em Renda variável - ações e 33,3% em imóveis, agora ele pode começar a admitir 20% na Renda fixa,  40% Ações e 40% Imóveis. E no último caso cada vez mais concentrando em FIIs.

O resultado final pode até ser o mesmo e meio sem querer o investidor componha seus investimentos alinhado com o que pensa ser correto e lhe é transmitido pelo setor financeiro.
MAS esses relatórios não deixam claro que FII não é renda fixa. 


E muita gente vai ficar surpresa quando as cotas começarem a variar um pouco... pra baixo... depois vão vender tudo e sair falando mal do mercado... e uma semana depois sobe de novo... aí fala mal de novo, que isso é coisa de especulador... tudo doido!

Investir é tão difícil quanto uma profissão, são necessários anos de estudo pra entender bem do assunto. E os profissionais que deveriam nos ajudar, na grande maioria, só querem bater suas metas...

Como disse lá no início do ano:
ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE ESTUDE  ESTUDE  ESTUDE  ESTUDE  ESTUDE  ESTUDE  ESTUDE   ESTUDE  ESTUDE


SDS

Um comentário:

  1. Muito bem esclarecido Rocky.

    Iniciei meus investimentos em FII's da forma mais errada possível: sem muito conhecimento e em um IPO. =/
    Erro cometido e lições aprendidas, hoje ainda mantenho alguns poucos FII's em carteira. Acredito ser um ótimo investimento mas que deve ser estudado e os riscos aceitos como qualquer outro investimento variável.

    Abraços.

    ResponderExcluir