segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FECHAMENTO ANUAL


Oi pessoal!

Este post encerra um projeto de um ano. Conforme explicado nos posts anteriores a intenção com o blog foi divulgar de forma gratuita um método de investimento em ações bastante rentável e com baixo giro da carteira gastando pouco com corretagens e taxas.

Acabei de atualizar a página CARTEIRA ATUAL , fechei o ano com 71,5%(*) de rentabilidade na carteira TPQ (TreidarPraQue). Uma goleada no meu benchmark, o IBOV, de quase 9 a 1.


Com o método quero acompanhar de perto o IBOV quando ele está subindo e ficar travado, zerando a queda da carteira quando ele está caindo.
Observem que no período bem direcional, tanto de alta quanto em queda a carteira desenvolveu bastante, já no período que o IBOV ficou indefinido ou congestionado a carteira também ficou patinando.



* R% líquida, já descontando taxas, corretagens e IR do mini indice. Quando resolver encerrar alguns ativos daqui alguns anos devo recolher 15% de IR das ações, mas ainda existe a possibilidade do incentivo fiscal caso movimente apenas R$20mil/mês com ações (mesmo movimentando muito mais com o mini-indice no mesmo mês, outra vantagem do método).


Lembrando: comecei uma carteira no leilão de abertura do ano 2012 com R$200k e fui conduzindo o HEDGE DIRECIONAL e REBALANCEAMENTOS ao longo do ano, potencializando o crescimento da carteira de longo prazo. Encerrando o ano com R$343k.


Como essa rentabilidade é surreal perto de outros sistemas fui postando ao vivo as entradas e realocações pelo tweeter, para fins didáticos e comprobatórios.

Conduzindo pelo envelope63 o histórico ficou assim:

- 1994
 a 2009: >50%        - backtest com IBOV foi sempre maior que 50% ao ano.
- 2010: 67,1%         - real da carteira acumulação/crescimento
- 2011: 71,0%         - real da carteira acumulação/crescimento
- 2012: 71,5%         - real da carteira acumulação/crescimento e twitado ao vivo.

Sem alavancagem, sem gira-gira de patrimônio, sem custos absurdos. Conseguindo manter a idéia de ser sócio das maiores e melhor administradas empresas do país, mesmo em quedas fortes. 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Histórico (*):                                                         * complemento feito em 09/Abr/2013:
Atendendo a pedidos vou explicar melhor os dados anteriores: utilizo o método desde 2010 em minha carteira e para os interessados acompanharem pelo blog e twitter montei a carteira teórica TPQ no primeiro leilão na abertura de 2012 com valor inicial de R$200mil.
Ela é teórica mas os ativos e suas proporções são idênticas a minha.

Para fins didáticos podemos utilizar os dados acima e fazer uma conta reversa, chegando num valor inicial de R$70mil na carteira TPQ em 2010. Ficaria assim:
- R$70 mil no início de 2010
- R$117 mil  no início de 2011
- R$200 mil no início de 2012
- R$343 mil no início de 2013 ...... e...  viva os juros compostos!!!

Isso é apenas para fins didáticos pois além de não ter provas como em 2012, fui incluindo gradualmente a minha carteira de longo prazo no método, e também até maio de 2012 eu fazia o rebalanceamento entre setores do portfólio de investimentos da maneira que já foi detalhada no post GESTÃO PATRIMONIAL.

Em suma: esta apresentação simula SE tivesse começado no método em 2010 com R$70k,  sem rebalancear com RF e imóveis, considerando as minhas rentabilidades reais teria chegado no início de 2012 com R$200k e no fechamento do ano estaria com R$343k.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Também faço algumas travas e operações estruturadas com opções, do tipo vaca, condor, borboleta deixando parte da carteira em garantia. São operações bastante seguras que agregam algo em torno de 6% ao ano na carteira. Essas operações não estão incluídas na relação acima.

Como disse ao longo dos posts também utilizo uma alavancagem leve com o mini indice mas não considerei na relação acima porque seu intuito é me remunerar como trader e não envolver o patrimônio em alavancagem.
Patrimônio não deve ser girado, nem alocado a risco, deve ser acumulado!


Aproveitando o post de fechamento anual vou dar uma resumida no método:

Considero que o sucesso do método se deve (por ordem de importância):
- seleção de bons ativos pela AF
- determinar a quantidade deles em carteira pela AQ
- encontrar bons pontos de entrada nos ativos pela AT
- rebalanceamento periódico (aquele do dia a dia feito com o $ que entrou com o hedge)
- escolha do Beta da carteira para o médio prazo conforme AT (utilizo o ciclo decenial)
- setup para o hedge direcional



Pode ser feito por quem tem outra profissão, apenas estudando aos sábados e acompanhando o fechamento do pregão diariamente, ou ainda deixando um assessor cuidando do hedge todo final do dia.
Mesmo pelo gráfico Diario é bastante tranquilo e consistente uma rentabilidade líquida de 50% ao ano.

E com a "mágica" dos juros compostos rentabilidades assim podem fazer maravilhas com nosso patrimônio: R$10k em 10 anos serão R$570k e R$200k seriam R$11M !!!


É assim que fica rico!
Conseguindo poupar parte da nossa renda da atividade principal e investindo essa poupança em grandes empresas. Com a técnica certa nesta atividade secundária seguimos o rumo da independência financeira.

Recomendo ao menos um estudo e espero ter sido útil pra algumas pessoas.

Ótimo 2013! Bons negócios a todos! E até qualquer dia!


25 comentários:

  1. Ai, finalmente voltou de férias e liberou os comentários.
    Estamos sedentos por seus conhecimentos, kkkkk.
    Primeiramente parabéns pelo o grande sucesso deste projeto, acompanhei por alguns meses sua estratégia de HEDGE, e até hoje não encontrei nada parecido.
    Espero que esse ano você aborde mais sobre rebalanceamento e Análise Quantitativa, pois são temas que para mim, muito difíceis de entender.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tassio. Valeu! Bom que esteja aproveitando. Vamos nos falando e tirando suas dúvidas por aqui. Abraço!

      Excluir
    2. Grande rocky! Parabéns por mais um ano de sucesso! Estive um pouco afastado mas estou retomando os estudos do modelo. Mas ainda tenho dúvidas sobre o funcionamento do setup mm63...
      Sucesso e um grande abraço!

      Excluir
    3. Valeu diferias! N oque precisar estamos por aqui, um pouco menos frequente mas sempre dou uma espiada. Abraço e sucesso!

      Excluir
  2. Olá amigo. Como vc faz a analise quantitativa dos ativos atualmente? Visto que o otimizador da Eugenio invest foi desativado. O que vc acha de utilizar SOMENTE ETF's ao invés de ações, será que o resultado nao seria parecido?
    Parabéns pelo trabalho e pelos resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pablo! Obrigado pelos comentários e por participar. Realmente uma pena o otimizador da Eugenio ter saído do ar. Por enquanto só sobrou a Economática mas é inacessível pra nós pequenos.

      Por enquanto não está me atrapalhando muito porque não estou planejando nenhuma mudança mais pesada na carteira, vou rebalanceando o financeiro que entra com o hedge e dividendos comprando BOVA11, SMAL11 e/ou alguma Smallcap diretamente, que não vai pesar mais que 2-3%. Então na prática não muda muito.

      Mas quando efetuar uma alteração mais radical vai fazer muita falta sim. Estou buscando as informações pra tentar fazer no Excel. Se evoluir positivamente compartilho aqui com vocês.

      Abraço

      Excluir
    2. Ah! Os resultados somente com ETFs teria sido até melhor em alguns anos isoladamente, como 2012, mas no longo prazo a seleção das melhores empresas tende a ser sempre melhor. E com os juros compostos isso vai dar uma diferença enorme la na frente.

      Abrc

      Excluir
  3. Caro Rocky,

    Em primeiro lugar parabéns pelo método e obrigado por compartilhá-lo conosco.

    Ao longo do ano você deu bastante enfoque no hedge direcional, e de fato boa parte da rentabilidade da carteira veio dele. No entanto senti falta de mais detalhes na parte de AF e AQ. Como vc faz para selecionar os ativos, digo, quais os principais critérios que vc considerou? DY, PVP, critérios mais subjetivos? E o balanceamento é feito exclusivamente pela fronteira eficiente? Vc faz balaneceamento setorial, intra-setorial e tal? Pergunto isso pois no final das contas a carteira possui 35 papéis, acho meio surreal uma pessoa acompanhar de perto o desempenho de tantas empresas.

    Abraços,
    Pobre Paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pobre Paulista! (vocês estão criativos nos nicks...rs)

      Obrigado pelos comentários e por participar.

      Como a grana que entra com o hedge já é reaportada em novos ativos fica muito difícil saber no total do crescimento da carteira quanto veio do que. Um colega sugeriu calcular por cotas, assim os reaportes com o hedge seriam um aumento de cotas e as outras técnicas seriam refletidas na valorização das cotas, acho que ia dar certo. Se eu tiver um tempo esse ano foi fazer retroativo a 2012 pra ter uma noção melhor.

      Sobre AF e AQ a minha ideia com o blog é divulgar os conceitos para cada um seguir uma linha que achar melhor, por isso evitei entrar em detalhes nas postagens. E também porque não tenho formação na área. Este ano pretendo postar mais detalhes práticos utilizando os ativos da carteira. Antecipando um pouco pra responder melhor, algumas regras principais são: empresa boa tem ROE>15% nos últimos anos, um ativo não pode exceder 10%, e um setor não pode exceder 30% de participação na carteira.


      Com as ferramentas que temos disponíveis gratuitamente é bastante possível acompanhar os fundamentos de todas as 469 empresas listadas na bolsa brasileira atualmente.
      Através de alguns filtros fundamentalistas e cruzamento com os dados do passado em alguns minutos chego em +- 60 empresas. Essas vou analisar mais detalhadamente acompanhando cada balanço publicado. Ou seja, tenho 3 meses para analisar 60 empresas, em média menos de uma empresa por dia ou ainda 13 empresas por sábado pra quem exerce outra atividade. Então acho bem factível esse acompanhamento.

      Após analisar cada uma utilizo um conceito do Bastter: anoto na planilha se ainda considero boa empresa (continuar com ela e comprando mais), se coloco em quarentena (não vendo mas paro de aumentar posições) ou se decido encerrar a sociedade com ela.
      Feito isso vou pros gráficos pra ver bons pontos de entrada ou saída.

      Bem resumidamente é assim que acompanho o mercado.

      Abraço

      Excluir
  4. achei muito legal teu método. parabéns pela rentabilidade e pela disciplina.
    eu gostaria de fazer uma pergunta...quando vocês abre o hedge pela mme63, vc abre em todas as viradas dela para baixo, ou espera o diário entrar em tendência de baixa.

    Pena que descobri o teu blog na última postagem...adoraria manter contato.
    abraço
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro! Obrigado pelos comentários e pela participação.

      Nos movimentos a favor da média só observo o 60 minutos e sigo a mme63 de forma bem objetiva, mais nada.

      Mas existem aquelas situações mais subjetivas contra a tendência(contra a mme63) de abrir um hedge antecipado quando se afasta muito da mme63 e atinge os envelopes +3% e superiores, ou ainda de encerrar um hedge antecipadamente tentando adivinhar um fundo quando atinge envelopes -3% ou inferiores.
      Nesses casos para ajudar a tomada de decisão eu avalio o gráfico Diário, sua tendência e principalmente as bandas de Bollinger (padrão: 20 períodos, 2 desvios). Mas como disse, é bem subjetivo.

      No que puder ajudar pode perguntar que sempre respondo, menos frequente agora mas sempre respondo.

      Abraço


      Excluir
  5. Rocky,

    Parabens pela estratégia. Muito interessante mesmo...
    No caso mais conservador onde procuramos fazer o hedge não direcional com o beta da carteira, e buscamos a rentabilidade dos dividendos + SPREAD + alugueis das ações. Você acredita que conseguimos superar o CDI? Pergunto porque dividendos deve pagar em média 4%, SPREAD pelo que estou acompanhando esta pagando 0,5% e aluguéis cerca de 2% a.a. Então temos um total de 6,5% a.a, praticamente igual ao CDI. Onde o custo-beneficio não compensaria, seria mais pratico comprar LFT ou LCI; Gostaria da sua opinião a respeito. Obrigado e mais uma vez parabéns.

    Nelson Derencius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Nelson! Bom que tenha gostado e obrigado por participar.

      Eu acho que bem fácil conseguir bater o CDI na mesma forma que você disse. Basta fazer uma pequena correção nos seus números. O SPREAD atual é de 0,5% ao mês, e não ao ano, e somente ele já conseguiria igualar o CDI. Somando-o aos aluguéis e dividendos seriam 12% ao ano.

      Mas eu, particularmente, não sei se teria estômago pra ver o IBOV engatando uma alta de vários semanas seguidas e as notas da BMF tirando quase toda a grana, me deixando "só" o SPREAD...rs

      Devo publicar amanhã um post que fala novamente sobre esse assunto.


      * Lembrando aos outros colegas do que estamos falando: esse assunto foi explorado no post RENTABILIDADE ESPERADA de JAN/2012 e vários comentários do colega Diferias no mesmo post e também nos comentários do post BOVA11 X MINI de Mai/2012.

      Atualizando as contas:
      - hoje temos SPREAD = 550 pts (por contrato de dois meses),
      - INDICE cotado a 55.000 pts, logo:
      - 550pts / 55.000pts * 100 = 1% em dois meses ou 0,5% ao mês.

      SDS

      Excluir
  6. Muito bom o método e principalmente sua iniciativa de disponibilizar gratuitamente. Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Excelente material em todo o blog TPQ!
    A rentabilidade então! Surreal como vc mesmo diz. Parabens!

    Uma curiosidade delirante: vc disse em algum post lá atrás q prefere gastar seu tempo e energia em trades curtos com derivativos. Aí todos devem estar pensando o mesmo que eu, se consegues 71% a.a com carteira LP meio pesada, quanto consegue com esses derivativos?!!!!

    Luis Barretto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelos comentários Luis!

      É preciso responder sua pergunta com muito cuidado, essa questão de viver de bolsa merece um post específico. Talvez consiga fazê-lo este semestre ainda.

      Adiantando um pouco: não podemos misturar patrimônio com capital alocado a risco, então separo um "capital de giro" pra me remunerar como trader. E distribuo operando:
      - swing trade no indice futuro com o mesmo envelope63 do hedge
      - swing trade com opções também com o envelope63, mas no ativo mãe.
      - day trade com mini-indice

      Então em cima desse capital de consigo rentabilidade média de 15% ao mês, isso daria 180% ao ano sem piramidar ou 600% piramidando! lol!
      Mas isso é conta de sardinha aloprada! As posições devem ser sempre do mesmo tamanho se não a conta não fecha e a expectativa matemática obtida nos testes não vão se confirmar nunca.

      Além disso os ganhos e o risco representam muito pouco na carteira de longo prazo. O tamanho deste capital de giro não pode ser calculado considerando o objetivo final, exemplo: "quero ganhar R$15k ao mês então vou destinar R$100 mil pra trades".

      Tem muita coisa envolvida como liquidez, manejo de risco, drawdown de cada setup pra cada ativo, drawdown da carteira inteira combinando todos setups e ativos, etc...

      E o PRINCIPAL é a questão mental, tem que estudar bastante e começar bem pequeno pra pegar confiança no método e manter o plano quando tudo der errado e o capital diminuir bastante.

      Enfim, é assunto complexo, e muito debatido nos Foruns de AT.

      SDS

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. É +- isso que o Pedrina fala nos seus cursos, um setup muito simples mas o principal é o manejo da posição, da carteira e da mente! Pena que a gente só aprende pelo jeito mais difícil, e dolorido!...agora é tarde... kkkkk

      Outra questão: vamos imaginar que vc continue obtendo r% superiores a 50% a.a. Não tem uma hora q vai esbarrar a liquidez dos mini contratos do IBOV futuro? Ou ainda no contrato cheio? Já estudou isso? Até onde quer ou pode chegar?

      Vlw! Luis Barretto

      Excluir
    3. Oi Luis!
      Pelos estudos que fiz, com o gráfico de 60´ teria liquidez para até 300 contratos cheios, e isso conseguiria hedgear uma carteira de +-R$15M. A carteira TPQ deve chegar lá daqui 9 anos, mas aí a liquidez deverá aumentar bastante.
      E quando estiver atrapalhando passo pro gráfico Diario, onde vejo liquidez pra 3.000 contratos, isso tomaria conta de +- R$150M.
      Pelas minahs contas chegaria lá em mais 6 anos... mas aí já daria pra montar um fundo... e me contentaria com 20-25% ao ano...rs

      Mas lá nos EUA tem liquidez até pra fundos BIlhonários...rsrsrs

      SDS

      Excluir
  8. Boa Tarde

    Rocky, excelente seu blog, tanto que montei uma "mini" carteira para operar 1 mini contrato, pretendo reaplicar toda a renda quanto tiver o suficiente para alocar ativos para mais um "mini" e assim por diante.

    Comecei agora dia 02 de abril, porém como pretendo acompanhar pelo DIARIO, pois não são todos os dias que estou disponível para acompanhar o 60`, assim que comprei todos os ativos, visualizei o diário do IBOV que desde o final de Janeiro esta com a MM21 apontada para baixo. Sendo assim, VENDI um mini (montei o HEDGE.

    Porém já fazem 3 dias que só sobe, hoje por exemplo esta tocando o Envelope +3 (Também olho quando dá o 60` com o Env63 "Só a titulo didático. rs..").

    Neste caso, como a média do 63 esta para cima, encerro o HEDGE, ou mantenho pois a média do DIÁRIO esta para baixo?

    ROCKY, eu li sim todos os posts, sei que DEVO escolher UM setup, sei que DEVO ter DISCIPLINA no setup que eu escolher. Mas como você mesmo disse ai em cima. "Precisa ter estomago para ver todo dia as boletas da BMF tomando meu dinheiro".

    Muito Obrigado

    Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tadeu! Bom que tenha gostado e já esteja utilizando.
      Como disse algumas vezes além de compartilhar informação a ideia do blog é formar massa crítica para desenvolvermos juntos cada vez mais o método.

      Começou pelo caminho certo, carteira pequena para defender com 1 mini.
      Sobre os setups:

      - pelo envelope63 nos 60´: encerrei o hedge lá embaixo no -3% no dia 05/Abr e quase abrindo novamente. Estou de olho a algum sinal de reversão na região do env +3%. Só não utilizei os 3º e 4º candle de hoje (e talvez o 6º que está vivo enquanto escrevo) como referência porque vieram depois de uma mega barra de primeira hora.

      - pelo Diario com a MMA21 e bandas: na forma que estudei e fiz os backtests teria encerrado CT no dia 09/abr ao superar a máxima do dia 05.

      - somente olhando a MMA21 sem CT pelas Bandas: você está certo em ficar protegido até agora e manter-se assim enquanto a média não virar pra cima.
      É muito provável uma respirada nos próximos dias (pull-back na média amanhã ou sexta?...quem sabe...rs), se respeitar a média acredito que mais 1-2 dias ele vire para cima. Então sua saída seria no fechamento do dia em que ela virar. Reentrada no dia em que virar pra baixo novamente.
      Mas talvez isso só ocorra lá pelos 63k... rs... Que inveja do DJ!!!

      Abraço

      Excluir
    2. Rocky, agora fiquei com uma dúvida que acredito que seja de muitos que utilizam o setup no diário.

      Li bastante sobre o SETUP FF/FD das B.Boll. e no dia 05 a minima tocou fora, mas o candle não fechou fora. Também pensei em encerrar ali, mas pensando na DISCIPLINA em seguir "exatamente" o setup eu não fiz.

      Com sua experiencia, o que você viu ali que o levaria à esta "escapada" no setup FF/FD?

      Muito Obrigado por ter respondido.

      Excluir
    3. Ops! Você está certíssimo!
      Não houve o acionamento CT por não ter o FF, então o setup indica pra seguir protegido mesmo.
      Eu que estou enferrujado, já faz um bom tempo que não utilizo e os backtests foram em 2009/2010.

      SDS

      Excluir
  9. Como faço pra negociar menos de 1 contrato do mini índice... É pelo fracionário? Qual sigla? Ví que em um fechamento você estava com 25,6 contratos do mini... Desde já agradeço, Abraço, Bernardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bernardo!
      Não tem como. Um já é o mínimo no mini indice.
      Os 25,6 que você cita era a indicação da planilha de quantos mini contratos a carteira pedia pra proteção, e na ocasião eu arredondava para cima = 26.

      SDS

      Excluir