quarta-feira, 27 de junho de 2012

BUY AND HOLD X TRADES

Sendo piloto privado e entusiasta da aviação gostei da analogia do Stormer, segue o post copiado da L&S:
Segue também o link: BUY AND HOLD X TRADES


"Uma vez me perguntaram, o que valia mais a pena pilotar um aviao de verdade ( durante muitos anos pilotei) ou pilotar um aeromodelo...

Minha resposta foi bem simples... se voce pensar no sentido de prazer nominal, o aviao de verdade...
se vc pensar no sentido de risco, o aeromodelo.

Nada se compara a pegar o manche e pousar um aviao, ou sentir a aeronave deslizar pela pista de decolagem, na hora em que vc enfia a potencia na manete...

mas tb quando eu fazia algum erro operacional no aeromodelismo..e destruia completamente meu aviao..eu nao tinha MORRIDO...

Agora sobre mercado...

o mercado é JUSTO.
Quem corre MAIS risco, se o investimento foi certo , VAI ganhar mais dinheiro do que quem correu MENOS risco.

Isso é justo e correto.
Seria muito injusto que quem corresse MENOS risco, ganhasse MAIS dinheiro do que quem correu mais risco.

Muito bem, quando vc compra uma ação, Sem estope, buy and hold. vc esta correndo o MAIOR risco possivel do mercado, que é simplesmente perder TODO o dinheiro que vc colocou naquelas acoes. Elas cairem ate zero,a empresa quebrar e vc perder tudo.
Esse é o risco do buy and hold.

quando vc faz um trade e tem um estope, vc automaticamente corta o risco maximo pelo tamanho do estope ou dos estopes que vc tomar.
mas o fato é que vc em qualquer sistema operacional tosco, irá correr MENOS risco do que um buy and hold.

é basicamente por isso que os sistemas de trading USUALMENTE nao batem o buy and hold.

existe alguns modelos, raros, que conseguem correr MENOS risco que o buy and hold E ganhar mais dinheiro que o buy and hold, mas isso sao casos especiais..em ativos especiais.


a chave aqui não é se o buy and hold da mais dinheiro ou nao... a chave aqui é... que para ter um buy and hold, vc aceita ficar pro resto da vida com a tua bundinha exposta na janela TODO o tempo.. na esperanca que ninguem ache ela apetitosa... porque se acharem...

olha só o buy and hold na BTOW3....
olha o buy and hold na netc4 desde 2000...

olha o buy and hold em uma gama enorme de ativos que desmontaram nesse tempo todo..

claro, que tiveram muitos em alta..mas tb tiveram muitos em baixa..

uma vez um amigo meu, cirurgiao vascular me chamou no bloco e disse... cara tu é corajoso... parou a plastica para operar o mercado...

eu respondi... : meu amigo, vc nao entendeu... quando entro no mercado, sei exatamente o risco financeiro de cada trade meu. Sei tudo que posso perder no maximo... enquanto vc, vc abre uma garganta, abre uma carotida, para tirar um ateroma, sem saber se o paciente vai ter um derrame no meio da cirurgia, sem saber se tera um choque anafilatico, infarto do miocardio, trombose venosa ou qualquer outra das dezenas de complicacoes letais que podem ocorrer de forma imprevisivel... faz isso todos os dias para ganhar R$350,00 que o convenio te paga..e se o teu paciente morre, vc leva um processo que te custa R$300.000,00 alem da dor de ter perdido um paciente... cara...eu nao sou corajoso.... eu sou um covarde... tu que é um herói!!! "



Minha contribuição:
Imaginem toda essa didática, experiência e inteligência do Stormer quando conhecer e entender melhor o que são AQ + REBALANCEAMENTOS + HEDGE DIRECIONAL...
Ele vai ver que não é necessário que o holder fique com a bunda exposta na janela...rs

Além do risco também tem a questão da liquidez, não dá pra fazer trades com muita grana, ou o mercado ou nossa mente vão ter um limite. Então na minha opinião os aviões estão trocados...



SDS

6 comentários:

  1. E teve um post complementar do Stormer também:

    "Ainda sobre buy and hold.

    deixa eu colocar minha posicao ainda mais claro.

    Um buy and holder ruim, ganha dinheiro...
    um trader MEDIO , empata dinheiro...

    é infinitamente mais dificil ganhar dinheiro como trader do que como buy and holder...

    a quantidade de conhecimento para atuar como buy and holder é muito menor e ganhar dinheiro é muito menor...

    basta ele ter alguns principios de fundamentos, sazonalidade , diversificacao e um ifr de longo prazo...

    aliás, repetindo aquilo que sempre digo 80% das pessoas deveriam fazer só buy and hold...

    montar suas carteiras e ir comprando todos os meses...usando o modelo do profissionais liberais ( que na minha opiniao é o melhor treinamento feito por mim)

    usa um ifr14 de longo prazo e faz um "buy and hold" orientado...

    ainda mais chegando no fim de um ano que termina em 2... ah..o buy and hold que usa o ciclo decenial... faz MUUITO dinheiro.. "

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Muito boa a analogia. Sou um adepto do buy and hold, mas esporadicamente, quando o ativo estica muito eu vendo. Gostaria muito de no futuro poder viver de trader, mas nao sei se conseguirei.
    Nao sabia que era piloto. Temos uma coisa em comum, passamos muito tempo dentro de avioes, porem eu viajando...pra ter muma ideia, esse ano jah fiz 31 viagens. Qualquer dia desses nos encontramos nos ares.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dividendos.
      31? Caramba! Quem sabe já não estivemos no mesmo vôo?
      Esse mundo dos blogs é feito por anônimos disfarçados pelos nicks...rs
      Melhor que viver dos trades seria viver dos dividendos, e o hedge me deu essa tranquilidade de achar que um dia vou conseguir. Muto boa sua condução de carteira também.

      Abraço.

      Excluir
  3. Oi pessoal! Um colega me procurou por e-mail comentando que entendi errado a analogia do Stormer, que ao contrário da minha figura e frase o Stormer quis dizer que por causa do alto risco o piloto de aeromodelo é o holder...

    Eu havia entendido muito bem o texto original, talvez meu texto complementar tenha deixado a desejar mas pra não deixar dúvidas: o quis dizer é que com o HEDGE MAIS A QUESTÃO DA LIQUIDEZ deveria ser ao contrário, como demonstra a figura, ao meu ver o holder é o piloto do avião de verdade e o trader é o piloto de aeromodelo.

    Agora acho que ficou beeeeem explicado!

    SDS

    ResponderExcluir
  4. Acho que as pessoas confundem as coisas, fazer trades visando obter um retorno melhor dos investimentos destinados a aposentadoria pode não ser a melhor alternativa, mas fazer trades ativamente levando como um trabalho sério pode sim ser vantajoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é isso que a estatística das corretoras diz...
      A imensa maioria só perde grana nos trades, principalmente pela questão mental como já dito aqui no blog inúmeras vezes..

      SDS

      Excluir