quarta-feira, 16 de maio de 2012

A CAVERNA DE PLATÃO

Olá. Mais uma reflexão sobre TRADER x INVESTIDOR.
Já foi muito falado aqui sobre os trades curtos serem pouco lucrativos e que após perceber isso deixei de fazê-los e voltei ao perfil de investidor, mas desenvolvendo o hedge direcional.


Outro dia eu e um colega investidor conversávamos sobre esse assunto e comentei que no início achava que a maior dificuldade pra quem quisesse utilizar o método seria a pressão das corretoras e dos cursos que estimulam demais as operações pra ganhar nas corretagens. Mas na verdade percebi que a maior resistência são os próprios traders!


Neste cinco meses do blog foram mais de 8 mil acessos, 1000 e-mails e 240 contatos bem próximos e informais feitos com traders e investidores. Nestes contatos percebo um clara divisão:

- pra quem veio, ou está pensando em vir, pra bolsa em busca de INVESTIMENTO de longo prazo é uma unanimidade, todos gostaram do método e buscam mais informações.

- mas pra quem tem o perfil de TRADER (principalmente aqueles "formados" nas escolas parceiras de corretoras) a maioria esmagadora vê a rentabilidade de +33% em 4 meses de 2012 e dizem conseguir muito mais como traders... sinto-me um burro por não ter conseguido... principalmente ao ver algumas rentabilidades que me informaram e outras que vi em alguns foruns de AT... mas... será verdade? Tem consistência? Está construindo sua curva de capital? É lucro líquido?

Por 2-3 meses ou até mesmo em um ano inteiro é possível com trades conseguir rentabilidades anualizadas de até 100% ao ano. Mas e o risco? E a consistência dos métodos? Tem liquidez? E os anos de 2010 e 2011?
Em 2009 eu consegui 114%, mas era uma carteira bem pequena e alavancada. E os buy-and-holders que entraram na mesma época talvez tenham conseguido o mesmo com bem menos risco, com capitais muito maiores e com custo operacional baixíssimo...

A única carteira de ações que já ví contabilizando entrada a entrada, corretagens, taxas e IR é a deste blog, 33% em 5 meses é surreal para médias e grandes carteiras (líquidos, sem alavancagem, sem riscos absurdos). E ainda faltam 7 meses pro ano terminar!
Lembro ainda que estou falando de patrimônio e mais uma vez recordo a frase do Bastter: "não devemos confundir patrimônio com capital alocado risco".

Esse colega que me inspirou a escrever este post comparou essa resistência dos traders com o mito da caverna de Platão. Passo bem longe de achar que sou dono da verdade, então demos boas risadas!
Mas qualquer semelhança é mera coincidência...rsrsrs

Minha proposta é tentarmos juntar os dois perfis: INVESTIDOR de longo prazo fazendo TRADE com a carteira toda através do HEDGE DIRECIONAL. E vem funcionando muito bem pra mim como forma de rentabilizar o patrimônio. Assim a participação de renda variável na minha cesta vem crescendo cada vez mais, sem medo dos "crashes" e conseguindo manter a filosofia de ser sócio das maiores e mais eficientes empresas do Brasil. Sem ficar olhando a cotação todos os dias.

E pra quem não conhece a história da caverna:
"Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos - desde o simples ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras."


Fonte: Mauricio de Sousa

7 comentários:

  1. Rocky_r, como está meu camarada? e a família ?

    Olha um post no site: http://www.comoinvestirnabolsadevalores.com/

    Seria interessante postar aqui, o título do post é: Porque Ser Um Day Trader é Uma Idéia Idiota

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Todos muito bem Aldok! Uma maravilha, obrigado. E você como vai? Tem pescado muito? Conseguiu aprofundar seus estudos e já começou no método?

    Muto bom o post, vou colocar um link aqui no blog, valeu a dica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rocky:

    "Às vezes, o melhor meio de convencer alguém que está errado é deixá-lo seguir seu caminho." Red O'Donnell

    Mas você acha mesmo que LP rende mais que trades?

    Abs

    Sérgio Vettel

    ResponderExcluir
  4. Vettel

    “Morre lentamente quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.” Pablo Neruda

    Você tem acompanhado todas as postagens do blog?
    Nelas eu explico detalhadamente minha opinião. Vou colocar disposto em itens para resumir:

    INVESTIMENTOS EM AÇÕES LP (longo prazo):
    - Patrimônio = não alocado a risco
    - consistência no LP
    - baixíssimo custo operacional
    - curva de crescimento de capital ascendente e exponencial
    - liquidez enorme, é você que vai falar quando vai parar e curtir
    - rentabilidades MENORES que os trades com ações, mas somente na teoria
    - baixa adrenalina e pouca necessidade de controle emocional, a maior parte das decisões é tomada com o mercado fechado.

    TRADE:
    - capital de giro
    - alto risco
    - alto custo operacional, que pode tomar todo o lucro se o capital for pequeno.
    - terrível em períodos não direcionais
    - necessidade de muita DISCIPLINA e controle emocional para manter o plano
    - o que vai atrapalhar bastante a consistência, a rentabilidade e a curva de crescimento de capital
    - liquidez limitada pelo mercado (mimha opinião é +- R$200k, o excedente deveria ir para LP).
    - liquidez limitada pelo controle emocional (fica difícil administrar alguns stops seguidos com muita grana.
    - ou seja: com trades utilizando bastante conhecimento em AT com muita DISCIPLINA é até fácil conseguir ótimas rentabilidades. Mas de tão fácil fica tão difícil! Pois somos feitos de carne e osso e bastam alguns stops seguidos para abandonarmos o planejado e partirmos em busca de outro setup.

    Porque as escolas de traders estimulam essas operações?

    Respondo com outra pergunta: porque todas as escolas de traders têm parceria com corretoras?

    Prefiro o HEDGE DIRECIONAL que acaba sendo uma forma de "treidar" com a carteira LP, ou ainda, "treidar" patrimônio.
    Novamente: é o que está funcionando pra mim e resolví compartilhar com os colegas.

    Obrigado pela participação. E se não ficou claro dê uma passeada pelo blog e pergunte novamente.

    SDS

    ResponderExcluir
  5. kkkkk.. é difícil querer sair da caverna. Rocky, considerando o conceito de carteira eficiente ou fronteira eficiente.... qual seria a representação gráfica da carteira do blog?


    ABC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz uwu!

      Difícil mesmo, lá dentro é tão quentinho, confortável, badalado e emocionante... na prática só não tem retorno financeiro, mas quem precisa disso...rsrsrs

      Pra nossa carteira ser realmente eficiente conforme quer o Markowitz precisaríamos ter um Beta próximo do mercado (=1).

      Mas como queremos assumir postura direcional também na escolha do Beta 1 ou 2 vezes ao ano podemos através da sua técnica definir entre os ativos selecionados qual das retas risco x retorno seria a mais otimizada.

      Outras adapatações que atrapalham um pouco são:
      - utilizar o lote padrão de 100 ações e,
      - determinar que nunca vou vender as ações de acumulação, somente aumentar. Então travo as quantidades no otimizador.

      Resultado, entre as retas risco x retorno que sobram pego a que seria mais próxima da fronteira eficiente, embora longe do ideal do Markowitz.
      Longe do ideal porque se estamos defensivos o mercado pode subir e não acompanhar, reduzindo o retorno, ou ao contrário, se estamos mais agressivos e o mercado cair, aumentamos o risco.

      Sacou? Não tem como inluir o hedge na teoria dele, muito menos assumir postura direcional.

      Mas ainda assim o negócio é tão bom que funciona. Acho que o cara não ia ficar bravo se visse a versão tupiniquim da sua teoria...rs

      SDS

      Excluir
  6. Entendi.... ainda pq uma parte da carteira eficiente envolve renda fixa.... o que não é o propósito do blog....



    ABC

    ResponderExcluir