sábado, 12 de maio de 2012

A FRASE DO MÊS

Esta semana conheci informalmente um ótimo profissional do mercado financeiro, muito bem sucedido e sócio de uma corretora. Comentei que gostava do mercado e fiz a conversa fluir, então me contou sua história: disse ter começado no meio a muito tempo, que adorava fazer trades quando era mais novo e que ainda fazia de vez em quando.
Então joguei a isca:
- Trades com ações? Pode me dar umas "dicas"? (os traders adoram pedir dicas...)

Então ele soltou A FRASE DO MÊS:

"Não, não! Os custos operacionais são muito altos! Só faça no mini-indice. Ações eu sempre tive para longo prazo...E quando o cenário está feio como agora na crise da Europa eu me defendo abrindo posições vendidas no mini, pois o mercado pode sacudir pra todo lado que eu ainda fico com os dividendos... Esse é o caminho...!"

...quanto mais eu aprendo, mais eu aprendo...rs

Abrc e bom final de semana chuvoso!

SDS

2 comentários:

  1. Grande Rocky! Blz?

    Primeiramente, o blog está bem legal, bacana mesmo!

    Então, o legal da RV é que com o passar dos anos agente percebe que vai evoluindo e montando estratégias mais robustas e eficiêntes para auferir lucros maiores.

    Meu caso, em 2010, apenas comprava ação "barata" para vender mais "cara"...em 2011 comecei a ver que podia ganhar dinheiro vendendo "cara" e recomprando "barato"...agora em 2011 estou fazendo Hedge das minhas posições. A evolução é contínua...

    Basicamente, meu objetivo para os próximos anos(entre 2 e 5 anos) é parar com esse negócio de ficar fazendo trades com ações e ficar fazendo trades apenas com índice, dólar e commodities. Obviamente que o lucro dessas operações com contratos futuros, serão quase que totalmente revertidas para comprar ações de boas empresas com o objetivo de montar duas carteiras: uma de crescimento e outra de dividendos. E obviamente que essas carteiras serão devidamente Hedgeadas. Enfim, essas minhas ações serão minha "renda fixa". Putz! chamar ações de renda fixa, vão me chamar de louco, rs

    Fato é que depois que o amigo deu uns insights sobre Hedge, isso caiu como uma luva para minhas operações. Além disso, eu que sempre tive a cabeça de Especulador, agora eu perdi o medo de ser Investidor de Longo Prazo, pois se a bolsa cair é só vender o índice, simples assim.

    Mas agora que perdi o medo de investir a Longo Prazo, é de bom tom, saber escolher os ativos que ficarão na minha carteira. E agora, entra uma nova fase aprendizado, tenho que aprender AF, pensei que nunca fosse dizer isso, hehe...

    Mas já que quero aprender isso, comprei logo a bíblia: O Investidor Inteligente, do Graham...e como estava na promoção levar os dois, comprei também Investindo em Small Caps..

    Qualquer dúvida, posso perguntar por aqui?

    Abraços,

    Gaspar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gaspar! Seja muito bem vindo e obrigado.

      Muito bom que esteja gostando. Tenho acompanhado suas operações também e vejo que encontrou uma outra forma de "mixar" o hedge com os trades de ações. Seguramente é a forma mais rápida de crescimento da carteira. Alguns colegas aqui do blog vão gostar do método. Convido-o a abrir um post falando sobre ele.

      Seus comentários também serão muito úteis no blog. Eu também considero a carteira de LP bem hedgeada como uma Renda Fixa, mesmo que nos chamem de loucos...rs

      Sobre a AF eu também estou aprendendo muito ainda, os livros que citou são os melhores neste assunto. Pode perguntar a vontade, se não soubermos a resposta vamos buscá-la...

      Como o amigo disse: evoluindo sempre!

      Abraço,

      Excluir