quinta-feira, 12 de julho de 2012

"HEDGER" x "HOLDER"

Um colega editou essa imagem para um comentário em outro site, achei genial a idéia pois explica muito bem os sentimentos diferentes após um período de queda acentuada.






Outra semelhante:

GRÁFICO: EVOLUÇÃO DA CARTEIRA TPQ   x   IBOVESPA (BENCHMARK)  x  ELPL4




Explicando melhor sobre "hedger" x "holder":
No Longo prazo o holder ganha bastante dinheiro, mas com hedge ganha-se muito mais com muito menos estresse.

Segue um trecho do comentário:
"Enquanto apenas investidor ficava fácil seguir os ensinamentos do Bastter e Stormer sobre carteira LP, o problema é fazer isso depois que fomos apresentados aos gráficos e AT...
Como ver um pivozão de baixa no IBOV diario, DJI idem, bem em Março na época de topo, batendo com as simetrias baixistas do Noronha, Europa cada vez pior, e ainda batendo com o ciclo decenial do Stormer e ele gritando no chat: "VAI CAIR! VAI CAIR! É PRA SER URSO AGORA!"...
Duvido que alguém consiga deixar a carteira intocada...rs

Tenho estudado o HEDGE a fundo nos últimos anos buscando mesclar AT com AF e AQ e cheguei no hedge direcional comentado aqui várias vezes. Coloquei em prática nos últimos 30 meses com resultados surreais perto do que tinha como simples holder.

Todos os contatos que fiz nesse período com profissionais do mercado financeiro ou de ensino também diziam que eram técnicas mais voltadas para os grandes fundos.
Mas insisto que a única diferença é a frequência que vamos abrir ou encerrar o hedge de forma bem direcional. Eles se baseiam em fundamentos macroeconômicos (nacionais e mundiais) e sua expectativa futura. Algumas vezes passam um ano inteiro sem mudar a mão, só vão "rolando" os contratos no INDFUT e ganhando spread e dividendos. Então se estivermos travados mesmo que o mercado suba o método vai render algo em torno de 20% ao ano.

Como nosso volume financeiro é muitas vezes menor que o dos tubarões conseguimos ficar direcional nessa proteção através de um bom setup para o IBOV (é necessário escolher um prazo operacional adequado para o nosso perfil). Assim quando houver expectativa de alta vamos encerrar a venda e deixar a carteira crescer livremente. E com o rebalanceamento, utilizando a grana que entrou com o indice para compra mais ações, os ganhos são potencialziados quando a carteira voltar a subir.


Outro dia um colega perguntou se não seria apenas trades com o indice. Esse pode ser um ponto de vista também mas somente se estiver pensando nas vendas do indice, ao analisar juntamente com o rebalanceamento e arbitragem prefiro chamar de TRADES COM A CARTEIRA INTEIRA.

Como a liquidez também é enorme vou mais além: dessa forma podemos treidar PATRIMÕNIO com muita segurança. Nos protegendo nas quedas é como se anulássemos o risco sistêmico (de mercado) e o RISCO/RETORNO são fantásticos.
* Markowitz e seus seguidores puristas devem dar um pulo quando falo isso...rs

Para encerrar vou apenas repetir a frase de outro post: "imaginem todo o conhecimento, experiência e inteligência do Stormer, Bastter, Luerdes, Leandro, e outros quando entenderem o que é, e perceberem a maravilha que é o hedge direcional com rebalanceamento."   "

SDS

8 comentários:

  1. hehehe!!! Gostou da imagem?!

    Putz! O que foi aquilo naquele post? Nunca vi um sujeito tão burro, arrogante, troll, imbecil. Não entende o que lê e fica pondo palavras onde não existem.

    Ainda foi um canalha falando em picaretagem.
    Coitado! Ontem tomei 3 stops no DT do mini (meu máximo) e dei shutdown, então como tinha tempo sobrando resolvi pentelhar o sujeito mas acabou que cutuquei demais a besta-fera e sobrou pra todo mundo...
    Devo desculpas ao Rocky, Robswes, Vilhena, gaspar e Chico. Foi mal!...

    Argumentos fracos que foram derrubados um a um, só restou procurar picuinhas no texto dos outros. É burro, mas tão burro que não entende a questão do gap de alta no indice, que ao abrir o mercado a vista um vai buiscar o outro.
    Ainda sobre isso quis exagerar no exemplo pra ficar didático, mas é burro, tão burro que não percebeu a hipérbole e ficou martelando sobre perder tudo a cada dois anos que ainda ganha do holder.
    Pior que fazendo as contas isso é verdade!
    50% contra 15%, com rebalanceamento patrimonial um vez por ano, noves fora, pimba! Bate mesmo... kkkk
    Mas deixa pra lá, não vou mais mexer com o idiotão.

    Abs e descilpem mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela imagem, descuplas aceitas, mas o pior troll foi você... é só deixar rolar, não precisa convencer ninguém, só precisa ganhar seu dinheiro...

      Para refletir:

      "A melhor maneira de responder a um mau argumento é deixá-lo continuar." (Sydney Smith)

      "O objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a vitória, mas o progresso." (Joseph Joubert)

      "Quando você não tiver bases para uma argumentação, abuse das acusações." (Cícero)

      "Argumentação é uma troca de conhecimentos; discussão é uma troca de ignorâncias." (Robert Quillan)

      "Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador." (Paul Valéry)

      "Os mais falsos argumentos podem mostrar um ódio correto." (Karl Kraus)

      SDS

      Excluir
  2. Após tanta troca de farpas entre dois trolls no outro site, talvez com recorde de comentários no Forum Iniciantes, os acessos diários deste blog aumentaram bastante.
    Então pra quem está chegando agora para buscar informações, como ficaram algumas ponderações no vazio, achei bom tirar algumas dúvidas que possam ter ficado dos últimos comentários de lá.

    Não sei como alguém que escreve tão bem sobre um método consegue ler e não entender direito os textos que lê. Talvez por ter sido provocado e chegar com bastante PRÉ-conceitos, ou ainda com duas pedras na mão para agredir o método.

    Seguem alguns comentários sobre as bravatas ditas por lá:

    HEDGE OU TRADES COM A CARTEIRA INTEIRA?
    O troll pegou esta pergunta no meu artigo e afirma que estou com dúvidas, buscando ajuda, que não sei a diferença entre patrimônio e capital alocado à risco, etc...
    A idéia da frase é que, com base nos conceitos explicados no artigo e em mais detalhes no blog, ao ficarmos no HEDGE DIRECIONAL, ora protegidos, ora não, é COMO SE estivéssemos fazendo trades com a carteira inteira.


    BOVA11:
    O troll disse que um holder não comopra ETF por causa dos lixos que vem junto com bons papéis. Realmente, mas para quem faz o hedge direcional funciona muito bem para aumentar posições enquanto não tivermos os bons ativos previamente selecionados dando ponto gráfico de entrada.
    Quanto mais posicionado estivermos, maior será o retorno. Se cair temos o hedge pra travar a queda.
    ...

    ResponderExcluir
  3. RISCO:
    Nunca foi dito que não há risco, mas sim que o risco é MENOR que o buy-and-hold, que o risco é MAIOR que os trades.
    A confusão do troll foi com a frase:
    "É como se eliminássemos o risco sistêmico (de mercado)". Explicando: quando estamos direcionais o risco é O MESMO do buy and hold, MAS quando estamos com hegde aberto o risco sistêmico (de mercado) fica anulado e continuamos com o RISCO INDIVIDUAL dos ativos.


    METADE DOS STOPS SÃO NO 0 X 0:
    O troll tem tanto medo de dormir vendido no indice que não consegue entender a relação entre ele e o mercado.
    Se estivermos protegidos (vendidos no mini) e ele abrir com um ultra gap de alta, naquele momento estaremos prdendo bastante grana. Mas quando o mercado à vista abrir tudo se ajusta e o spread entre INDICE/IBOV volta ao normal do dia anterior. Ou a carteira vai subir ou o indice vai cair.
    Pra entender melhor isso uma forma bastante didática de perceber que os stops são no 0x0 é montar uma planilha com link DDE e simular uma carteira comprado em 200 BOVA11 e vendido em 1 mini indice. Vocês vão perceber que o mercado pode chacoalhar pra qualquer lado que seu financeiro total é sempre o mesmo. É isso! Simples assim.

    Mas só METADE DOS STOPS SÃO NO 0 X 0: a outra metade não! Quando resolvemos encerrar o hedge por ACHAR (setups) que o mercado vai subir mas ele acaba caindo é ÓBVIO que a carteira vai cair, vai cair igual o buy-and-hold cairia naquele momento.


    NOMENCLATURA:
    AFINAL, É HEDGE OU NÃO???
    Dêem o nome que quiserem.
    Outro dia um colega perguntou se não seria apenas trades com o indice.

    "Esse pode ser um ponto de vista também mas somente se estiver pensando nas vendas do indice, ao analisar juntamente com o rebalanceamento e arbitragem prefiro chamar de TRADES COM A CARTEIRA INTEIRA.
    Como a liquidez também é enorme vou mais além: dessa forma podemos treidar PATRIMÕNIO com muita segurança."
    ...

    ResponderExcluir
  4. RENTABILIDADE:
    Realmente eu acho que o hedge direcional quebra vários paradigmas do HOLDER. É possível ter rentabilidade de trader disciplinadíssimo em ano direcionalíssimo com uma carteira grande, gorda, voltada para o longo prazo e acumulação.
    Lembrando: nós queremos acompanhar de perto o IBOV quando ele está subindo e anular as quedas quando o IBOV estiver caindo. Agregando no processo ARBITRAGEM e REBALANCEMAENTO a alta será potencializada e vamos conseguir bater o mercado sempre. Utilizando o sistema completo: AF + AQ + AT + rebalanceamento + arbitragem´+ hedge direcional é BASTANTE FACTÍVEL fazer crescimento médio da carteira de 50% ao ano! SEM ALAVANCAGEM!


    NÃO É FÁCIL!
    O sistema é complexo, é necessário disciplina e um bom setup para o ibov. Mas mesmo que fizermos muita besteira, ainda é melhor que um simples buy-and-hold.


    ACUSAÇÕES LEVIANAS:
    Esse é o método que desenvolvi adaptando técnicas dos grandes fundos e incorporando a análise gráfica. É o que foi melhor PRA MIM.
    O conhecimento divulgado no blog é fruto de 12 anos de mercado ganhando, perdendo, apanhando, recuperando, treidando, acumulando muitas experiências, realizações e patrimônio.
    O mercado foi muito bom pra mim e sinto a obrigação de divulgar de forma GRATUITA.

    Pra quem quer saber mais acho que o caminho é: estudar, entender o que é, testar, retestar, estudar, aprimorar, retestar e começar devagar e aumentando posições gradualmente.


    Para encerrar vou apenas repetir a frase de outros posts: "imaginem todo o conhecimento, experiência e inteligência do Stormer, Bastter, Luerdes, Leandro, e outros quando entenderem o que é, e perceberem a maravilha que é o hedge direcional com rebalanceamento."


    Os colegas podem encontrar mais detalhes nas postagens e comentários do blog.

    SDS

    ResponderExcluir
  5. Putz .... dá bola para esses caras não Rocky. Seu trabalho é excelente. Até agora dentro de um ano estudando o mercado, vc é um dos poucos caras sérios que encontrei.Parabéns pelo o grande trabalho que vem fazendo com a construção do blog.

    ABC

    ResponderExcluir
  6. Rocky, estou na dúvida sobre a aplicação dessa técnica de hedge direcional com índice. Tem algum lugar no site em que vc explica a técnica? Vc poderia explicar melhor essa operação na prática? Há como aplicar essa técnica com ETFs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian. Assim de forma geral são vários conceitos envolvidos no método e para responder sua pergunta teria que replicar aqui todos os posts do blog. Dê uma olhada neles e pergunte novamente de forma mais específica em cada post se for o caso. Obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir