domingo, 1 de julho de 2012

BALANÇO SEMESTRAL

Com este post encerro a participação no semestre com 45% de rentabilidade na carteira TPQ e 15.000 acessos no blog. Será que vai ser igual a jogo de futebol quando acaba o primeiro tempo com placar bem a favor ?
Tipo a Espanha hoje na final da Eurocopa: 2 x 0 vira = 4 x 0 termina?...
ou... ...15.000 vira = 30.000 termina?
ou ainda... 45% vira = 90% termina?...rs...tomara!

Agradeço a todos pelos acessos e comentários, mas também cobro de vocês uma maior participação e troca de idéias. O intuito do blog é divulgar o conhecimento!
E qualquer um pode ser co-autor, mesmo que tenha opinião contrária a minha, basta me enviar um e-mail que libero seus acessos.
Tomem como exemplo os comentários do colega Diferias no post BOVA11 x MINI INDICE que chegou a um método muito interessante de hedge não direcional com rentabilidades muito boas e risco muito baixo.
Recebí vários contatos por e-mail de colegas com ótimos setups para o hedge direcional  com cruzamentos de médias no 60´, 120´, Diario e Semanal, vários deles testados e com resultados vencedores e em média nos últimos anos melhores que o meu envelope63. Não posso publicar aqui porque não são meus, nem os testei, mas quando convido o pessoal pra divulgar eles simplesmente desaparecem... alguns dias atrás twitei sobre isso:
"- será que têm medo de perderem liquidez?...
... mas pelos 60´ existe liquidez para proteger de forma direcional uma carteira de R$15-20 milhões! E pelo Diario de quase R$100 milhões! Então acho que é ciúmes do setup mesmo!... Devem pensar assim: "eu que criei, não ensino pra ninguém!"...rsrsrs..."
Estou precisando testar umas modificações no meu setup e também twitei sobre isso nos últimos dias perguntando se alguém queria ajudar... sei de pelo menos 7 seguidores que entram e saem no mesmo ponto que eu mas NENHUM se manifestou...
Paciência...!
Vou continuar abrindo novos posts e divulgando as alterações na carteira TPQ, e também twitando as entradas ao vivo até o último dia de 2012. Mas depois espero encerrar este projeto e aparecer por aqui esporadicamente, talvez a cada final de semestre só pra atualizar a evolução da carteira e a página dos Betas dos ativos. Mesmo porque logo não deve sobrar muita coisa a ser dita sobre o método, por isso acho importante uma troca maior de idéias e experiências com os colegas.
Aproveitando o post de fechamento semestral vou dar uma resumida no método e usar o gancho para iniciar uma série de postagens mais específicas sobre cada item:

Considero que o sucesso do método se deve (por ordem de importância):
- seleção de bons ativos pela AF
- determinar a quantidade deles em carteira pela AQ
- encontrar bons pontos de entrada nos ativos pela AT
- rebalanceamento periódico (aquele do dia a dia feito com o $ que entrou com o hedge)
- escolha do Beta da carteira para o médio prazo conforme AT (utilizo o ciclo decenial)
- setup para o hedge direcional

* evidentemente que caso o início seja com BOVA11 x mini não teria como diversificar muito, então AF e AQ estariam fora da lista neste período inicial com menos grana.

Obrigado a todos mais uma vez.

SDS

18 comentários:

  1. Olá Rocky, parabéns pelo trabalho e pelo blog.

    Tenho uma dúvida conceitual e gostaria de ver sua opinião a respeito.

    Vc. tem chamado a sua operação com o índice de HEDGE, mas tenho a impressão de que o HEDGE de verdade só ocorre sem o índice direcional, como fazem os grandes fundos. M

    Me parece que vc. parte da premissa (equivocada) de que sempre vai lucrar com o mercado subindo, com a sua carteira, mas e se estiver vendido no índice?

    Quando vc. vende o índice, está fazendo uma aposta de queda. Se o mercado cai mesmo, vc. não está protegendo a sua carteira, que vai sendo deteriorada. Vc está simplesmente ganhando dinheiro com a venda do índice, com o acerto da sua aposta, apesar da deterioção da sua carteira. Quando o mercado sobe, sua carteira vai subindo junto, mas vc. está deixando de auferir a rentabilidade máxima que tal situação proporcionaria, porque está perdendo no índice.

    Será que isso não é simplesmente treidar com o índice???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. E obrigado pelos comentários!

      Prefiro continuar chamando de HEDGE. Pois o método é bastante parecido com a forma que os grandes fundos fazem, a diferença básica é a frequência que vou abrir ou encerrar o hedge de forma bem direcional. Eles se baseiam em fundamentos macroeconômicos (nacionais e mundiais) e sua expectativa futura. Algumas vezes passam um ano inteiro sem mudar a mão, só vão "rolando" os contratos no INDFUT e ganhando spread e dividendos.
      Então se estivermos travados mesmo que o mercado suba o método vai render algo em torno de 20% ao ano, então não há equívoco algum.

      Como nosso volume financeiro é muitas vezes menor que o dos tubarões conseguimos ficar direcional nessa proteção através de um bom setup para o IBOV (é necessário escolher um prazo operacional adequado para o nosso perfil). Assim quando houver expectativa de alta vamos encerrar a venda e deixar a carteira crescer livremente.
      Nos protegendo nas quedas é como se anulássemos o risco sistêmico (de mercado).

      Sobre ser apenas trades com o indice, esse pode ser um ponto de vista tembém. Mas somente se você estiver pensando nas vendas do indice, ao analisar juntamente com o rebalanceamento e arbitragem prefiro chamar de TRADES COM A CARTEIRA INTEIRA.

      Caso não tenha olhado em detalhes recomendo os posts: REBALANCEAMENTO, NA PRÁTICA, PRATICA1, BOVA 11 X MINI INDICE

      E vamos nos falando novamente, obrigado pela participação.

      SDS

      Excluir
  2. rocky_r

    Parabéns pela rentabilidade, cada post seu fico ainda mais se fã, e vejo que tenho muito que aprender

    Ser holder é mais complexo e menos estressante do que ser trader; montei uma carteira de ações defensiva em relação ao índice e preciso sanar algumas dúvidas.

    - ajustei a venda de contratos pelo financeiro de maneira BRUTA e notei que mesmo o índice caindo minha carteira ficou lateral ou com leve alta,

    - o que me deixa preocupado é SE alguma das ações que compõe a carteira cair, não terei como travar a queda e NÃO mensurei um estope, minha intenção é acumular o máximo de ações para potencializar os proventos . . .

    Em contrapartida, o caixa será reforçado com ajustes quando o IBOV estiver em TB.

    Como vc procede nesses casos para TRAVAR a queda de carteiras defensivas ?. E o que vc acha da ideia de aportes mensais fixos, para acumulação de dividendos?

    Estou lendo INVESTINDO em Small Caps e estou pensando na ideia propagada pelo bastter de não travar a queda e ir entrando aos poucos sem se importar com as cotações e visando somente o balanço, o que acha da ideia, pois penso em travar a queda somente da carteira de dividendos

    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de te parabenizar pela atuação no semestre Rocky. Mandou muito bem! Robson, venho lendo seus posts há algum tempo agora, gosto muito do seu estilo. Meu início sério em investimentos com certeza terá forte influência de vocês dois.

      Vou dar minha opinião sobre a sua dúvida, robwes:

      No início, quando vi que a carteira do Rocky tinha uns 25 papéis, pensei: "caramba, pra que tanto ativo?! Por que não focar nos 'melhores?'" Mas aí quando comecei a montar minha carteira me deparei com o mesmo medo: que um papel fosse caindo separadamente do IBOV. E sem stop, vai saber como vamos ficar. Só depois desse "medo" que realmente entendi o por quê da diversificação. Vou citar o Rocky falando sobre o assunto em uma troca de emails: "Quanto maior a diversificação, menor o risco individual dos ativos, consequentemente é menor o risco da carteira. Ficamos menos expostos ao risco individual das empresas, restando nos proteger do risco sistêmico (mercado). Mas para isso temos o hedge." Também acho importante diversificarmos entre setores, como diz o Stormer. Com uma grande diversificação podemos ficar mais tranquilos, protegidos; se 1 empresa de 20 cair 50%, perderemos apenas 2,5% do capital.

      Resumindo, é aquela velha história, diversificação dilui o risco, mas também dilui os lucros (to what extent?). Na minha opinião temos sim que diversificar, mas existe um ponto em que começamos a escolher empresas medíocres só para preencher uma linha vazia na planilha. Aí deixamos de ser ótimos. Não sei aonde está este ponto, essa linha que torna a diversificação menos eficiente. É o que todos nós gostaríamos de saber =)

      No momento estou montando minha carteira. Tenho 20 ativos anotados, mas ainda não sei se o negócio é riscar alguns ou sair para procurar outros (minha carteira será um "meio a meio" de dividendos e crescimento (small caps)).

      O que acham?

      Abraços!

      Excluir
    2. Oi Robson! Deixe esse negócio de fã para as celebridades...rs

      Fico contente que tenha implementado o método e que esteja gostando. Realmente o holder tem menos stress. Mas um trader que está virando holder tem stress dobrado!

      Se tenho carteira defensiva e espero queda para o mercado vou calcular o número de contratos de forma BRUTA como você disse, sem ajuste pelo Beta e ganhar na arbitragem.

      Esqueça esse negócio de stop no ativo, ou melhor, o stop é fundamentalista, quando ele deixar de ser interessante vamos retirá-lo de nossa carteira. Eu até mesmo tirei as ações do meu Profit e só deixo o link DDE pelo XP PRO pra poder calcular com maior precisão as quantidades de contratos para o hedge. Só mantenho os ativos em um desktop de casa onde faço as análises aos sábados, garimpando novas oportunidades.

      Pode acontecer do ativo se descolar do IBOV e cair além do esperado pelo seu BEta, mas a tendência é que volte ao normal em alguns dias. Ou ele vai parar de cair e o ibov vai alcançá-lo ou na próxima pernada de alta do mercado ele vai subir mais que o ibov e se recuperar.
      Para evitar stress nessas situações recomendo diversificar um pouco mais sua carteira, em pelo menos 10 ativos e que também representem os principais setores da economia. Uma vez escolhidos estabeleça as quantidades e aguarde seu sinal gráfico. E enquanto não tem entrada neles vá utilizando o BOVA11, dessa forma estará sempre all-in e "exposto" aos bons momentos de alta.

      É essencial rebalancear a grana do hedge e dividendos comprando mais ações. Assim quando a carteira voltar a subir o ganho será potencializado. Utilizar aportes mensais pra fazer esse rebalanceamento ou ainda aumentar as posições trazendo mais recursos de fora é uma boa técnica.
      Eu prefiro fazer esses aportes ou rebalanceamentos ao mesmo tempo em que o setup indicar compra mandando encerrar o hedge, conforme já conversamos antes ( acho que foi no post PRATICA1). Caso seja aporte de fora marco um dia do mês e a partir dele aguardo o setup dar entrada.

      Excelente livro do Luerdes e a palestra na L&S também.
      Mas eu incluo todos os ativos na carteira LP e no hedge, até mesmo as smallcaps. Naquelas realocações menos frequentes, 2 a 3 x ao ano podemos decidir dar um peso maior nelas quando a expectativa for de alta, mas e se estivermos errados nessa expectativa? Perderíamos bastante com as quedas, então acho fundamental incluir toda a carteira ho hedge.

      Sobre o ótimo debate no seu post da L&S, o CalRocha está muito coerente quando fala sobre BH mas está equivocado quando falou sobre hedge, e o Gaspar está muito coerente quando rebateu dizendo o que pensa do hedge. Porisso nem entrei na conversa.
      É difícil para as pessoas aceitarem novas idéias.

      Para complementar vou apenas repetir a frase de outro post do blog: imagine todo o conhecimento, experiência e inteligência do Stormer (e Bastter, Luerdes, Leandro, e outros) quando perceberem a maravilha que é o hedge com rebalanceamento.

      Obrigado por mais uma participação e quando tiver mais dúvidas estou à disposição. Abraço.

      SDS

      Excluir
    3. Oi Henrique! Respondemos quase ao mesmo tempo então só ví agora. Obrigado pelos comentários.

      Vocês vão ver que ao longo do tempo as oportunidades vão surgindo na nossa cara. No momento por exemplo estou buscando uma participação maior em saneamento, já tenho CSMG e SBSP e estava vendo qual seria melhor aumentar posição. E um colega me falou outro dia sobre SAPR4, com bons fundamentos e quase rompeu TH hoje após longa congestão no gráfico Diario (olhem também as BB no semanal). Ou seja, vou aguardar esse rompimento e será mais um bom ativo em carteira.

      Digo isso pois com o passar dos anos talvez tenhamos cada vez mais ativos e não devemos nos preocupar com isso.

      Sobre a quantidade ótima de cada ativo, coma melhor relação risco/retorno realmente é difícil saber. Os melhores estudos que encontrei sobre isso são aqueles do Markowitz, trazidos para a prática com o otimizador de carteiras.

      E caso vá montando gradualmente pela AT, aguardando o gráfico de cada ativo dar entrada seria melhor completar o saldo com BOVA11 pra diluir aqueles descolamentos, como já dito no comentário anterior.

      Obrigado pela participação. Abraço.

      SDS

      Excluir
    4. Amigo rocky parabéns pela rentabilidade e pelo conteúdo do blog!
      Estaremos acompanhando sempre e tentando melhorar sempre.
      Gosto muito do seu sistema porém como não tenho muito tempo livre, busco um modelo semi-automático para grafico semanal. Se tiver alguma sugestão...
      Enquanto isso vou estudando aquele modelo que comentei no outro post.
      Abçs...

      Excluir
    5. Blz Diferias! É isso aí. Evoluindo sempre!

      Não vou poder te ajudar com o gráfico semanal, faz tempo que não o utilizo então estou bem destreinado nele.
      Mas sei que os stops do hedge serão bem caros e os ajustes vão tomar uma boa parte da carteira. Então além de ter de deixar disponível uma parte maior da carteira em financeiro disponivel não sei se nosso psicológico aguentaria, mesmo sabendo que esses stops são no 0x0 pois a carteira também terá subido.

      Com o gráfico Diario naquele setup das BBs a rentabilidade estaria até melhor que o envelope dos 60´. Você não conseguirira acompanhar a última 1/2 hora de pregão todos os dias? E dependendo da corretora você pode automatizar um sistema utilizando seu assessor no Diario ou mesmo pelos 60´.

      Pelo menos em parte do ano quando esperamos o mercado bem direcional para baixo, e nos outros períodos poderia utilizar o sistema não direcional que está estudando.

      Vamos nos falando.

      Abraço.

      Excluir
    6. Olah Rock ! Comecei a acompanhar tei blog recentemente e estou muito interessado na forma como vc atua no mercado. Pretendo ir estudando devagar pra ir montando uma carteira inicial com uns 10 ativos num primero momento e começar o Hedge direcional.

      Posso te ajudar nos testes do teu sistema de hedge. Atualmente estou iniciando no Amibroker, jah usei WhealthLab e Ninjatrader para testes automatizados.

      Se precisar é soh entrar em contato.

      []s
      Overdrive

      Excluir
    7. Olá Overdrive! Seja muito bem vindo!

      Seus conhecimentos serão muito úteis no blog.
      Vou te procurar sim, abraço.

      SDS

      Excluir
  3. Olá Rocky!!!!Primeiramente gostaria de parabenizar a excelente Iniciativa.
    Achei muito interessante o método e estou pretendendo iniciar ainda este mês, porém o faria com BOVA11 para entender o operacional.
    Uma duvida: Quando eu realizado o hedge não direcional quer dizer que eu compro o papel e ja vendo mini indice e assim que o Mini estiver gerando um valor financeiro eu encerro a operação e compro mais ações. É isso mesmo?Poderia me ajudar com algum exemplo?Ainda não consegui vizualizar aonde ganharia na operação uma vez que teria que esperar uma subida no indice novamente para abrir nova posição.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Azampella! Obrigado pelos comentários.
      No hedge não direcional as operações só seriam encerradas a cada dois meses, no final da validade do contrato para rolagem para o próximo. Neste método o foco nos ganhos é o spread e os dividendos do período.
      Muito utilizado pelos grandes fundos mas não é minha especialidade. Eu prefiro ficar direcional.
      Da forma que você descreveu na pergunta estaríamos no hedge direcional.

      Abraço.

      Excluir
  4. Olá Rocky,
    Sua estratégia trabalha com diversos modelos técnicos, bem diferentes entre eles, mas em conjunto, criam uma ferramenta de investimento muito poderosa.

    Cada uma dessas técnicas - análise fundamentalista, análise técnica, hedge direcional...- enfim, cada um destes conceitos para ser implantado neste modelo de investimento carece de muito tempo de estudo por parte do investidor.

    Sugiro, você como maior estimulador desta metodologia de investimento, ao invés de diminuir suas postagens aqui no blog, abra um fórum, talvez restrito, para discutir e acompanhar o modelo de investimento aqui proposto.

    Tenho notado que diversas pessoas estão adotando esta filosofia, mas carecemos de locais para discutir as particularidades da estratégia. Num fórum adequado e voltado exclusivamente para o assunto aqui proposto, poderíamos discutir sobre cada etapa em específico, que no final se unem num propósito único.

    Na minha opinião, seu blog contém informações riquíssimas, que fazem toda diferença na hora de vencer ou perder no mercado de investimentos. E não possuímos outro local que tenha a mesma proposta, ou são fóruns somente de AT, ou somente de AF, ou tem de tudo um pouco mas sem um sistema norteador de investimentos.

    E na minha opinião, um fórum cria um ambiente melhor de interação entre pessoas do que um blog.

    Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noiahei! Muito interessante o comentário, conversei sobre isso recentemente com Vilhena e Gaspar.

      Minha idéia desde o início era essa mesmo. Divulgar pelo blog e uma vez tendo formado um público interessado, que tenha estudado o assunto, que entrássemos numa nova fase. Com mais discussões no fotmato de um forum mesmo, seria algo entre a L&S e a EugenioInvest.

      Minha sugestão foi montarmos todos alguma coisa juntos pra eu não ficar sobrecarregado. O primeiro obstáculo que encontrei foi que não há formatos muito interessantes disponíveis de forma gratuita. A maioria deixa começar mas após 100-200 postagens já exige banners de propaganda e outros meios de faturarem. Como minha idéia sempre foi divulgar o conhecimento de forma gratuita não dei continuidade no projeto. Patrocínio de corretora então nem a pau! Já pensou se ainda colocam um banner sobre Forex?!...rs

      Caso tenham sugestões vamos nos falando.

      SDS

      Excluir
    2. Fala Rocky!!!

      Concordo com o Noiahei, seu blog contém informações riquíssimas e o melhor lugar para discutirmos seria por aqui mesmo. E também seria legal irmos discutindo cada uma das técnicas utilizadas.

      Eu não entendo nada de blog, mas também me disponho a ajudar de alguma forma, moderando, organizando, dando idéias, sei lá...

      Abraços,

      Gaspar

      Excluir
  5. Concordo contigo Rocky, organizar sozinho seria muito difícil.

    Mas se um dia evoluir esta idéia, eu me disponho a ajudar, em forma de moderação ou até financeiro. Na parte de TI sou bem fraco de conhecimento, mas sempre tem alguém que possa ajudar.

    Depois de elaborado um fórum, acredito que seja bem tranquilo de manter organizado.

    Mas seria necessário que mais pessoas tivessem o mesmo interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rocky,

      Você já calculou o quanto deste percentual de lucro vem dos trades com o hedge, quanto vem de proventos, crescimento nominal...

      Acho que o grande diferencial do seu modelo é a parte de traidar... E se você fizesse para defender e para atacar??? rsrsrs acho que aumentaria sua rentabilidade... Abraço

      Excluir
    2. Olá,
      O grande diferencial é uma carteira LP bem montada que não cai, por causa do hedge ela só sobe.
      De nada adianta um hedge bem feito com o indice se a carteira não tem potencial pra subir. Então fica difícil quantificar quanto veio do que...

      Sobre alavancagem a reposta é muito simples: trata-se de patrimônio e não de capital alocado a risco.
      Faço trades sim, mas somente sobre um capital de giro, suficiente para tirar um salário como trader.

      Abraço.

      Excluir